Topo

Segurança cibernética: conheça as áreas mais vulneráveis a ciberataques

Página incialSegurança da Informação Segurança cibernética: conheça as áreas mais vulneráveis a cibera...

Segurança cibernética: conheça as áreas mais vulneráveis a ciberataques

segurança cibernética é uma área sensível em negócios de diferentes portes e segmentos. Afinal, a falta da proteção adequada pode comprometer a operação, lucratividade e credibilidade das organizações.

Neste cenário, é fundamental identificar se a empresa está entre as mais vulneráveis e desenvolver um plano de segurança cibernética. Saiba mais a seguir!

Leia tambémConheça os impactos da automação para a segurança da informação

Ataques virtuais x segurança cibernética: situação atual

A vulnerabilidade digital já é uma realidade e, cada vez mais, as companhias são afetadas por ciberataques que trazem impactos negativos.

A pesquisa The Global State of Information Security, da PwC, revelou que 44% dos brasileiros registraram perda ou dano de informações internas após problemas de cibersegurança.

Ainda de acordo com o estudo, 46% dos incidentes afetaram dados de registro dos clientes. Enquanto isso, 34% impactaram o registro de funcionários.

Mas quais os motivos de tantos incidentes relacionados ao ambiente digital? São diversos, entre eles:

  • Invasões por hackers;
  • Mal uso dos recursos tecnológicos por parte dos colaboradores;
  • Vulnerabilidades na rede devido ao mau gerenciamento do BYOD (dispositivos pessoais usados na empresa);
  • Falta de atualização de hardware e software;
  • Falta de sistemas de segurança cibernética robustos e eficazes.

Leia tambémSegurança da informação: por que conscientizar funcionários é importante

Portanto, todas as empresas estão vulneráveis a essas ocorrências. No entanto, algumas áreas precisam de cuidados adicionais por conta do elevado risco.

Quais os segmentos mais vulneráveis?

Alguns setores são mais suscetíveis aos ataques virtuais. Isso se deve, principalmente, à natureza da atuação ou potencial de exploração dos dados armazenados. Conheça as 3 áreas com maiores riscos de ciberataques:

  • Organizações governamentais: as instituições do poder público são alvos cada vez mais frequentes de ataques sofisticados e com objetivos específicos. Elas estão na mira tanto de grupos de hackers, como também da atuação de outros países. O que coloca a segurança nacional em risco;
  • Empresas que trabalham com dados: com a grande quantidade de dados coletados e processados, empresas, como e-commerces, são alvos constantes de ataques complexos. As informações pessoais e de compra podem ser usadas pelos hackers posteriormente. Essas violações e vazamentos prejudicam os clientes e afetam a imagem do negócio. Além disso, com a regulamentação das novas leis de proteção de dados, as marcas podem sofrer multas pesadas;
  • Instituições financeiras: os ataques em instituições financeiras podem ter diferentes objetivos, como o roubo de informações de clientes e também desvio de recursos. Por isso, é essencial uma vigilância constante.

Em geral, essas organizações têm sistemas de segurança cibernética mais robustos devido aos riscos iminentes da atuação. No entanto, nem sempre elas são capazes de identificar e bloquear ataques com a eficiência necessária.

Além disso, os pequenos e médios negócios (PMEs) também sofrem com os ciberataques. Não pelo potencial do roubo de dados, mas pela falta de proteção dos sistemas. O que facilita as invasões. Assim, é determinante implementar recursos de segurança cibernética.

Leia tambémSegurança cibernética: como as empresas lidam com cibercrimes

Qual a importância de uma solução de segurança cibernética?

Com todo o cenário atual, um sistema de segurança cibernética complexo é fundamental para dar conta das principais ameaças existentes no ambiente virtual. Os modelos devem ser capazes de identificar os ataques de forma rápida e ter planos de resposta eficientes.

O Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS), da ABX Telecom, se destaca por minimizar as vulnerabilidades. Com monitoramento constante e análise forense, a solução identifica as ameaças em tempo real.

Essa agilidade na detecção permite neutralizar os ataques antes que eles causem danos severos ao negócio. Isso reduz os prejuízos operacionais e financeiros.

Saiba como o sistema da ABX Telecom pode proteger sua empresa e aumentar a segurança cibernética, inclusive em negócios mais vulneráveis. Entre em contato conosco agora mesmo!

 

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL