Topo

Conheça 6 medidas de segurança contra hackers para evitar ataques e proteger os dados

Página incialSegurança da Informação Conheça 6 medidas de segurança contra hackers para evitar ataques e ...
segurança contra hackers

Conheça 6 medidas de segurança contra hackers para evitar ataques e proteger os dados

A segurança contra hackers é medida indispensável para qualquer empresa que utilize ferramentas digitais, seja e-mail, armazenamento de dados e processos automatizados e outros.

Como esse cenário é realidade para a quase totalidade dos negócios, desenvolver estratégias de segurança contra hackers é fundamental para manter o negócio protegido e eficiente.

Leia também: Servidor para empresa: como garantir o acesso e a segurança no trabalho remoto?

Qual a importância de proteger os dados da empresa?

A necessidade de medidas de proteção contra hackers torna-se mais evidente em um momento de aumento do trabalho remoto em decorrência da pandemia da Covid-19, demandando adequação por parte das empresas.

No entanto, somado ao contexto atual de crescimento no home office, aumentaram também as vulnerabilidades de cibersegurança em decorrência dessa transformação.

De acordo com pesquisa da Check Point, 71% dos profissionais relataram elevação dos ataques cibernéticos, sendo identificadas quase 2.600 ameaças diárias relacionadas ao novo coronavírus.

Já um estudo da Trend Micro mostrou que, até o fim de março, foram identificados ataques em spams enviados por e-mails (65,7%), em código malicioso conhecidos como malwares (26,9%) e endereços de web maliciosos (7,5%).

Esse aumento das ciberameaças converge com um cenário no qual 54% das ameaças a dados confidenciais das empresas são causadas por falhas dos usuários, de acordo com o relatório Tendências Globais em Criptografia 2020.

Saiba mais: Infraestrutura de TI: o que é preciso para garantir a produtividade e a segurança no trabalho remoto?

Como aumentar a segurança contra hackers em 6 passos?

Esse momento que reúne aumento das ciberameaças, trabalho remoto e falhas humanas é visto com cautela pelos gestores que precisam reforçar as estratégias de segurança contra hackers para minimizar as vulnerabilidades.

A seguir, conheça 6 passos reconhecidos pelos especialistas em segurança da informação como eficazes para enfrentar esses desafios corporativos.

1. Mapeamento dos dispositivos de TI

A gestão dos ativos de TI é indispensável para que os gestores conheçam a rede e possam torná-la mais segura mesmo com o trabalho remoto.

Para tal, é preciso que seja feito um mapeamento dos dispositivos e também da capacidade dos recursos disponíveis, pois a sobrecarga de informações torna a infraestrutura de TI mais vulnerável a ciberataques e afeta a operacionalidade.

2. Disponibilize uma VPN

A VPN – Virtual Private Network – consiste em uma rede disponibilizada pela empresa para que os colaboradores, mesmo trabalhando remotamente, possam se conectar por um canal mais seguro.

A solução garante controle do tráfego e criptografia dos dados, aumentando a segurança mesmo quando a conexão é feita por um Wi-Fi doméstico.

3. Criptografe os dados sensíveis

A criptografia é uma proteção fundamental às companhias, tanto no caso de dados sensíveis como de saúde e financeiros, mas não apenas.

Com o recurso, a empresa aumenta a segurança contra hackers principalmente em ataques como de ransomware, no qual há um sequestro dos dados e exigência de pagamento para devolução das informações.

Veja ainda: WiFi corporativo: como manter a proteção da rede e dos dispositivos

4. Gerencie dispositivos e aplicativos móveis

A equipe de TI pode desenvolver uma estratégia de gerenciamento ativo de todos os dispositivos usados na execução das tarefas corporativas utilizando recursos de endpoint e mobile.

Dessa forma, é possível desenvolver estratégias remotas de segurança contra hackers, minimizando as vulnerabilidades existentes nos terminais domésticos usados pelos colaboradores.

5. Controle de acesso

Uma das principais práticas de cibersegurança das empresas é o controle de acesso aos dados corporativos.

Cada colaborador só deve ter acesso aos dados referentes à área na qual atua, minimizando as chances de mau uso ou vazamento de informações, especialmente as sensíveis.

Além disso, adote uma política de senhas forte, com trocas periódicas e acesso pessoal e intransferível.

6. Estratégia de backup

O aumento da segurança contra hackers depende diretamente da estratégia de backup adotada pela equipe de TI.

Inicialmente, a empresa deve contar com storages corporativos que garantam capacidade de armazenamento e acesso seguro.

Além disso, deve-se ter uma política de segurança para mitigar falhas dos usuários, evitando o armazenamento de dados corporativos em dispositivos pessoais, como o celular ou computador doméstico, mas também pendrives e cloud pessoal.

Saiba mais: 4 situações adversas que exigem uma estratégia de backup de dados

Como parcerias estratégicas auxiliam nesses processos?

Para muitas empresas é desafiador e, até mesmo, inviável, desenvolver uma estratégia complexa de segurança em meio à crise do coronavírus. O que aumenta a importância de parcerias estratégicas com um outsourcing de TI.

A ABX Telecom tem experiência nessa área fornecendo diferentes soluções de segurança cibernética, como:

  • Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS) que faz monitoramento ativo da rede e isolamento automático de ameaças;
  • Infraestrutura de TI para renovação e modernização do parque tecnológico, garantindo ativos de rede corretamente configurados e estruturados para aumentar a segurança operacional.

Portanto, de acordo com as demandas da empresa, os gestores podem avaliar quais estratégias de segurança contra hackers disponibilizada pela ABX Telecom melhor atende às necessidades identificadas no negócio.

Quer saber mais sobre o sistema de segurança cibernética? Confira nossa página aqui!

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL