Topo

5 principais erros no armazenamento de dados em empresas

Página incialArmazenamento de Dados 5 principais erros no armazenamento de dados em empresas
armazenamento de dados

5 principais erros no armazenamento de dados em empresas

As empresas de diferentes segmentos se tornaram mais digitais para atender às demandas de clientes e fornecedores e também para aumentar a eficiência de processos. Neste cenário, o armazenamento de dados é uma prática essencial.

Hoje em dia, praticamente todos os processos corporativos são realizados nos computadores, gerando uma infinidade de arquivos em todos os departamentos.

Leia também: 4 situações adversas que exigem uma estratégia de backup de dados

O armazenamento de dados é uma garantia de que esses documentos estarão protegidos em um backup, caso a empresa tenha alguma problema, como:

  • Violação de segurança;
  • Vazamento de informação;
  • Espionagem;
  • Ataques hackers.

5 erros a serem evitados no armazenamento de dados

Apesar da importância do armazenamento de dados, muitas empresas têm processos deficientes nessa área. Assim, não são totalmente confiáveis caso precisem recuperar os dados.

A seguir, conheça os principais erros cometidos no backup corporativo e como evitá-los!

1. Executar processos manuais

O volume de dados produzidos pelas empresas atualmente praticamente inviabiliza que as cópias de segurança sejam realizadas manualmente.

Além dos riscos de tornar o backup obsoleto, essa prática aumenta os riscos de erros humanos comprometerem a segurança e confiabilidade do backup.

Por tais razões, as empresas investem cada vez mais em sistemas automatizados para realização do backup. O que garante a regularidade do processo e também a origem de cada informação.

Saiba mais: Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?

2. Não validar os dados

Os processos de validação no armazenamento de dados são fundamentais para garantir a disponibilidade dos dados caso ocorra um imprevisto e a empresa precise recuperá-los.

Dessa forma, além de criar e programar a execução do backup, os profissionais devem desenvolver processos que evitem cópias corrompidas ou indisponíveis.

Leia também: Gestão de redes: como manter a rede corporativa gerenciável e protegida?

3. Não ter intervalos regulares de backups

Não é incomum encontrar empresas que programem backups com frequências inapropriadas, como semanal ou quinzenal. Imagine agora perder o trabalho de duas semanas caso um ciberataque aconteça. Será prejuízo na certa.

Por essa razão, a recomendação é que o backup seja realizado diariamente. Até é possível definir intervalos maiores, mas desde que seja de informações não essenciais.

4. Usar ferramentas inadequadas

As necessidades de cada empresa no que diz respeito ao armazenamento de dados dependem de uma série de fatores, como:

  • Estrutura do negócio;
  • Atualização dos dados;
  • Dependência dos arquivos etc.

Assim, é fundamental que a equipe de TI desenvolva uma estratégia com as ferramentas adequadas para atender às demandas corporativas. Por exemplo: ativos de rede modernos e storage corporativo eficiente.

5. Não pensar estrategicamente os pontos de recuperação

Para que a estratégia de backup seja eficaz quando a empresa precisar, é necessário planejar os pontos de recuperação de acordo com o tipo de arquivo e o seu nível crítico.

Quanto mais sensível for o arquivo, mais pontos de recuperação ele precisa ter para reduzir as chances de prejuízos.

Quais os riscos de não adotar uma estratégia de cibersegurança?

Atualmente, as empresas estão suscetíveis a diversas ameaças, como violação de dados, espionagem industrial, ataques de hackers, erros internos, picos de energia e outros.

Além desses fatores, a partir de agosto de 2020, os níveis de rigor quanto aos dados corporativos serão ainda maiores. Isso porque a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) deve entrar em vigor e prevê multas milionárias em caso de inadequações na segurança e no armazenamento de dados.

Veja ainda: 10 passos para se adaptar à lei de proteção de dados (LGPD)

Dessa forma, as estratégias de armazenamento de dados devem combater as vulnerabilidades e serem associadas a uma solução de segurança cibernética robusta.

O Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS), disponibilizado pela ABX Telecom, é uma plataforma moderna de segurança cibernética.

A ferramenta faz o monitoramento constante da rede interna para identificar e neutralizar ameaças em tempo real. Assim, agiliza a tomada de decisão e reduz o comprometimento dos dados.

Quer saber mais? Conheça o TPS e veja todo o potencial dessa tecnologia! Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas.

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL