Topo

Principais erros na implementação de um wifi corporativo

Página incialGestão de TI Principais erros na implementação de um wifi corporativo
wifi corporativo

Principais erros na implementação de um wifi corporativo

A qualidade do wifi corporativo influencia aspectos essenciais ao bom funcionamento de uma companhia, como a segurança da rede e também o atendimento à demanda de conexão dos colaboradores.

Apesar dessa importância, muitas empresas ainda cometem erros na escolha ou implementação do wifi corporativo, que resulta em instabilidade operacional, vulnerabilidades cibernéticas e baixa produtividade da equipe.

Leia também: Wifi corporativo: 5 características fundamentais para uma boa performance

Nesse cenário, o investimento em equipamentos de Wifi mais resistentes e eficientes e a superação de erros comuns são essenciais para o melhor funcionamento da empresa. Saiba mais!

4 erros comuns no wifi corporativo

Os erros mais comuns na escolha e implementação do wifi corporativo podem ser decorrentes de falta de planejamento, desconhecimento da estrutura do negócio, tentativa de economizar nos equipamentos ou mesmo desconhecer a complexidade desse aspecto.

São vários motivos que podem levar a uma definição equivocada e conhecer os principais erros é fundamental para diminuir as chances de que eles aconteçam no seu negócio. Confira!

1. Falta de alinhamento à política interna

A política interna relacionada à segurança e processos de TI varia de acordo com a empresa, de forma que uma escolha estratégica como o wifi deve considerar as regras de funcionamento do negócio para viabilizar a manutenção dos padrões desejados.

Conhecer a política interna do negócio e as regras relativas à segurança da informação é o primeiro passo para evitar erros na estruturação da rede wireless do negócio.

Ao alinhar esses aspectos, garante-se que o wifi corporativo esteja alinhado às necessidades atuais da marca e também seja condizente com o planejamento futuro garantindo estabilidade das operações empresariais.

Veja também: Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?

2. Escolha de equipamentos inadequados

A escolha de equipamentos inadequados muitas vezes está relacionada ao desejo de economia por parte dos gestores ou mesmo desconhecimento sobre a complexidade e relevância da escolha do wifi corporativo.

Como consequência, pode-se comprometer a estabilidade e escalabilidade do negócio, além de prejudicar a qualidade e eficiência das operações cotidianas.

Para evitar esse problema, é importante que toda a infraestrutura, como computadores, roteadores, Access Point e demais equipamentos sejam modernos, atualizados e compatíveis com as necessidades e planos de crescimento do negócio.

Saiba mais: Como escolher o switch de rede ideal para sua empresa?

3. Mau dimensionamento da rede

A configuração correta do wifi corporativo é determinante para que não haja congestionamento nas requisições feitas, causando falhas na rede e falta de qualidade na velocidade e estabilidade na transmissão de dados.

Nesse sentido, a equipe de TI deve dimensionar a rede de acordo com as necessidades de cada departamento, além de atentar-se às permissões de dispositivos móveis conectados à rede.

Saiba mais: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

4. Operar com fornecedores de baixa qualidade

Ainda que muitos gestores ainda considerem o preço como elemento principal na escolha de fornecedores dos componentes da rede corporativa, cada vez mais profissionais compreendem a área como estratégica.

De fato, se o wifi corporativo instalado não atender às necessidades e padrões de segurança do negócio, a substituição pode ser custosa,não apenas pelos novos equipamentos, mas também por possíveis prejuízos operacionais.

A ABX Telecom é uma empresa especializada com mais de 20 anos de experiência nos setores de telecomunicações e tecnologia da informação.

Dispondo de soluções personalizadas de wifi corporativo, que são instalados após estudos prévios do negócio e da infraestrutura, a ABX Telecom garante um planejamento e implementação de soluções adequadas às necessidades da sua empresa visando ambientes de alta densidade e complexidade.

Quer melhorar a qualidade do wifi corporativo da sua empresa sem cometer erros? Conheça a solução da ABX Telecom aqui!

Guia: 7 passos para garantir a segurança da Wlan Corporativa

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL