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7 dicas para ter maior melhoria de processos de TI

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7 dicas para ter maior melhoria de processos de TI

melhoria de processos em TI é o objetivo de qualquer gestor da área. Mas alcançar essa meta nem sempre é fácil, exigindo um plano estruturado.

Para realizar a melhoria de processos, é indispensável alinhar planejamento e execução. Então, a gestão de TI precisa adotar novas soluções de tecnologia e otimização de processos.

Estratégias para atingir a melhoria de processos de TI

Neste cenário, para tornar os processos de TI mais eficientes e a equipe produtiva, conheça 7 estratégias.

1. Diagnóstico do departamento

Qualquer transformação depende da realização de um diagnóstico inicial. Assim, é possível verificar as necessidades, gargalos e potenciais de uma área. No setor de TI, devem ser avaliadas questões como:

  • Processos realizados e tecnologias empregadas;
  • Funções desempenhadas por cada colaborador;
  • Plataformas tecnológicas usadas;
  • Satisfação do cliente com os atuais processos;
  • Qualidade e atualização do parque tecnológico.

A avaliação de tudo que afeta o trabalho da equipe de TI e os processos indica os pontos que necessitam de atualização e investimentos.

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2. Plano de ação

A etapa de diagnóstico está diretamente relacionada com o desenvolvimento de um plano de ação. Afinal, não adianta saber apenas o que está faltando. É preciso também suprir as necessidades identificadas previamente.

O plano de ação deve propor:

  • As atualizações demandadas para a melhoria de processos;
  • Os prazos e responsáveis pela otimização;
  • Os custos e objetivo das mudanças e atualizações;
  • As métricas de avaliação e eficiência da inovação.

3. Metas individuais e coletivas

Seja com o plano de atualização ou mesmo na rotina do departamento de TI, é fundamental ter metas a serem cumpridas. Dessa forma, cada membro da equipe reconhece as suas responsabilidades e objetivos.

Em um plano de melhoria de processos, é essencial definir metas, realizar feedbacks e ter clareza na avaliação dos profissionais. Tudo isso contribui para que os resultados sejam alcançados e haja uma evolução contínua.

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4. Automação de processos

Atualmente, é improvável que um plano de melhoria de processos e aumento da produtividade não contemple a automação.

Na etapa de diagnóstico, já é possível avaliar quais processos estão defasados e precisam de atualização. O que inclui a substituição de atividades manuais pelas automatizadas e de equipamentos, como o switch de rede.

Essa automação faz com que os colaboradores possam se dedicar às atividades complexas e que exigem inteligência humana. Enquanto isso, as funções mecânicas e repetitivas são realizadas com mais eficiência de modo automatizado.

5. Capacitação da equipe

A melhoria de processos só será alcançada se os colaboradores forem capazes de explorar os benefícios trazidos pela inovação. Dessa maneira, a capacitação deve fazer parte da estratégia.

Ao adotar novas tecnologias e processos, é preciso treinar os profissionais para operar esses sistemas e buscar desenvolvimento contínuo.

6. Parque tecnológico atualizado

Nem os profissionais e nem as novas soluções irão apresentar resultados se o parque tecnológico não for atualizado. Por isso, a gestão de TI precisa dispor de hardwares e softwares modernos, eficientes e adequados aos processos realizados.

Muitas vezes, essa etapa é subestimada na expectativa de aproveitar até o fim as estruturas físicas disponíveis. No entanto, essa insistência pode comprometer os resultados da empresa. Uma vez que inviabiliza o aumento da produtividade dos colaboradores e a melhoria de processos em TI.

7. Parceiros confiáveis

A atualização do parque tecnológico e demais etapas de reestruturação de TI dependem da definição de parceiros confiáveis para o planejamento, execução e manutenção.

ABX Telecom possui soluções voltadas para a melhoria de processos de TI, com o fornecimento de equipamentos e ativos de rede. Sem contar com a implementação, customização e integração de sistemas. O que promove ganhos de desempenho e permite otimizar os resultados.

Com atendimento personalizado de acordo com a sua necessidade, realizamos o diagnóstico do departamento e identificamos os recursos necessários para melhorar os processos. Além disso, aproveitamos os recursos atuais, reduzindo os custos de atualização da estrutura.

Ficou interessado em promover a melhoria de processos na sua empresa? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas no assunto!

 

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