Topo

Qual o melhor momento para trocar os servidores da sua empresa?

Página incialServidores Qual o melhor momento para trocar os servidores da sua empresa?

Qual o melhor momento para trocar os servidores da sua empresa?

Atualmente, a operacionalidade e desempenho da empresa dependem diretamente da performance dos servidores, sendo que esse aspecto deve ser avaliado periodicamente pela equipe de TI para determinar o melhor momento para troca.

Os servidores são responsáveis por todo o armazenamento de informações, bancos de dados e operações online da empresa, sendo imprescindíveis para um funcionamento correto do negócio.

Devido essa importância, esse equipamento precisa atender às demandas o que pode exigir a troca dele. Saiba mais a seguir!

O que avaliar no momento da troca de servidores?

Diferentes motivos podem ocasionar a necessidade de uma atualização do servidor, sendo importante avaliá-los corretamente para não ser deixado na mão. Confira algumas das situações nas quais a troca é necessária!

Vida útil do equipamento de TI

Os servidores devem funcionar todos os dias do ano, 24 horas por dia, o que causa bastante desgaste aos equipamentos. Além disso, há uma vida útil do recurso que não poderá ser extrapolada sob risco de falha do servidor e perda total.

Em geral, a vida útil dos servidores é de 3 anos, entretanto, pode chegar a 5 anos com os cuidados apropriados e reposição de peças do fabricante. Ainda assim, um equipamento com mais idade demandará mais tempo para conserto e um desempenho menor.

Leia também: Como tornar a gestão de ativos de rede e TI mais eficiente?

Em média, os cuidados apropriados contribuem para elevar a vida útil do servidor. Por sua vez, o armazenamento em um local mal refrigerado, com circulação de pessoas e com acúmulo de poeira, pode reduzir em 50% a vida útil do aparelho.

Crescimento da empresa

Outro aspecto a ser analisado refere-se ao crescimento da empresa. Caso haja uma elevação considerável no número de funcionários ou uma demanda muito superior quanto ao desempenho dos servidores, é importante considerar a troca.

Conforme haja de um sistema de informação mais completo e centralizado, como um ERP, um servidor pensado apenas para suportar troca de arquivos e gerenciamento dos usuários deixará de ser suficiente, exigindo a troca.

Limite do sistema computacional atingido

Mesmo se o servidor estiver com todos os outros critérios adequados, o limite do sistema computacional é um problema e pode demandar a substituição do aparelho. Diversos componentes podem influenciar essa exaustão do servidor, como:

  • limite de processamento devido à quantidade de aplicações simultâneas;
  • quando o sistema operacional ou aplicações congestionam a memória RAM sobrecarregando o aparelho e reduzindo o desempenho dele;
  • o espaço para armazenamento de arquivos está esgotado, inviabilizando novas inserções.

Nesses casos, pode-se optar por um upgrade dos componentes, caso haja viabilidade ou substituição completa dos equipamentos.

Como realizar a troca de servidores da empresa?

Ao definir que se trata do melhor momento para a troca dos servidores da empresa, é preciso avaliar diversos aspectos para contratar um parceiro de qualidade. Além da procedência do equipamento em si, a prestação de serviço e atendimento são essenciais.

ABX Telecom atua em projetos, implementações, suporte técnico com central de atendimento 24 horas, consultoria, venda e outsourcing de equipamentos. Além disso, a empresa possui um laboratório de teste e integração de diversas tecnologias e soluções para os mais diversos segmentos de mercado.

Dessa forma, além de garantir equipamentos das melhores marcas do mercado, a empresa tem garantia quanto ao suporte oferecido e à segurança do processo de implementação.

Para saber mais, acesse nosso site e fale com um dos nossos especialistas!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL