Topo

Como implementar o BYOD em sua gestão de TI?

Página incialAtivos de Rede Como implementar o BYOD em sua gestão de TI?

Como implementar o BYOD em sua gestão de TI?

A prática de BYOD, conhecida como “traga seu próprio dispositivo”, tem crescido nas empresas com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade dos colaboradores. A sua aplicação, no entanto, eleva os desafios da gestão de TI nas companhias.

Devido aos benefícios do BYOD, 59% das organizações já autorizam o uso de dispositivos pessoais no trabalho, indica pesquisa da Tech Pro Research. Ao mesmo tempo, 78% delas apontam o risco à segurança como o principal receio em relação à prática.

A seguir, veja como implementar o BYOD com mais segurança e auxiliar na gestão de TI da empresa.

Quais cuidados a gestão de TI deve ter ao implementar o BYOD?

Atualmente, como vimos, muitas empresas permitem o uso de dispositivos pessoais pelos colaboradores. Mas não há nenhuma política específica para garantir a segurança da informação na rede corporativa. Esse aspecto apresenta um risco elevado à gestão de TI, que deve preservar a segurança e manter a proteção aos dados do negócio.

Por isso, apenas com uma gestão de TI eficiente, a prática poderá ser adotada sem colocar a segurança da companhia em risco. Conheça agora quais passos são importantes neste processo:

1. Rastreamento dos aparelhos conectados

Um sistema de gerenciamento de dispositivos móveis permite que todos os equipamentos conectados à rede da empresa sejam rastreados. Isso faz com que mesmo os aparelhos usados em BYOD sejam identificados.

Por meio do sistema, é possível rastrear, bloquear e limpar os dados dos aparelhos. O que garante que as informações sigilosas do negócio não fiquem vulneráveis em caso de perda do equipamento ou desligamento da empresa.

A solução também evita que pessoas não autorizadas acessem a rede. Até porque os dispositivos devem ser aprovados previamente.

2. Controle de acesso

Os sistemas de monitoramento também permitem que os acessos a determinados dados necessitem de autorização específica. Com isso, cada colaborador pode acessar só os dados da área em que atua e quando autorizado pela gestão de TI.

Assim, com a criação de usuários e a segmentação de acessos, os dados relevantes serão acessados apenas por pessoas autorizadas. O que aumenta o sigilo e a proteção às informações da empresa.

3. Conteinerização

Um outro passo para implementar o BYOD com segurança na gestão de TI é optar por um sistema de conteinerização. Desta forma, os profissionais só podem acessar às informações utilizando um portal próprio e com as garantias de segurança necessárias.

Assim, ao disponibilizar uma rede privada virtual, é possível melhorar a segurança nas comunicações internas. E sem interferir nas demais tarefas realizadas pelo profissional no dispositivo.

Leia tambémSegurança cibernética: conheça as ameaças mais comuns do momento

4. Sistemas de segurança

Com um sistema para gerenciar dispositivos móveis, a equipe de gestão de TI poderá acessar os dispositivos conectados à rede da empresa. Isso torna possível executar varreduras com o objetivo de identificar vírus e softwares nocivos.

Quando malwares e outras ameaças são identificados, a equipe tem autonomia para colocar o dispositivo em quarentena. Então, impossibilita o acesso do aparelho à rede interna para não colocar a empresa em risco.

Além disso, os próprios colaboradores devem ser instruídos para tomar medidas de segurança. Por exemplo: senhas de acesso aos dispositivos, bloqueio, varreduras, entre outros.

Leia tambémGestão da tecnologia da informação: 6 KPIs importantes para acompanhar

Como garantir uma gestão de TI mais eficiente?

A implementação do BYOD pode ser um desafio. No entanto, uma equipe de gestão de TI preparada e com os instrumentos de segurança adequados garante a integridade e o funcionamento do sistema. Tudo com o objetivo de evitar invasões, vazamentos de dados e outras ocorrências.

Para isso, é importante que a sua companhia conte com ativos de rede atualizados e um Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS). Essas estruturas permitem o melhor desempenho do sistema e também auxiliam nas defesas cibernéticas do seu negócio.

ABX Telecom atua com inteligência e experiência na área de segurança da informação e gestão de TI. Oferecemos soluções para manter os seus ativos de rede em dia e um TPS robusto e inteligente com resposta em tempo real às ameaças digitais.

Evite prejuízos financeiros, operacionais e de reputação às empresas com o sistema de segurança. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

 

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL