Topo

Por que investir em tecnologia da informação e comunicação na sua empresa?

Página incialTecnologia da Informação e Comunicação Por que investir em tecnologia da informação e comunicação na sua ...
tecnologia da informação e comunicação

Por que investir em tecnologia da informação e comunicação na sua empresa?

A área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) deve ser uma das prioridades de empresas que almejam a transformação digital nos negócios.

Há alguns anos essa área já recebe maior atenção dos gestores no orçamento, sendo que, em 2018, os recursos do setor somaram R$ 479 bilhões, de acordo com a Brasscom.

Leia também: Infraestrutura de TI: 5 passos para deixá-la mais moderna e eficiente

Além disso, segundo a IDC Latin America, o setor de tecnologia da informação e comunicação e as inovações que viabilizam a transformação digital nas empresas devem receber 58% dos investimentos.

A estimativa é que, até 2024, mais de 48% dos investimentos em TIC sejam direcionados à transformação e inovação digital. O que corresponde a um aumento anual de 22%. Saiba mais a seguir!

Quais as tendências na área de tecnologia da informação e comunicação?

De acordo com a pesquisa da IDC, algumas soluções se destacam dentro da área de tecnologia da informação e comunicação por promoverem a transformação digital nas empresas e, assim, possuem maior potencial de receber investimentos.

Saiba mais: Tecnologia da informação nas empresas: principais áreas de investimento

Conhecer essas tendências entre as TICs é fundamental para uma estratégia de mercado mais competitiva e assertiva. Conheça as principais:

  • Computação na nuvem: as soluções na nuvem destacam-se pela capacidade de armazenamento de dados, mas também por viabilizar um modelo de negócio mais dinâmico, como por meio de telefonia na nuvem, SaaS, PaaS e outros.
  • Big Data: tanto o Big Data quanto a análise de dados devem receber mais orçamento para facilitar a geração de insights a partir da análise de grandes volumes de dados. Essa estratégia é voltada especialmente para entender o comportamento dos clientes.
  • Inteligência artificial: os investimentos em inteligência artificial devem crescer 44,2% em 2020. A solução deve afetar modelos de negócios, ecossistemas gerenciais, tomadas de decisão e relacionamento com o consumidor.
  • Mobilidade: atualmente, a tecnologia da informação e comunicação é muito voltada às soluções móveis, sendo que essa área deve receber mais investimentos para atender à tendência corporativa e dos próprios consumidores.

Leia também: Impactos da telefonia na nuvem na transformação digital de empresas

Portanto, as empresas devem avaliar quais investimentos em TICs são mais relevantes à operação, visto que as prioridades podem ser distintas de acordo com o segmento.

Quais os benefícios de investir em TICs?

Existem diferentes benefícios associados ao investimento em tecnologia da informação e comunicação, pois ela possibilita à inserção da empresa em um cenário de transformação digital e inovação.

Identificar quais são essas vantagens e como elas se alinham aos objetivos do negócio é essencial na definição do investimento em TIC. Por isso, veja os principais benefícios:

Estruturação dos processos

As TICs possibilitam a reformulação e a atualização dos processos, tornando-os mais automatizados e inteligentes. O que garante a redução dos gargalos e maior produtividade das equipes.

Saiba mais: Como as tecnologias de informação e comunicação aumentam a produtividade no varejo?

Redução de custos

A tecnologia está associada à melhora da tomada de decisão, que se torna mais assertiva, e à redução de gargalos operacionais.

A união desses aspectos impacta diretamente os custos, visto que os gestores podem desenvolver estratégias proativas para reduzir desperdícios, ociosidade e refação.

Veja ainda: 6 etapas que facilitam a redução de custos de telefonia nas empresas

Competitividade

A empresa que deseja ser competitiva no atual cenário deve priorizar os investimentos em tecnologia da informação e comunicação.

Eles influenciam tanto a operação do negócio, melhorando processos e custos de funcionamento, como também impactam a experiência dos clientes.

Como alcançar esses benefícios na sua empresa?

A estratégia e os investimentos de tecnologia da informação e comunicação devem ser pensados em parceria com uma empresa especializada, que tem o know how necessário para dar suporte na implementação dessas soluções.

A ABX Telecom tem mais de 20 anos de experiência na área TIC. A empresa conta com um Sistema de Comunicação e Telefonia personalizado às necessidades dos negócios parceiros.

Veja mais: 10 benefícios de investir em um sistema de comunicação e telefonia

Com a solução, a empresa consegue reduzir custos, unificar a estratégia de comunicação, ganhar escalabilidade e aumentar a eficiência operacional, alcançando vantagens relacionadas à transformação digital e inovação.

Quer melhorar sua estratégia de tecnologia da informação e comunicação? Conheça aqui a solução de comunicação e telefonia da ABX Telecom.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL