Topo

Gestão de ativos: como transformar o ambiente de TI no setor hospitalar

Página incialAtivos de Rede Gestão de ativos: como transformar o ambiente de TI no setor hospital...
gestão de ativos

Gestão de ativos: como transformar o ambiente de TI no setor hospitalar

A transformação digital tem alcançado todos os setores da sociedade, inclusive o segmento hospitalar. Diversos centros médicos têm buscado maneiras de modernizarem a gestão de ativos de TI e essa procura por inovação não é atoa. 

Um levantamento realizado pela Arcserve nos revela que, apenas em 2019, os ataques cibernéticos direcionados aos hospitais sofreu um aumento de 195%.

Além disso, esse mesmo estudo constatou que o período de inatividade dos softwares utilizados nesses espaços custa cerca de 740 mil dólares às instituições por incidente.

Por essa razão, cerca de 50% dos centros hospitalares têm atualizado seus sistemas de tecnologia da informação e comunicação

No entanto, para promover uma verdadeira disrupção tecnológica, é fundamental estabelecer um plano de ação completo e estratégias apropriadas. Para te ajudar nesse processo, elaboramos um conteúdo com todas as dicas. Continue com a leitura e confira!

Leia também: Segurança de dados na saúde: como proteger as informações em hospitais e clínicas?

Como modernizar a gestão de ativos de TI no setor hospitalar?

Organizar o ambiente de TI no setor da saúde é fundamental, isso porque agrega segurança cibernética, potencializa a proteção das informações de pacientes, fornecedores e colaboradores, viabiliza a otimização dos fluxos e promove aumento da eficiência operacional.

Para alcançar esses resultados, porém, algumas ações são essenciais. Dentre elas, podemos destacar:

Elaboração de um planejamento completo

O primeiro passo para implementação de qualquer estratégia é o planejamento. Nesse sentido, é preciso, a priori, realizar uma análise completa da estrutura do espaço, como quantidade de profissionais e consultórios, média de pacientes e gargalos nos processos.

Desse modo, é possível também identificar necessidades, como a adoção de ferramentas na nuvem, compra de novos equipamentos e adequação de protocolos.

Com base em todas as informações levantadas, organize planos de ação para suprir essas precisões, separe os investimentos estabelecidos e nomeie técnicos responsáveis por gerenciar e monitorar essas práticas.

Centralização de dados

Um dos benefícios da modernização da gestão de ativos tecnológicos em hospitais é a centralização de dados

Ou seja, as antigas fichas médicas em papel, que poderiam ser facilmente perdidas ou confundidas, são substituídas por automatizações que permitem o acesso e atualização rápida por todos os profissionais envolvidos no atendimento.

Dentre algumas das possíveis virtualizações de dados que surgiram nos últimos anos, destacam-se Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e Telerradiologia.

Integração das informações

Outro passo essencial quando nos referimos à transformação digital na saúde é a integração de informações

No tópico anterior, os profissionais conseguem visualizar e agregar mais dados nas fichas, certo? Entretanto, essa centralização diz respeito ao momento do atendimento.

Nesse sentido, é preciso estabelecer um processo que viabilize a integração de diferentes sistemas com dados sobre os pacientes, como a quantidade de consultas marcadas, tentativas de contato, histórico de medicamentos, informações de exames e outros.

Além disso, para melhor administração de todos os ativos, é necessário integrar facilmente dados do próprio hospital, desde a infraestrutura até o planejamento logístico de remédios e leitos. 

Estabelecimento de um plano de contingência

Por fim, não podemos falar a respeito da modernização na gestão de ativos sem citar sobre a elaboração do plano de contingência

Esse processo garantirá a disponibilidade de toda a rede pelo maior tempo possível ou rápidas ações em casos de paradas, falhas ou tentativas de invasões cibernéticas. 

Para isso, é fundamental maximizar os processos de segurança, como atualizações dos softwares e controle de acesso, implementar treinamentos para os colaboradores, realizar constantes backups de dados e definir práticas necessárias para recuperação ágil. 

Você pode se interessar: 6 dicas para garantir a infraestrutura de TI eficiente

Conte com a ABX Telecom!

A ABX Telecom é uma parceira de negócios com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e telecom. 

Na prática, a ABX fornece aos seus clientes serviços completos para modernizar a gestão de ativos, desde melhorias significativas na Infraestrutura de TI até a implementação da Comunicação Unificada

Dessa forma, a ABX garante aos centros hospitalares eficiência operacional, monitoramento 24×7, transformação digital, redução de custos, segurança cibernética e otimização de processos.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo em contato e conte com todo apoio da ABX Telecom!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL