Topo

Quais os benefícios de gerenciar os ativos de rede?

Página incialGestão de Ativos Quais os benefícios de gerenciar os ativos de rede?
ativos de rede

Quais os benefícios de gerenciar os ativos de rede?

Os ativos de rede consistem nos itens físicos e virtuais utilizados para funcionamento da rede corporativa. Dessa forma, podem ser considerados nessa classificação tanto hardwares quanto softwares.

A gestão dos ativos de rede refere-se à adoção de práticas administrativas com o objetivo de dar suporte à operação do negócio por meio desses recursos.

Assim, uma gestão eficiente engloba o rastreamento, descrição, monitoramento e sistematização dos recursos. Saiba mais a seguir!

Veja ainda: Tecnologia da informação nas empresas: principais áreas de investimento

Qual a importância da gestão dos ativos de rede?

Por meio da gestão de ativos de rede, as empresas conseguem mapear todo o capital direcionado a essa área. Com esse monitoramento, os gestores conhecem os equipamentos, a estrutura de rede e também as condições de cada um deles.

Como visto, diversos itens podem ser classificados entre os ativos de rede e fazer parte da política de gerenciamento da empresa, como:

  • Dispositivos de armazenamento, como pendrive e HD externo;
  • Soluções WLAN como controladoras, Access Point Indoor e Outdoor;
  • Componentes dos computadores;
  • Periféricos como mouse, teclado e monitores;
  • Sistemas operacionais e demais softwares instalados;
  • Equipamentos como servidores, roteadores e switches.

Leia também: 5 principais ativos de rede para empresas

Toda essa infraestrutura deve ter uma gestão centralizada para garantir o uso adequado dos recursos e também investimentos acertados em novos ativos de rede.

Ciclo de vida dos ativos de rede

Assim, o gerenciamento dos ativos permite conhecer e monitorar o ciclo de vida dos recursos de TI. Esse ciclo se inicia com a pesquisa inicial antes da aquisição e vai até o final da vida útil do recurso.

Os ativos têm ciclos como de estabilidade, manutenção, upgrade e outros. Ao reconhecer essas fases, os gestores podem planejar mais acertadamente os investimentos e melhorar as práticas desenvolvidas.

Leia também: Gestão de TI: quais as habilidades do profissional de tecnologia do futuro?

Por exemplo, quando é disponibilizada uma atualização de software, ele entra em um momento de “upgrade/manutenção”, mas os gestores também devem avaliar quando ele torna-se ultrapassado, exigindo a substituição.

O mesmo funciona com os ativos de rede em hardware, que devem ter o desempenho monitorado para organizar manutenções ou mesmo o descarte.

5 benefícios da gestão de ativos de rede

Como visto, o gerenciamento dos ativos de rede é determinante para estruturação dos processos e direcionamento dos recursos da área de TI. No entanto, outros benefícios podem ser destacados com essa prática. Confira!

1. Antecipação de problemas do parque tecnológico

Com o monitoramento e controle dos processos e recursos do parque tecnológico, os gestores de TI podem antecipar riscos e problemas. O que garante um contingenciamento dessas vulnerabilidades e menores chances de prejuízo.

2. Redução dos custos

A gestão dos ativos de rede garante a ampliação da vida útil dos recursos, pois promove a realização de manutenções periódicas e outros cuidados que minimizam a necessidade de investimentos fora do planejamento, como devido à quebra do equipamento.

3. Histórico de alterações

A eficiência da área de TI depende de um parque tecnológico constantemente mapeado. O que garante um registro constante das alterações em hardwares e softwares e melhora a tomada de decisão dos gestores. Além disso, torna os investimentos estratégicos e possibilita o rastreamento dos recursos.

Veja também: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

4. Aumento da eficiência

O gerenciamento da infraestrutura de rede promove o aumento da eficiência das operações diárias, pois a equipe terá recursos de TI com mais qualidade.

Além disso, a gestão adequada evita a necessidade de abordagens emergenciais para reverter falhas, reduzindo a interrupção das operações devido a problemas técnicos.

5. Maior segurança

A escolha de ativos de rede modernos e confiáveis é fundamental para que a estrutura corporativa seja mais segura. O que se reflete em menos vulnerabilidades a ciberataques.

Como obter essas vantagens em TI?

O desenvolvimento de uma política de gestão de ativos de rede demanda comprometimento por parte dos gestores, mas também requer parceiros qualificados.

Leia mais: Como tornar a gestão de ativos de rede e TI mais eficiente?

A ABX Telecom é um outsourcing de TI que fornece os principais ativos de rede do parque tecnológico, sendo que as empresas parceiras tem a opção de adquirir os equipamentos ou contar com soluções personalizadas de outsourcing.

Dessa forma, a ABX Telecom auxilia na estruturação da gestão dos ativos de rede, dando suporte a etapas como instalação, manutenção e gerenciamento dos recursos.

Quer ter ativos de rede mais confiáveis e modernos? Conheça a solução da ABX Telecom!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL