Topo

Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?

Página incialGestão de TI Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?

Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?

A transformação digital é uma realidade que exige a atualização das empresas para se manterem competitivas e operacionais. Neste cenário, a segurança de redes corporativas ganha importância.

Afinal, com a maior digitalização dos processos e o uso de tecnologias, os gestores devem se atentar à segurança de redes. Assim, é possível evitar falhas que comprometam a operação, viabilizem ciberataques ou resultem em vazamento de dados. Saiba mais a seguir!

Veja tambémSegurança cibernética: conheça as principais brechas para ciberataques

5 passos para melhorar a segurança de redes 

No atual cenário de crescente incorporação tecnológica, os investimentos em segurança de redes devem contemplar tanto a proteção dos softwares quanto dos hardwares.

Conheça as principais estratégias para colocar em prática e otimizar a segurança!.

1. Investir em ativos de rede com gerenciamento centralizado

Os sistemas modernos de hardware permitem que todo o monitoramento do desempenho seja realizado a distância pelo usuário responsável.

Dessa forma, mesmo que a empresa seja grande, a equipe de TI consegue garantir um gerenciamento centralizado. Com isso, é possível acompanhar o desempenho da rede e as aplicações das tecnologias conectadas.

Entretanto, para que essa solução seja viável, a empresa deve contar com ativos de rede atualizados e com capacidade adequada de tráfego.

2. Controlar as aplicações e os níveis de acesso aos usuários

Outro recurso viável com as novas tecnologias é o controle das aplicações de cada dispositivo e os níveis de acesso dos usuários.

Até porque uma das ocorrências mais frequentes de vazamento de dados está relacionada ao erro dos colaboradores.

Dessa forma, o controle de acesso faz com que o profissional só possa acessar informações referentes às tarefas desempenhadas por ele.

Já o controle das aplicações evita que os colaboradores instalem programas não autorizados nos dispositivos corporativos. O que reduz as chances de malwares.

Leia também: Como implementar o BYOD em sua gestão de TI?

3. Trocar periodicamente o parque tecnológico

O avanço tecnológico faz com que os hardwares fiquem obsoletos rapidamente. Isso demanda a troca periódica do parque tecnológico que compõe a rede de dados e comunicação. Neste sentido, entre os hardwares que precisam ser atualizados e modernizados, estão:

  • Switch de rede;
  • Roteadores;
  • Access points e controladoras;
  • Firewall;
  • IDS/IPS;
  • Enlaces de Rádio;
  • Anti-DDoS.

Assim, os novos equipamentos e ativos de rede garantem uma melhor performance e também aumentam a segurança de redes.

Leia também: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

4. Utilizar storage corporativo com alta segurança

Uma das soluções mais importantes no caso de ataques cibernéticos, especialmente do tipo ransomware, é o storage corporativo.

Afinal, a performance e a capacidade do storage garantem a atualização do backup da empresa. O que ajuda a minimizar os danos em caso de perdas ou sequestros dos dados.

storage corporativo com segurança de dados também garante uma operação mais adequada. Isso ocorre, principalmente, em áreas que atuam com dados sensíveis e precisam adotar políticas sólidas para evitar vazamento de informações.

Saiba maisSegurança de dados: entenda os impactos da GDPR e LGPD

5. Aplicar uma solução com detecção e investigação de ataques de rede com inteligência

Além de toda a estrutura focada em hardwares e ativos, a segurança de redes também necessita de um software robusto.

Neste caso, um sistema de proteção contra ameaças cibernéticas é essencial. Isso porque o recurso ajuda na detecção e investigação de ataques em tempo real, garantindo inteligência e eficácia na resposta.

Toda essa estrutura assegura uma proteção completa à empresa, além de melhorar o desempenho e a produtividade da operação.

Leia também: Segurança da informação: por que conscientizar funcionários é importante

Como a ABX Telecom ajuda a otimizar a segurança de redes?

As soluções de hardware, software e gestão desenvolvidas pela ABX Telecom foram aplicadas na Prefeitura de São Caetano do Sul, em São Paulo.

Os problemas diagnosticados, inicialmente, incluíam a carência de infraestrutura e comunicação entre os departamentos, falta de gerenciamento, baixa performance e alto custo de ligação telefônica entre os departamentos.

Para atender a essa demanda, desenvolvemos uma estratégia completa, incluindo soluções, como:

  • Aproximadamente 100 quilômetros de fibra ótica;
  • Backbone em anel ótico;
  • Datacenter com gerador;
  • Equipamentos de alta performance de rede em mais de 150 departamentos;
  • Gerenciamento centralizado;
  • Wi-Fi gratuito para a população em praças públicas;
  • Serviços com disponibilidade 24×7.

O resultado foi a alta performance e disponibilidade da rede de dados, corte de custos com telefonia, maior disponibilidade de todos os serviços e uma rede preparada para receber os serviços de cidade inteligente.

Portanto, a maior segurança de redes foi acompanhada de ganhos de desempenho e redução significativa dos gastos operacionais.

Quer saber como a ABX Telecom pode ajudar o seu negócio? Conheça as nossas soluções de ativos de redestorage corporativo e segurança cibernética. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco agora mesmo!

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL