Topo

Como manter a segurança contra hackers no trabalho remoto

Página incialSegurança da Informação Como manter a segurança contra hackers no trabalho remoto
segurança contra hackers

Como manter a segurança contra hackers no trabalho remoto

O trabalho remoto tem ganhado um espaço significativo na sociedade atual. Por essa razão, uma das preocupações mais emergentes das empresas é como garantir a segurança contra hackers durante o home office. 

De acordo com um levantamento do Governo do Estado de São Paulo e dados do IBGE, em 2018, 3,8 milhões de brasileiros atuavam na modalidade de teletrabalho, correspondendo cerca de 5,2% das ocupações. 

Entretanto, atualmente, esse número é ainda maior. Com as novas tecnologias, constantes crises econômicas e necessidades sociais, diversas organizações foram obrigadas a se reinventarem e recorrerem a esse modo de trabalho em todo o mundo.

Um exemplo aconteceu recentemente no Chile. O país viveu algumas semanas marcadas por manifestações e impossibilidade dos colaboradores atuarem presencialmente em 2019

Esse cenário fez com que 48% das empresas chilenas adotassem o trabalho remoto como maneira paliativa de manter os resultados, conforme informações divulgadas por um portal de notícias do país.

Além disso, na atual crise provocada pela pandemia do coronavírus, 59% dos brasileiros estão continuando suas atividades via home office, segundo a Hibou/Indico. E um estudo da FGV prevê que o trabalho remoto deve crescer 30% no país após coronavírus.

Apesar do aumento dessa modalidade de atuação, o home office requer das instituições muito mais do que máquinas. Na prática, para que o trabalho seja desempenhado de maneira eficaz, independentemente da situação, as companhias precisam adotar medidas de segurança contra hackers.

Para te ajudar nessa missão, separamos abaixo as principais providências que devem ser adotadas e riscos envolvidos. Confira: 

Como manter a segurança contra hackers no home office?

Manter a segurança contra hackers é essencial para qualquer corporação que deseja implementar o trabalho remoto. 

De modo geral, esse tipo de cuidado evita que haja vazamentos de dados sensíveis, perdas de informações importantes e violações significativas às redes da empresa.

Com isso, os gestores conseguem não apenas proteger seus negócios, mas também todos os colaboradores e clientes

Entretanto, para garantir que todos os funcionários estejam protegidos no home office e o empreendimento também, o ideal é que a organização disponibilize o maquinário de atuação (notebook ou outro dispositivo) já com as tecnologias necessárias

Uma outra maneira de minimizar os riscos é estipulando uma política de trabalho remoto, em que a corporação dispõe os recursos e os funcionários são responsáveis por instalarem em suas máquinas. 

Nesse sentido, as ações mais emergenciais na infraestrutura de TI são:

Sistema EDR

Conhecido como Endpoint Detection and Response, o EDR pode ser traduzido como “Detecção e resposta”. Na prática, cada Endpoint visa analisar toda a rede e atividade que pode ser considerada suspeita.

Essa tecnologia surgiu para potencializar a proteção de dados, gerenciando ameaças mais avançadas e, geralmente, dificilmente detectáveis por antivírus comuns. 

Além disso, esse processo permite não apenas identificar como também corrigir qualquer tipo de ação mais rapidamente.

Veja mais: Segurança cibernética: principais tendências para América Latina e Caribe

Uso de VPN

A Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, na tradução, consiste em uma maneira segura de criar uma conexão de redes privadas em uma rede pública (como a Internet). Desta forma, a VPN pode interligar dois computadores de modo simples e totalmente assertivo.

Essa inovação permite que os colaboradores acessem os sistemas e dados internos, mesmo no trabalho remoto, facilita a comunicação e o fluxo de atividades por parte da equipe, potencializando os resultados e produtividade

Autenticação multifatorial de senha

A autenticação multifatorial de senha é uma tecnologia que garante uma “camada” adicional de segurança à rede da empresa.

De forma geral, essa tática solicita que todo usuário que deseja fazer login coloque duas maneiras de autenticação. Há diversas maneiras de confirmar a identidade do colaborador, como senhas de acesso, tokens e biometrias

Leia também: Monitoramento de rede: como manter a boa performance da empresa?

Sistemas de firewall

Os firewalls são as maneiras mais comuns de garantir a segurança contra hackers e não devem ser deixados de lado no home office.

Constituídos por programas instalados na própria máquina, os firewalls são responsáveis por acompanhar todas as movimentações na rede e, em casos de suspeitas, bloquear determinados tráfegos.

Conheça a ABX Telecom

A ABX Telecom é um outsourcing de TI que oferece soluções digitais completas para garantir a segurança da sua empresa em todos os casos, incluindo durante o trabalho remoto.

Contando com os serviços mais inovadores do mercado e profissionais qualificados, a ABX Telecom dispõe de tudo que a sua organização precisa para proteger seus dados e se manter em pleno crescimento. Temos soluções para melhorar a infraestrutura de TI e garantir a segurança cibernética.

Entre em contato agora mesmo e converse com um de nossos representantes.

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL