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Como garantir a segurança da informação nas empresas no trabalho híbrido?

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Como garantir a segurança da informação nas empresas no trabalho híbrido?

As discussões acerca da importância de implementar medidas eficientes de segurança da informação nas empresas estão ganhando cada vez mais espaço, especialmente no cenário atual, com o trabalho remoto a ascensão da atuação híbrida. 

De acordo com dados da Keeper Security, 56% dos gestores de TI consideram suas ações de proteção de dados pouco eficazes ou ineficazes. Esse mesmo estudo nos revela que 63% dos profissionais notaram aumento das vulnerabilidades cibernéticas desde o início da pandemia.

Por outro lado, tem crescido o número de empresas que aderiram ao home office permanente e, nesse cenário, a possibilidade do trabalho híbrido tem se tornado bastante atrativa para os colaboradores.

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Workforce of the Future, feita pela Cisco, 87% dos funcionários desejam poder escolher entre o trabalho remoto ou a modalidade híbrida.

Diante disso, como os gestores podem garantir a segurança da informação nas empresas em cenários de diferentes possibilidades de atuação e, ainda, assegurar a produtividade e eficiência do time?

Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira! 

Você pode se interessar: Qual é a importância de um plano bem delimitado de segurança contra hackers?

Como garantir a segurança da informação nas empresas durante o trabalho híbrido?

Dentre as principais ações para maximizar a segurança da informação nas empresas e potencializar os resultados da equipe no trabalho híbrido estão:

Revisar as políticas internas da empresa

O primeiro passo é sempre entender qual é o status atual do seu negócio e, para tal, revise as políticas internas já existentes.

Com isso, você consegue não apenas encontrar oportunidades de melhorias, mas também identificar gargalos, erros e vulnerabilidades nos processos operacionais.

Dessa forma, é possível planejar novas ações para otimizar a segurança de dados do seu negócio e envolver todos os colaboradores na implementação.

Se atentar aos equipamentos usados no home office

Em seguida, é momento de prestar atenção nos equipamentos que os colaboradores utilizam. Na maioria das vezes, no home office, os funcionários usam maquinários próprios e, por isso, não é garantia de que possuem recursos básicos de segurança.

Por isso, caso essa seja a realidade do seu negócio, certifique-se de que todos tenham acesso aos sistemas de proteção, assim como softwares que monitoram possíveis ameaças nas máquinas.

Estabelecer a autenticação em duas etapas

Outra iniciativa bastante importante quando falamos a respeito de segurança da informação nas empresas é a autenticação em duas etapas.

Na prática, ela é caracterizada pela confirmação de informações do usuário além do login e senha, como data de nascimento, código aleatório ou outro tipo de dado.

Com isso, pode-se inibir acessos de terceiros ou tentativas de invasões na rede, de modo a garantir todo o suporte ou iniciativas rápidas caso necessário.

Leia mais: Como otimizar a tecnologia da informação e comunicação nas empresas em home office?

Promover um gerenciamento de acesso eficiente

Por fim, é preciso promover um gerenciamento de acesso apropriado e eficiente, que respeite não apenas as políticas de privacidade definidas previamente, mas também as necessidades dos colaboradores.

Para isso, tenha parametrizado quais são as tarefas de cada um, sistemas utilizados e permissões apropriadas de acordo com suas atividades. 

Desse modo, é mais fácil monitorar os acessos na rede e, inclusive, identificar quaisquer ações erradas que coloquem em risco a eficiência da operação ou abra vulnerabilidades.

Conheça a ABX Telecom!

Como visto, implementar um plano de segurança da informação nas empresas efetivo é um desafio, especialmente em períodos que a otimização de custos é fundamental para sustentação dos negócios.

Por essa razão, a melhor opção é contar com o auxílio de uma empresa especializada, como a ABX Telecom. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a ABX fornece aos seus clientes soluções completas de Segurança Cibernética e Infraestrutura de TI.

Contando com alta capacidade técnica, a ABX ajuda no planejamento, implementação e monitoramento dessas ações, garantindo maior disponibilidade dos ativos, redução de gastos e proteção qualificada de dados.

Além disso, a ABX Telecom possui suporte 24x7x365, oferecendo ao seu negócio atendimento personalizado a qualquer momento que seja necessário. Você deseja saber mais? Não perca tempo e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

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