Topo

WiFi Corporativo: quais os benefícios dessa solução?

Página incialBusiness WiFi Corporativo: quais os benefícios dessa solução?
Benefícios do WiFi corporativo

WiFi Corporativo: quais os benefícios dessa solução?

A transformação digital das empresas já é uma realidade e cada vez mais corporações do mundo inteiro buscam implementar novas tecnologias que possuam uma melhor infraestrutura e maior segurança, como é o caso do WiFi corporativo.

Segundo o levantamento realizado pela F5 Networks, divulgado pelo portal Terra, 87% das organizações estão em processo de transformação digital e 77% estão automatizando as operações de rede para aumentar a eficiência do pátio tecnológico.

Nesse sentido, a rede corporativa já demonstra ser uma ferramenta essencial para  complementar uma infraestrutura de TI planejada e segura, como também aprimorar os processos internos e departamentais, buscando aumentar a organização e a produtividade da equipe.

Leia mais: Equipamentos de rede estruturada: 5 dicas para montar na sua empresa

Afinal, o que é o WiFi corporativo?

O WiFi corporativo consiste em uma rede de alta capacidade que conta com soluções e ferramentas voltadas para uso corporativo, como:

  • Sistemas de controle de acesso;
  • Hardwares de alta performance que suportam um maior número de dispositivos conectados;
  • Maior fluxo de informações e velocidade;
  • Transferência de dados privativa, viabilizando que visitantes utilizem a rede sem comprometer a segurança da empresa.

Quais são as vantagens do WiFi corporativo?

Contar com uma rede que permite compartilhar dados sem a dependência de cabos traz uma maior flexibilidade e mais agilidade para a empresa. Além desse benefício primordial, a implantação do WiFi corporativo também possui outras vantagens:

Bom custo-benefício e redução de gastos

Diferentemente do WiFi padrão, a rede corporativa possui um investimento inicial baixo para a empresa, pois não é necessário a instalação de cabos e a compra de diversos roteadores, assim como também não é preciso realizar reformas ou adaptações no ambiente para funcionarem. 

Por outro lado, custos com manutenção da rede e uma equipe de TI exclusiva para dar suporte a problemas na internet são descartados, já que o sistema é muito mais prático e fácil de se utilizar.

Segurança

Com uma estrutura de segurança muito mais robusta, o WiFi corporativo permite a integração com programas de controle de acesso, tornando realizar uma série de ações que contribuam com uma rede muito mais segura, como: 

  • Autenticação de usuário;
  • Administração de senhas;
  • Soluções de criptografia e VPN;
  • Gerenciamento de políticas de segurança;
  • Ativos de rede modernos como controladoras, Access Point Indoor e Access Point Outdoor;
  • Planejamento adequado da rede;
  • Divisão entre rede corporativa e rede aberta para não funcionários;
  • Rastreamento de requisições geradas por agentes externos.

Leia mais: 5 Medidas Para Reforçar A Segurança Contra Hackers E Evitar Ataques Sofisticados

Flexibilidade, mobilidade de conexão e produtividade

A conexão é mais rápida e responsiva em todos os lugares da empresa. Não haverá pontos em que o WiFi é mais forte ou mais fraco, pois a área de cobertura é mais ampla e a rede suporta muito mais usuários, fornecendo uma conexão de qualidade a todos.

E, como citado, não haverá mais a dependência de cabos ou a necessidade da utilização de acessórios como pen drives ou até mesmo a realização de downloads de arquivos, pois torna-se mais fácil a adequação da nuvem, tornando mais fácil o compartilhamento de informações.

Com isso, os computadores ficam mais leves e mais ágeis, contribuindo no aumento da produtividade dos seus funcionários.

Leia mais: Como o sistema de comunicação otimiza o trabalho remoto e aumenta a produtividade

Escalabilidade

O WiFi corporativo acompanha o crescimento do seu negócio sem gerar custos adicionais. Com ele, é possível ampliar e muito os pontos de acesso na empresa sem a necessidade de instalações ou a elaboração de um novo planejamento logístico.

A escalabilidade dessa tecnologia permite o suprimento das necessidades de conectividade de empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Leia mais: 6 dicas para garantir a infraestrutura de TI eficiente

Como implementar?

Eleger uma rede corporativa para a implementação pode ser uma tarefa um pouco complexa, já que envolve políticas de segurança, configurações de redes e funcionalidade de equipamentos e sistema

Também é necessário analisar as necessidades da empresa, levando em conta alguns fatores como:

  • Número de funcionários;
  • Quais são as informações e conteúdos compartilhados na rede e quais são os níveis de importâncias destes;
  • Nível de estrutura de tecnologia do escritório;
  • Tamanho da área de cobertura;
  • Taxa de transferência de dados.

Após o levantamento de todos estes dados, é necessário avaliar as redes disponíveis no mercado, com o objetivo de evitar erros comuns como a escolha de fornecedores de baixa qualidade e o mau direcionamento da solução. Por esses motivos, é aconselhável a contratação de uma empresa especialista no assunto.

Conte com a ajuda da ABX Telecom

Com mais de 20 anos de experiência em Infraestrutura de TI, Telecom e Segurança Cibernética, a ABX Telecom oferece serviços completos para a análise e planejamento, instalação e manutenção do WiFi corporativo

Conte com o nosso suporte 24 horas por dia, 7 dias da semana e nossos projetos totalmente customizáveis para atender a sua empresa da melhor maneira, sanando todas as suas dúvidas e necessidades.

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL