Topo

Sistema de comunicação: como garantir reuniões virtuais e videoconferência eficientes?

Página incialSistema de Comunicação Sistema de comunicação: como garantir reuniões virtuais e videoconf...
sistema de comunicação

Sistema de comunicação: como garantir reuniões virtuais e videoconferência eficientes?

A pandemia do coronavírus levou milhões de pessoas ao isolamento social e tornou o trabalho remoto o “novo normal”. Com isso, as empresas estão priorizando o investimento no sistema de comunicação para viabilizar as transformações na rotina corporativa.

Com cada colaborador atuando da própria casa, o sistema de comunicação é importante para garantir a troca de informações e a colaboração entre os profissionais, como por meio das reuniões virtuais e videoconferências.

Veja mais: Como a infraestrutura de TI e a comunicação unificada preparam a empresa para o ambiente digital

Além das interações entre a equipe, esses recursos são usados para promover uma comunicação eficiente e de qualidade com clientes, parceiros e fornecedores.

Como melhorar o sistema de comunicação e reuniões da empresa?

A qualidade e a eficiência da comunicação em meio ao trabalho remoto depende de organização, domínio tecnológico e também boa performance da rede utilizada.

Com a maior frequência das reuniões virtuais, os gestores estão cada vez mais procurando formas de aprimorá-las. Saiba como a seguir!

Identificar ambientes ideais para reuniões virtuais

Inicialmente, é preciso que o gestor identifique o seu local ideal e instrua sua equipe a encontrar um ambiente em casa que seja favorável a uma reunião virtual.

Nem sempre o profissional tem um escritório em casa apropriado, de forma que precise encontrar um espaço adequado. Nesse caso, deve-se escolher um ambiente sem barulho, com boa iluminação e com pouca circulação de pessoas.

Verifique a estrutura para reunião

Em muitos aplicativos para reuniões virtuais, a sala é organizada por um anfitrião, sendo que a qualidade da conexão dele é fundamental para que o encontro desenvolva-se de forma adequada.

Além disso, quando as reuniões englobam mais pessoas é importante que a equipe de TI esteja à disposição para viabilizar uma estrutura adequada.

Leia também: 6 dicas para garantir a infraestrutura de TI eficiente

Identifique boas tecnologias para reuniões virtuais

Com a expansão das videoconferências, diversas soluções tornaram-se conhecidas, mas a empresa deve avaliar detalhadamente a tecnologia e sua segurança antes de utilizá-la em uma reunião, principalmente se forem discutidos temas sensíveis e estratégicos do negócio.

Também é preciso que a plataforma seja compatível às necessidades da reunião, como abrir espaço para colaboração dos participantes, fazer apresentações e disponibilizar conteúdos multimídia, entre outros.

Veja ainda: Como manter a segurança contra hackers no trabalho remoto

É principalmente nesse quesito que o investimento em um sistema de comunicação pode ser determinante, com uma plataforma mais privativa e personalizada às demandas da empresa.

Preparar o conteúdo da reunião virtual

Para que uma reunião virtual seja eficiente, é fundamental que o anfitrião ou responsável tenha uma pauta organizada de tudo o que será abordado. Organize os tópicos e também o tempo destinado a cada assunto.

Uma publicação do Harvard Business Review indicou que a reunião virtual pode ser mais exaustiva do que as presenciais, de forma que é importante controlar o tempo de exposição para que a atividade não se torne cansativa e improdutiva.

Dessa forma, caso a reunião conte com a participação interativa, instrua sobre o fechamento dos microfones quando não estiver falando e determine um tempo para falas individuais.

Leia também: Infraestrutura de TI: o que é preciso para garantir a produtividade e a segurança no trabalho remoto?

Tenha parceiros especializados

Com a necessidade de isolamento social se entendendo e a possibilidade de que ela permaneça no pós-quarentena, as empresas devem encarar as reuniões virtuais de forma mais profissional, o que depende de encontrar parceiros estratégicos.

Com um sistema de comunicação profissional, há um estímulo à colaboração entre profissionais mesmo no home office, com facilidade para interações e ferramentas mais intuitivas e adequadas às demandas do negócio.

A ABX Telecom é especializada em soluções eficientes de TI e telecom como para videoconferência e telepresença. O sistema de comunicação inclui recursos para facilitar as interações entre membros da equipe e também com clientes e fornecedores.

Além da videoconferência, a ABX Telecom disponibiliza soluções como telefonia PABX e também na nuvem, garantindo a mobilidade e flexibilidade dos recursos.

Veja mais: Comunicação unificada: 6 dicas de como modernizar sua operação

Portanto, o sistema de comunicação junto com boas práticas garantem reuniões virtuais mais produtivas, maior eficiência para as empresas e otimização de custos. Para saber mais, conheça o sistema de comunicação unificado da ABX Telecom aqui!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL