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Outsourcing de TI: quando sua empresa deve optar por essa estratégia?

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Outsourcing de TI: quando sua empresa deve optar por essa estratégia?

De acordo com o Gartner, o outsourcing de TI trata-se de utilizar prestadores externos com o objetivo de entregar serviços de TI de qualidade. Dessa forma, consiste na terceirização de serviços ou processos estratégicos para uma empresa especializada.

Em geral, o outsourcing é uma opção para tarefas que não integram o core business. Ou seja, a parte central do negócio. Logo, a prática desempenha funções secundárias, como a gestão de ativos, o suporte aos usuários, e a troca e manutenção de equipamentos.

No entanto, o serviço também pode ser uma opção para áreas-chave da empresa, como TI, gestão de sistemas e financeiro, por exemplo. Então, no caso do outsourcing de TI, saiba quando optar pela solução e quais os benefícios da prática.

Quando escolher pelo outsourcing de TI?

Como vimos, há vários setores dentro da sua organização que podem se utilizar dos serviços de outsourcing. Mas como saber quando usá-los? Existem diversos indícios dentro do negócio que demonstram que as áreas de TI e segurança da informação não estão apresentando o desempenho necessário.

Por isso, esses setores precisam ser revistos e podem aproveitar os benefícios da solução. A seguir, confira três sinais de que a sua empresa precisa do outsourcing:

1. Alta demanda de inovação

A necessidade de inovação tecnológica e alta capacidade de sistemas pode exigir que a empresa faça grandes investimentos na área de TI. Mesmo que isso não faça parte do core do negócio.

Esse cenário é prejudicial para a empresa. Isso porque há uma demanda recorrente por inovação e investimento, mas a organização direciona o orçamento para áreas operacionais em vez das estratégicas.

Logo, o outsourcing é uma possível saída para conseguir terceirizar serviços e cumprir as demandas da sua empresa.

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2. Excesso de riscos

As empresas podem optar por não realizar o investimento necessário em TI por entender que não faz parte das prioridades. Quando isso acontece, ela fica vulnerável a excessivos riscos operacionais e também relacionados à segurança.

Essa situação pode fazer com que os sistemas caiam com frequência, devido à falta de estrutura, tornando-se mais vulnerável a ataques hackers. Neste cenário, investir em uma solução de outsourcing pode ajudar a resolver os riscos e garantir a segurança da operação.

3. Falta de foco

Quando a empresa atua em um segmento, mas precisa realizar investimentos constantes em áreas não relacionadas ao core business, há um risco de falta de foco. Uma vez que mais profissionais, orçamento e dedicação são direcionados para um setor mais operacional do que estratégico.

Por isso, os serviços de outsourcing de TI podem colaborar para reduzir os custos da operação. Dessa maneira, você terá mais tempo e capacidade para se debruçar na parte principal do seu negócio e que vai trazer retorno financeiro para a sua empresa.

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Quais as vantagens para as empresas?

Pensando nos desafios que as empresas podem enfrentar na área de tecnologia da informação, é fundamental conhecer os benefícios do outsourcing de TI. Entre as vantagens, estão:

  • Eficiência em TI

Quando uma empresa especializada torna-se responsável pela área de TI, fica garantido que o negócio terá profissionais experientes, processos sólidos e equipamento qualificado. Esse conjunto fornece eficiência e escalabilidade à área de TI, entregando melhores resultados à marca.

  • Redução de custos

Os custos são significativamente menores do que os de manutenção, troca e atualização de sistemas e equipamentos na empresa. O que viabiliza melhores resultados com menores investimentos.

  • Soluções e processos atualizados

Uma prestadora de serviços em TI possui estrutura e equipe qualificada para se informar sobre atualizações nos sistemas e processos. O que reduz os riscos de instabilidade e invasão, além de realizar a substituição de sistemas obsoletos quando necessário.

Como escolher o melhor parceiro de TI?

Para que os benefícios possam ser realmente alcançados, é fundamental que a empresa escolha um parceiro de TI qualificado e apto a atender às demandas do negócio.

Neste cenário, o primeiro passo é realizar um diagnóstico dos gargalos de TI e identificar o escopo de trabalho necessário. Por exemplo, é necessário fazer a instalação de sistemas ou ativos de rede, manutenção, atualização e outros.

ABX Telecom tem experiência no suporte à área de TI das empresas e oferece diversas soluções para a área, como ativos de rede, servidores e outros. Além disso, a empresa garante assistência e manutenção, aumentando a eficiência da estratégia.

Com serviços exclusivos para atender às demandas do seu negócio, a ABX Telecom promove o uso dos recursos mais modernos e eficientes para o dia a dia da sua organização. Conheça agora nossas soluções e integrações para evoluir a sua gestão e entre em contato conosco!

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