Topo

Quais as diferenças entre switch de rede gerenciável e não gerenciável?

Página incialGestão de Ativos Quais as diferenças entre switch de rede gerenciável e não gerenci...
switch de rede

Quais as diferenças entre switch de rede gerenciável e não gerenciável?

O switch de rede é o equipamento responsável pela conexão dos computadores na intranet e internet realizando a transmissão de dados entre as máquinas de uma empresa.

Por meio do aparelho é possível estabelecer a conexão entre várias máquinas de uma LAN (Local Area Network). O equipamento é considerado uma evolução do Hub, sendo que a principal diferença é que ele encaminha os dados apenas para o computador de destino e não para todos os conectados na mesma rede.

Dessa forma, o switch de rede desempenha uma função central na estruturação da rede interna da empresa.

Leia também: Como funciona um switch de rede para empresas?

Qual a importância do switch de rede?

Por ser o responsável pela transmissão de dados na intranet, o switch de rede tem um papel central atualmente com processos corporativos cada vez mais digitalizados. O equipamento influencia fatores como:

  • Agilidade nos processos: melhores conexões fazem com que os processos sejam desempenhados com mais agilidade, aumentando a produtividade dos times;
  • Estabilidade e desempenho da rede: a ineficiência do switch pode fazer a rede interna cair ou ficar instável com frequência, influenciando o desempenho da rede;
  • Eficiência e velocidade: a capacidade do switch determina a velocidade de transmissão dos dados entre máquinas, determinando a eficiência operacional;
  • Segurança operacional: a configuração do switch pode influenciar a segurança cibernética da empresa;
  • Escalabilidade: quando a empresa cresce ou tem planos de expansão ela deve investir em uma infraestrutura mais robusta, o que é viável com esse equipamento.

Veja também: Como tornar a gestão de ativos de rede e TI mais eficiente?

Portanto, a escolha do switch de rede influencia diferentes aspectos da operação da empresa que não estão relacionados apenas ao departamento de TI.

Como funciona o switch de rede gerenciável e não gerenciável?

No momento de estruturar o parque tecnológico os gestores de TI podem optar pelo switch de rede gerenciável ou não gerenciável, de acordo com as necessidades do negócio.

Leia ainda: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

Já o switch não gerenciável é aquele que funciona como um “plug and play”, ou seja, ao ser conectado na rede viabiliza a transmissão de dados entre dispositivos, mas não dispõe de nenhum tipo de configuração avançada.

Em geral esse equipamento é recomendado para companhias que não demandam aplicações avançadas na rede, sendo necessário apenas conectar o equipamento que ele já operará normalmente.

O switch gerenciável pode ser configurado para criar prioridades de tráfego da LAN para que áreas estratégicas sejam priorizadas na transmissão de dados.

Ele tem as mesmas funcionalidades do switch não gerenciável, mas com recursos a mais que permitem configurar, gerenciar e monitorar a LAN.

O switch gerenciável é indicado para infraestruturas mais complexas, como quando a empresa lida com informações sensíveis mais urgentes, como no setor financeiro ou médico.

Saiba mais: Como escolher o switch de rede ideal para sua empresa?

A escolha do switch de rede é estratégica, assim como a definição dos parceiros que prestarão serviços de TI à empresa.

A ABX Telecom é especializada na área, com mais de 20 anos de experiência, e dispõe de todos os equipamentos necessários para estruturação do parque tecnológico.

Além disso, a empresa fornece soluções de outsourcing, auxiliando no planejamento, instalação, manutenção e gerenciamento dos ativos de rede. Quer saber mais? Conheça dos ativos de rede da ABX Telecom aqui!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL