Topo

Como modernizar a infraestrutura de TI e otimizar os serviços remotos

Página incialAtivos de Rede Como modernizar a infraestrutura de TI e otimizar os serviços remotos
Infraestrutura de TI e operações remotas

Como modernizar a infraestrutura de TI e otimizar os serviços remotos

O número de serviços e operações remotas subiu exponencialmente em decorrência do home office provocado pela pandemia do coronavírus. Então, se tornou mais do que necessário modernizar a infraestrutura de TI para atender à essa demanda crescente.

Segundo pesquisa da Ivanti, a quantidade de colaboradores remotos saltou 93% durante o período da covid-19. A venda de computadores no Brasil também comprova essa tendência do teletrabalho, com alta de 16% na comercialização de unidades no 1º trimestre, em relação ao mesmo período de 2019, revelam dados da consultoria IDC.

Com isso, as cargas de trabalho de TI, os problemas de segurança e os desafios de comunicação tiveram um aumento neste novo momento.

De acordo com o mesmo estudo da Ivanti, as principais solicitações para as equipes de TI neste contexto estavam relacionadas a: 

  • 74% por problemas de VPN; 
  • 56% sobre questões de videoconferência; 
  • 48% sobre restrições de largura de banda; 
  • 47% para redefinições de senha; 
  • 47% sobre problemas de mensagens e comunicação.

Além disso, no cenário atual, 66% dos profissionais de TI notaram uma elevação nas violações de segurança. Entre as principais causas, estão: e-mails maliciosos (58%); comportamento arriscado e não conforme dos funcionários (45%); e aumento nas vulnerabilidades de softwares (31%).

Como melhorar os serviços remotos e atender às exigências

Para garantir maior eficiência, produtividade, performance e segurança nas operações remotas de TI e nos serviços da empresa como um todo, é necessário modernizar a infraestrutura de TI. Assim, é possível cumprir com a maior necessidade por tecnologias para trabalhar remotamente.

Afinal, apesar dos serviços em nuvem e a digitalização estarem em expansão, as empresas precisam revisar sua infraestrutura de TI para lidar com as novas formas de trabalho e as mudanças de modelo de negócios.

No cenário em que vivemos, já houve crescimento de 30% a 35% no uso da capacidade de data centers por exemplo. E a tendência, mesmo após a situação chegar à normalização, é o crescente aumento de demanda. 

Até porque, antes mesmo da covid-19, a maior penetração do comércio eletrônico, os pagamentos digitais e a implantação da transformação digital e de inovações tecnológicas já haviam começado a estimular a demanda por infraestrutura de TI.

Que tipo de empresas precisam melhorar sua infraestrutura de TI?

Atualmente, segundo o Relatório Global de Serviços Gerenciados 2020 da NTT, 48% dos líderes de negócios já reconhecem a necessidade de otimizar o ambiente de trabalho. 

Com todas as mudanças tecnológicas apresentadas e o crescimento do home office, as empresas de todos os portes e diversos segmentos sentem a importância de melhorar a infraestrutura de TI, como:

  • Bancos e serviços financeiros;
  • Logística;
  • Indústrias;
  • Comércio eletrônico;
  • Serviços de atendimento ao cliente;
  • Varejo;
  • Hospitais;
  • Hotéis, entre outros.

Leitura recomendada: 5 principais erros cometidos na gestão de ativos das empresas

Passo a passo de como modernizar a infraestrutura de TI

Muitos gestores se perguntam sobre como fazer a modernização e a adequação das operações. Confira os principais passos para garantir a melhor infraestrutura de TI:

1. Refazer o inventário

O inventário deve ser o ponto de partida de qualquer mudança e modernização na infraestrutura. É fundamental conhecer todos os ativos de rede e fazer o mapeamento completo da organização, incluindo parque tecnológico, sistemas, aparelhos e dispositivos, destacando a complexidade e as variedade dos itens.

Assim, é possível organizar as necessidades, verificar os recursos ineficientes, ociosos, subutilizados, com brechas de segurança ou até mesmo atraso tecnológico. A partir daí, fica mais fácil dar os próximos passos.

2. Identificar gargalos

Com o inventário realizado, os gestores podem encontrar gargalos operacionais da infraestrutura de TI e devem trabalhar para resolvê-los. 

Para isso, é importante desenvolver ferramentas e processos para simplificar e melhorar o gerenciamento de rede e operações, otimizar o espaço físico, integrar a gestão de ativos e priorizar os investimentos em direção à modernização.

Leitura recomendada: Comunicação unificada: 6 dicas de como modernizar sua operação

3. Usar a automação

Elemento-chave no processo de otimização, a automação é capaz de ajudar a gestão de TI de diversas formas. Afinal, este recursos tecnológico permite automatizar o monitoramento da infraestrutura de TI, assim como a medição e a análise da utilização de ativos.

4. Atender às necessidades de negócios

Um aspecto relevante a se levar em consideração é as necessidades da empresa, o que envolve neste caso a quantidade e as cargas de trabalho. Essa etapa conta com as análises de inventário e da realidade do negócio.

Com o levantamento em mãos, pode-se reduzir os custos, diminuir os recursos físicos e aumentar a eficiência da carga de trabalho de cada servidor. Além disso, neste passo, é possível identificar processos que podem ser automatizados, garantindo ainda mais performance.

Dessa maneira, os gestores também garante maior flexibilidade para adaptar o orçamento de TI aos serviços, tecnologias e funcionalidades necessárias para gestão e operação.

5. Racionalizar o parque tecnológico

Em conjunto com as medidas anteriores, racionalizar o parque tecnológico é um processo contínuo conforme às novas demandas da infraestrutura de TI são aplicadas nas empresas, tornando os processos ultrapassados ou as cargas de trabalho redundantes.

Logo, é necessário ficar atento às operações e necessidades para racionalizar a variedade e o tipo de recursos presentes na sua infraestrutura.

6. Contar com parceiros estratégicos

Para modernizar a infraestrutura e otimizar as operações físicas e remotas, o conhecimento técnico é fundamental. E, com tantas etapas a serem cumpridas neste processo, contar com parceiros estratégicos se torna essencial.

De acordo com o Relatório Global de Serviços Gerenciados 2020 da NTT, 55% das empresas dizem recorrer a provedores de serviços por sua capacidade de reduzir riscos de segurança. Além disso, 30% citam a melhoria da eficiência operacional e 29% destacam o melhor desempenho e disponibilidade da infraestrutura.

Precisa de uma parceira estratégica que forneça os melhores serviços de TI? A ABX Telecom possui mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação.

Disponibilizamos diversas soluções, como ativos de rede, servidores, storages e data centers, para garantir o melhor desempenho da infraestrutura de TI e viabilizar uma rede centralizada e integrada.

Fazemos a instalação e configuração dos equipamentos e realizamos a manutenção e o suporte pós-venda para os equipamentos e soluções. Quer saber mais detalhes? Acesse nossa solução de infraestrutura de TI aqui ou entre em contato com nossos especialistas.

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL