Topo

Como garantir a segurança de dados nos ativos de rede

Página incialAtivos de Rede Como garantir a segurança de dados nos ativos de rede
ativos de rede

Como garantir a segurança de dados nos ativos de rede

Com a progressão da pandemia, diversas organizações passaram a adotar o home office. Nesse sentido, as discussões acerca de segurança de dados nos ativos de rede se tornaram ainda mais emergentes.

Uma das razões para isso foi o aumento dos ataques cibernéticos no período de quarentena. De acordo com informações da Fortinet, houve um crescimento de 131% de ameaças virtuais direcionadas aos trabalhadores remotos.

Outro estudo, desta vez da Kaspersky, nos revela um avanço de 30.000% de tentativas de invasões no começo da pandemia. 

Em média, foram registrados 380.000 ataques e golpes onlines. O levantamento também aponta uma elevação de 124% das investidas contra dispositivos móveis.

Além disso, com a flexibilização gradual da quarentena e o retorno das atividades comerciais, as empresas também têm se preocupado em proporcionar toda a estrutura para os seus funcionários, tanto para as tarefas desenvolvidas em casa, quanto os fluxos concluídos nos escritórios.

Mas, afinal, como viabilizar a segurança dos ativos de rede e manter a proteção dos dados de uma corporação? Para te ajudar a responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Confira!

Leia também: Como modernizar a infraestrutura de TI e otimizar os serviços remotos

Como garantir a segurança com os ativos de rede?

De modo bastante simples, os ativos de rede podem ser definidos como todos os componentes da infraestrutura de TI, sejam eles físicos ou virtuais. 

Nesse cenário, para garantir recursos devidamente protegidos, é fundamental implementar algumas ações. Dentre elas, podemos citar:

Estabeleça níveis de acesso

A navegação dos usuários nas aplicações ou documentos da empresa pode ser uma das responsáveis por abrir vulnerabilidades na segurança. Por isso, uma ação essencial é estabelecer níveis e limites de acessos, assim como definir credenciais.

Ou seja, com esse tipo de recurso, apenas os funcionários que realmente precisam visualizar ou alterar determinadas informações são autorizados a fazê-las. 

É viável também implementar treinamentos para todos os colaboradores, especialmente enquanto as empresas estão atuando remotamente. 

Quanto mais informações e habilidades o time desenvolver, menores são as chances de erros ou falhas nos ativos de rede que possam comprometer os sistemas de proteção da instituição.

Realize backups

Outrossim é realizar backups frequentemente de todos os dados da corporação. Essa estratégia não apenas auxilia os gestores em casos de tentativas de ataques destinados a roubos de informações, por exemplo, mas também previne perda de conteúdos importantes em casos de comprometimento tecnológico.

Mantenha os sistemas atualizados

Algo que pode gerar vulnerabilidades nas aplicações da companhia são os sistemas desatualizados, pois esses upgrades são essenciais na correção de brechas na segurança.

Dessa forma, é preciso se atentar nas atualizações dos firewalls, sistemas operacionais, todos os softwares e aplicativos locais, assim como os serviços na nuvem, firmwares e outros.

Tenha um plano de recuperação de desastres

Recorda-se que falamos a respeito de implementar um treinamento para os colaboradores? Pois bem, é de suma importância elaborar planos de prevenção e estratégias em cenários de algum tipo de falha, inclusive na segurança cibernética.

Dessa forma, a ação mais efetiva é o plano de recuperação de desastres, que permite o acompanhamento constante de todas as aplicações, monitoramento de possíveis vulnerabilidades e a implementação de rápidas medidas paliativas, se necessário.

Proteja as conexões Wi-Fi

Por fim, as conexões Wi-Fi podem ser portadoras de graves brechas na segurança de dados da empresa. 

Por essa razão, é preciso estabelecer padrões de utilização, como a definição de usuário e senha, configurações de criptografia, firewalls sempre atualizados e periódicas varreduras na rede.

Você pode se interessar: Como evitar os problemas mais comuns nos ativos de rede?

Conte com o auxílio da ABX Telecom

A ABX Telecom é uma parceiro de negócios que fornece soluções inovadoras para proteção dos ativos de rede da sua organização.

Contando com uma equipe preparada, a ABX apoia os seus parceiros na implementação completa da infraestrutura de TI, como os ativos, data centers, storages e servidores. 

Todos os projetos são elaborados conforme as necessidades de cada empresa e possuem escalabilidade.

Além disso, a ABX fornece a solução de segurança cibernética por meio do Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS), que garante monitoramento 24×7 e rápida detecção de atividades incomuns.

Com isso, a ABX contribui para redução de custos, aumento da eficiência operacional, centralização da gestão de TI e otimização. Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL