Topo

5 medidas para reforçar a segurança contra hackers e evitar ataques sofisticados

Página incialSegurança da Informação 5 medidas para reforçar a segurança contra hackers e evitar ataques ...
segurança contra hackers

5 medidas para reforçar a segurança contra hackers e evitar ataques sofisticados

Já faz parte da rotina das equipes de TI desenvolver estratégias de segurança contra hackers para minimizar as chances de ataques e também as vulnerabilidades das redes corporativas.

No entanto, com o início da quarentena em decorrência da pandemia da covid-19, aumentando o número de profissionais em trabalho remoto, uma pesquisa da CSO verificou que os líderes de segurança observaram um aumento de 26% nos ataques cibernéticos.

Com o crescimento dos ciberataques e o home office tornando a segurança contra hackers menos eficaz, as empresas precisam adotar medidas eficientes para minimizar as chances de violações de segurança.

Saiba mais: Infraestrutura de TI: o que é preciso para garantir a produtividade e a segurança no trabalho remoto?

Qual a importância de reforçar a segurança contra hackers?

Além do preocupante estudo da CSO, uma pesquisa da Kaspersky identificou outro cenário alarmante em relação à cibersegurança.

No estudo, apenas 44% dos entrevistados afirmaram que a empresa tem uma política de segurança corporativa sobre uso de smartphones e tablets, 35% relataram que esse tipo de norma não existe e 21% desconhecem direcionamentos nesse sentido.

Com aumento dos ataques sofisticados partindo de hackers, o crescimento do home office em meio à quarentena e a falta de políticas de segurança por parte das empresas, o cenário é desafiador aos gestores de segurança da informação.

O reforço das estratégias de segurança contra hackers nesse momento é relevante por diversos motivos, como:

  • Mitigar as chances de roubos de dados sensíveis que exponham a empresa, colaboradores e clientes;
  • Evitar prejuízos financeiros decorrentes de ciberataques;
  • Minimizar vulnerabilidades que permitam a inserção de softwares maliciosos na rede corporativa;
  • Garantir a integridade dos dados dos colaboradores atuando em home office;
  • Promover a produtividade dos colaboradores.

Uma brecha na segurança da informação causada no atual momento pode prejudicar a operação e causar fortes perdas financeiras para a empresa no longo prazo.

Dessa forma, a melhora na segurança contra hackers é indispensável para que a companhia possa atuar de maneira eficiente e estratégica mesmo em meio à crise.

Como aumentar a segurança contra hackers?

Algumas recomendações de segurança contra hackers podem ser adotadas na empresa, mesmo que os profissionais já estejam atuando no modelo home office. Conheça 5 boas práticas a seguir!

1. Fornecer VPN

A VPN (Virtual Private Network), traduzida como Rede Privada Virtual, promove uma conexão segura da rede doméstica do colaborador com a rede corporativa.

Com a tecnologia, a empresa minimiza as chances de roubo de dados devido à solução de criptografia ponta a ponta, além de mitigar as vulnerabilidades do WiFi doméstico usado pelo profissional.

Veja também: WiFi corporativo: como manter a proteção da rede e dos dispositivos

2. Restringir acesso

Uma medida que já era importante ganha ainda mais centralidade: a restrição hierárquica do acesso aos dados corporativos.

O acesso de cada colaborador aos dados da empresa deve ser restrito às informações, sistemas e documentos estritamente necessários ao desenvolvimento das atividades individuais. Isso evita acessos indevidos que ampliem às vulnerabilidades dos dados sensíveis.

3. Investir em conscientização e políticas de segurança

Com o home office, os gestores de TI devem avaliar a realização de atividades de conscientização dos colaboradores sobre as políticas de segurança, assim como definir diretrizes para o trabalho remoto caso elas ainda não existam.

No atual momento, além de as atividades de formação das equipes em segurança da informação serem mais necessárias, elas terão maior receptividade por contribuir nas atividades diárias, facilitando a atuação profissional.

Leia mais: 9 formas de engajar os colaboradores em segurança cibernética

4. Disponibilizar soluções de segurança

É essencial que a empresa disponha de um sistema de segurança completo para monitoramento constante das redes corporativas que envolva todos os dispositivos conectados.

O mais recomendado é um Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS) moderno que faça o monitoramento ativo e constante da rede, identificando e isolando ameaças antes que elas comprometam a operação.

Com um monitoramento mais completo da rede, a segurança contra hackers é reforçada, não dependendo apenas da consciência e boas práticas da equipe.

5. Faça backup de dados

Com o acesso por dezenas de computadores e dispositivos, a empresa deve ficar mais atenta à realização de backup com frequência para garantir a segurança da informação.

A atualização dos dados depende da quantidade e da sensibilidade das informações, podendo ser realizada automaticamente todos os dias, por exemplo. O que evita que um ataque hacker comprometa informações importantes do negócio.

Veja também: 4 situações adversas que exigem uma estratégia de backup de dados

Qual a importância dos parceiros de TI nesse cenário?

Nesse cenário, a escolha de parceiros estratégicos e confiáveis de TI é ainda mais importante para garantir soluções eficientes, com alta disponibilidade, atualizações frequentes e estabilidade.

A ABX Telecom atua no setor há 20 anos e conta com experiência, toda a infraestrutura e processos consolidados para reforçar a segurança contra hackers.

Uma das soluções disponibilizadas pela ABX é o sistema de cibersegurança TPS, que conta com detecção, ciência forense, investigação e mecanismos de resposta para minimizar os danos causados em caso de ataques online.

Leia também: Como se proteger de hackers e evitar vazamentos de dados nas empresas?

Além disso, a empresa conta com soluções de infraestrutura de TI modernas, que garantem ativos atualizado, impactando diretamente na proteção da empresa.

Quer conhecer os principais componentes de infraestrutura de TI e o sistema avançado de segurança cibernética para aumentar a proteção contra hackers? Confira aqui na página da ABX Telecom!

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL