Topo

Wifi corporativo: 5 características fundamentais para uma boa performance

Página incialSegurança da Informação Wifi corporativo: 5 características fundamentais para uma boa perform...

Wifi corporativo: 5 características fundamentais para uma boa performance

A estruturação do wifi corporativo é determinante para uma boa performance da rede com menor risco de perda de dados ou ameaças de segurança à empresa. Além disso, contribui para o aumento da produtividade dos colaboradores durante as atividades.

Afinal, o wifi corporativo é um dos principais meios de acesso à internet, sistemas internos e na nuvem dentro da organização.

Dessa forma, a sua infraestrutura envolve o uso adequado de softwares e hardwares. Assim como, o wifi corporativo precisa ser potente, com alto desempenho e necessita de uma equipe especializada para atender às demandas do negócio.

Saiba mais a seguir!

Como funciona o wifi corporativo de alta performance

Para que os gestores de TI alcancem melhor performance e maior segurança no uso das redes sem fio, identificamos 5 características essenciais. Confira!

1. Adoção de redes WLAN

A solução de WLAN (Wireless Area Network) consiste em uma rede de área local sem fio. Este recurso utiliza ondas de rádio para se conectar com a internet ou outras redes, diferentemente da Ethernet LAN que usa sinais elétricos.

Entre os benefícios da adoção da comunicação WLAN, destacam-se:

  • Maior flexibilidade do modelo;
  • Aumento da disponibilidade de dados e serviços em comparação com outras estruturas.

Dessa forma, uma característica do wifi corporativo deve ser a arquitetura em WLAN devido à personalização do modelo e também suporte a ambientes de alta densidade.

Leia tambémSegurança da informação: por que conscientizar funcionários é importante

2. Controle de acesso

A estrutura em WLAN permite que os gestores de TI desenvolvam um modelo de controle de acesso mais robusto e seguro. Isso minimiza as ameaças internas e externas.

Mas como funciona este controle? O sistema de firewall viabiliza o monitoramento das conexões da rede e pode limitar a largura de banda por sinal SSID ou por uma VLAN. Tudo de acordo com as preferências da equipe de TI responsável. Com isso, é possível:

  • Bloquear tentativas de acesso a domínio desconhecidos;
  • Rastrear requisições de agentes externos;
  • Impedir a conexão de usuários não autorizados à rede corporativa;
  • Restringir o acesso a dados sensíveis;
  • Adotar uma política de BYOD mais efetiva e segura.

As restrições podem ser configuradas diretamente nos dispositivos de acesso, como roteadores e modens, no sistema operacional ou no próprio equipamento. O que aumenta a possibilidade de estratégias oferecidas à empresa.

Leia tambémMonitoramento de rede: como gerenciar e controlar o BYOD?

3. Disponibilidade da rede

O wifi corporativo é mais suscetível a interferências não programadas que podem elevar a latência do sistema. Dessa forma, estratégias devem ser adotadas pela equipe de TI para minimizar essas ocorrências.

Uma opção para reduzir a latência é implementar pontos de acesso nos locais em que o sinal é mais fraco. Isso evita perda de dados e processos, além de garantir uma alta disponibilidade e qualidade em todos os pontos.

4. Segurança da WLAN

Atualmente, as ameaças à segurança das redes WLAN são diversas e podem ser motivadas por agentes externos que querem acesso livre à internet. Mas também podem ser ocasionadas por colaboradores que acessam serviços inseguros.

Assim, a estruturação da WLAN deve utilizar um padrão de segurança mais robusto. Um exemplo é o WPA2, com criptografia e autenticação de usuário.

O Padrão de Criptografia Avançada (Advanced Encryption Standard, ou AES) também proporciona mais proteção do que padrões anteriores.

5. Alta velocidade

Mesmo com investimento em WLAN, segurança e disponibilidade, a velocidade da conexão segue como aspecto determinante para produtividade das equipes e sucesso nas operações.

Atualmente, algumas tecnologias garantem mais agilidade no acesso a aplicações na nuvem e troca de dados, como a fibra óptica e roteadores de 5 GHz.

Portanto, além de softwares atualizados, a empresa precisa ter ativos de rede modernos e parque tecnológico atualizado para evitar soluções obsoletas e ineficazes.

Leia tambémGestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

Como garantir qualidade no wifi corporativo?

Mesmo com equipes de TI internas, as empresas precisam estabelecer parcerias confiáveis para manter os softwares e hardwares modernizados e renovados.

ABX Telecom tem experiência na área de TI e atua no fornecimento, troca e manutenção de ativos de rede. Com isso, garante que o parque tecnológico da empresa seja atualizado periodicamente para assegurar a disponibilidade e qualidade das redes.

Afinal, a qualidade e a segurança do wifi corporativo são determinantes para proteção dos dados do negócio, agilidade e personalização da solução implantada.

Quer otimizar a sua operação em TI? Conheça a solução de ativos de rede da ABX Telecom e entre em contato conosco agora mesmo!

 

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL