Topo

Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

Página incialGestão de Ativos Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnol...

Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

Uma das atribuições da gestão de TI é saber a hora certa de trocar o parque tecnológico da empresa, com base no conhecimento técnico e de mercado quanto às inovações disponíveis no que diz respeito a equipamentos e softwares.

Existem diversos problemas decorrentes da falta de performance do parque tecnológico, ocasionando lentidão de processos, baixa segurança da informação, improdutividade operacional, entre outros.

Pensando em tudo isso, elaboramos um conteúdo com os principais benefícios de atualizar as tecnologias utilizadas no ambiente corporativo. Confira!

Como saber a hora certa de trocar o parque tecnológico?

O primeiro passo é conhecer os indícios que devem ser observados pelos profissionais na gestão de TI, para identificar problemas no parque tecnológico e a necessidade de substituir as tecnologias por opções mais atualizadas. Veja a seguir!

Queda de produtividade

O primeiro sinal de que algo não vai bem no funcionamento da empresa é quando há uma queda na produtividade da equipe sem motivos aparentes. Algumas situações podem ocasionar esse problema temporariamente, como implementação de novos processos e a contratação de novos colaboradores, por exemplo.

Leia também: Como as tecnologias de informação e comunicação aumentam a produtividade no varejo?

Se o problema persistir, outros elementos, como o parque tecnológico, devem ser analisados. Com o investimento em novas tecnologias, a produtividade no trabalho pode voltar ao normal ou até superar as expectativas dos gestores.

Aumento dos custos de manutenção

Quando os equipamentos de TI começam a exigir manutenção em excesso, afetando a equipe e aumentando os custos de manutenção, a solução mais assertiva é substituí-los. A insistência em tecnologias ultrapassadas só aumentará os gastos para a empresa, além de prejudicar a produtividade.

Erros de operação

Processos operacionais eficientes são essenciais para garantir a excelência no atendimento ao cliente, sendo que problemas recorrentes podem ser motivados por desatualização tecnológica e não por erros humanos.

O gestor de TI deve observar a recorrência desse problema, que geralmente é um indício de que chegou a hora de atualizar o parque tecnológico da empresa.

Interrupção dos trabalhos

Um sistema inadequado, com ativos de rede desatualizados e velhos, causa a interrupção dos trabalhos com certa frequência. Entre os problemas que mais costumam afetar as empresas, destacamos a impossibilidade de acessar os servidores e a queda da internet.

A recorrência dessas situações exige a troca do parque tecnológico, pois a insistência no uso de equipamentos e softwares desatualizados provocará a queda da produtividade, problemas na prestação do serviço ao cliente final e a falta de segurança da informação, sendo responsabilidade da gestão de TI não permitir que isso ocorra.

Quais os benefícios da gestão de TI com um parque tecnológico atualizado?

Quando a empresa está comprometida com a troca do parque tecnológico de maneira adequada, logo que os indícios de ineficiência surgem, ela obtém uma série de vantagens, como:

  • Integração de processos: a tecnologia permite mapear e integrar os processos da empresa, melhorando a fluidez das solicitações e melhorando a performance do negócio;
  • Menos imprevistos: com a segurança de um parque tecnológico funcional e que atenda às demandas da empresa, são registrados menos imprevistos na operação, como queda de servidores, problemas de conexão à internet, ineficiência de banda e outros;
  • Otimização do tempo: a melhor estrutura garante que haja um melhor funcionamento dos equipamentos e processos, o que otimiza o tempo da equipe e do atendimento às demandas;
  • Melhor desempenho: com as tecnologias adequadas, a equipe consegue alcançar um melhor desempenho no desenvolvimento das atividades, podendo beneficiar-se da automação, integração e outras vantagens da tecnologia.

ABX Telecom possui soluções exclusivas no fornecimento dos ativos de rede necessários para estruturação adequada e moderna de um parque tecnológico, assim como processos de testes, implementação de soluções, integrações e outros serviços que melhoram a gestão de TI da empresa e otimizam os resultados possíveis com o uso adequado das tecnologias disponíveis.

Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas no assunto!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL