Topo

Comunicação unificada: 6 dicas de como modernizar sua operação

Página incialSistema de Comunicação Comunicação unificada: 6 dicas de como modernizar sua operação
comunicação unificada

Comunicação unificada: 6 dicas de como modernizar sua operação

O ano de 2020 começou com diversas mudanças exigidas pela crise do coronavírus, demandando quarentena em centenas de países e aumento do home office para manutenção das atividades corporativas. Com isso, a comunicação unificada se estabeleceu entre as prioridades das empresas.

Com a necessidade de que os colaboradores permaneçam em casa, as empresas de diferentes portes e segmentos adotaram o trabalho remoto devido à conectividade das equipes e digitalização das atividades.

Veja também: Infraestrutura de TI: o que é preciso para garantir a produtividade e a segurança no trabalho remoto?

No entanto, para que haja eficiência e produtividade nesse momento, a modernização da comunicação unificada é uma prioridade. Saiba mais a seguir!

Como a comunicação unificada garante a operação da empresa?

O trabalho remoto já vinha sendo adotado no Brasil, mas com passos lentos e intercalado com atividades presenciais.

No entanto, uma pesquisa do International Workplace Group mostrou que garantir a flexibilidade aos colaboradores para trabalhar em home office com segurança aumenta a eficiência e a competitividade.

Para 85% dos executivos entrevistados, o trabalho remoto torna os negócios mais produtivos. Atualmente, são diversas as soluções de comunicação unificada que podem facilitar os processos, como:

  • Telefonia PABX;
  • Tecnologias na nuvem;
  • Videoconferência e telepresença;
  • Ativos de rede atualizados;
  • Controle de tráfego e acesso.

Portanto, ainda que a crise do coronavírus tenha sido uma surpresa, as empresas têm condições de desenvolver uma estratégia de comunicação unificada e usar as novas tecnologias para manter as atividades.

Veja ainda: 5 benefícios da tecnologia da informação e comunicação nas empresas

6 dicas para modernizar a comunicação corporativa

Apesar das soluções disponíveis que viabilizam o sucesso do home office, é indispensável que as companhias avaliem a modernização da operação para garantir a segurança e a eficiência nessa modalidade. Conheça algumas dicas:

1. Revisar os fluxos de trabalhos

Com a nova modalidade de trabalho que não tem data para terminar, as empresas precisam se reinventar e tornar os processos mais eficazes. O que envolve a revisão dos fluxos de trabalho.

O mapeamento de todas as atividades e a modernização dos processos são mais do que apenas adaptá-los temporariamente, mas sim adotar a transformação digital na empresa para identificar e corrigir gargalos que afetem a produtividade.

Leia mais: Impactos da telefonia na nuvem na transformação digital de empresas

2. Atualizar seu ambiente de aplicativos

Com o trabalho remoto, a empresa não pode fugir da necessidade de modernização do ambiente de aplicativos, principalmente no que se refere à alocação de softwares, sistemas e dados na nuvem para acesso remoto.

Avalie a adoção de soluções baseadas em software como serviço (SaaS), que reduzem as instabilidade e garantem que os times continuem atuando no modelo home office sem prejuízos ao desempenho deles e à experiência dos clientes.

3. Modernizar as operações

A adoção da comunicação unificada é indispensável para que as equipes, clientes e fornecedores continuem dialogando. No entanto, é necessário que as operações sejam atualizadas.

Por exemplo, considere a assistência técnica por videoconferência ou chats, garantindo uma transformação positiva e tecnológica para os processos que antes eram desempenhados de forma analógica. Não esqueça também que o e-commerce e compras online estão em alta. Então, sua loja física pode investir nessas estratégias para se manter ativa.

4. Gerenciar o aumento da demanda

Com o trabalho remoto, é certo que haverá um aumento da demanda para a área de TI. Dessa maneira, a empresa deve investir em uma comunicação unificada que garanta que os colaboradores possam resolver as demandas com agilidade e praticidade.

Existem diferentes práticas para dar suporte aos colaboradores atuando remotamente sem sobrecarregar os times de TI, como autoatendimento, FAQ, telepresença, entre outras.

5. Políticas e planos de resposta às falhas

O home office aumentou as ciberameaças promovidas por hackers, exigindo que as empresas tenham políticas de segurança claras e com conscientização das equipes para bom uso da rede e das infraestruturas disponíveis.

Ainda assim, os erros de usuários permanecem como um aspecto crítico à segurança das companhias, que devem investir em planos de resposta às falhas, minimizando o tempo de ação e, consequentemente, os danos causados.

6. Escolha parceiros estratégicos

A estruturação de uma comunicação unificada que atenda à demanda atual de trabalho remoto é complexa. Logo, a empresa deve considerar a contratação de um outsourcing de TI, que seja um parceiro estratégico nesse momento desafiador.

A ABX Telecom tem 20 anos de experiência em telecomunicações e tecnologia da informação, com processos consolidados, parceiros certificados e soluções modernas.

Para atender às atuais demandas, a ABX Telecom disponibiliza a solução de comunicação unificada que inclui: telefonia PABX e na nuvem, videoconferência e telepresença.

Leia também: Como a infraestrutura de TI e a comunicação unificada preparam a empresa para o ambiente digital

Além da assistência desde a implementação até o suporte técnico, a empresa também disponibiliza ativos para infraestrutura de TI, garantindo o hardware necessário para que as soluções sejam incorporadas.

Quer saber mais sobre a comunicação unificada da ABX Telecom? Conheça as soluções e vantagens aqui!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL