Topo

WiFi corporativo: 5 dicas para fortalecer o sinal e maximizar a atuação da equipe

Página incialTecnologia da Informação e Comunicação WiFi corporativo: 5 dicas para fortalecer o sinal e maximizar a atuaç...
WiFi corporativo

WiFi corporativo: 5 dicas para fortalecer o sinal e maximizar a atuação da equipe

O WiFi corporativo, sem dúvidas, é uma das tecnologias de conexão mais utilizadas dentro de uma empresa. Além de facilitar a troca de informações e desenvolvimento das atividades, esse recurso também promove flexibilidade e mobilidade na operação.

Por outro lado, a utilização dessa ferramenta também demonstra uma realidade no Brasil: o consumo de internet cresceu nos últimos anos e, principalmente, durante a quarentena. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), aumentou 50% a busca por planos de internet no país.

No entanto, para conseguir usufruir devidamente dessa tecnologia no ambiente empresarial, é fundamental não apenas possuir um bom planejamento, mas também assegurar o correto funcionamento da ferramenta.

Isso porque as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores de TI são os constantes problemas com o sinal do WiFi corporativo. Nesse cenário, como garantir um desempenho positivo da rede e maximizar a eficiência da equipe que a utiliza?

Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira 5 dicas para fortalecer o sinal do seu WiFi corporativo

Veja mais: WiFi corporativo: como manter a proteção da rede e dos dispositivos

5 dicas para fortalecer o sinal do WiFi corporativo

Dentre as principais iniciativas para potencializar o desempenho da rede WiFi, podemos citar:

1 – Estudar a melhor posição do Access Point

O primeiro ponto diz respeito à posição do roteador em relação aos aparelhos conectados. Por se tratar de uma rede sem fio e que funciona por “ondas”, se estiver muito distante ou com diversas paredes entre o equipamento e os dispositivos, a velocidade pode ser afetada.

Para evitar esse tipo de situação, o ideal é colocar o WiFi corporativo em um local estrategicamente centralizado, de modo a alcançar todos os lados da empresa e minimizar as chances de perdas no sinal. 

2 – Se atentar a proximidade com certos objetos 

Outro ponto a se atentar é a proximidade do WiFi com determinados objetos, como espelhos, telas LCD, aquários, aparelhos de rádio, telefones sem fio ou, até mesmo, estruturas metálicas. 

Na prática, esses e outros itens podem enfraquecer o sinal da rede e afetar o funcionamento dos roteadores. Portanto, garanta que os equipamentos estejam não apenas bem posicionados, mas também longe desses instrumentos. 

3 – Configurar rede corretamente

Uma das ações que prejudicam significativamente o funcionamento das redes WiFi é a má configuração. De modo geral, é preciso estabelecer padrões adequados nas definições da rede e senhas mais complexas.

Além disso, é essencial monitorar com frequência quais e quantos usuários estão conectados, evitando acessos indevidos ou sobrecarga da infraestrutura.  

4 – Atualizar software com frequência

Por ser um equipamento, muitos gestores de TI acabam desconsiderando a atualização dos roteadores como uma prática recorrente da operação. 

O resultado desse “deslize” não poderia ser diferente: a rede fica muito mais vulnerável e pode apresentar problemas.

Por isso, sempre mantenha os dispositivos WiFi devidamente atualizados, garantindo otimizações constantes e aumentando a disponibilidade dos aparelhos. 

Você pode se interessar: Como otimizar a segurança de redes no ambiente corporativo?

5 – Contar com um provedor preparado

Por fim, de nada adianta possuir uma rede totalmente preparada, muito bem configurada e atualizada, se o provedor de internet não possui estrutura para atender a sua empresa.

Quedas frequentes do sinal, indisponibilidades da rede e problemas de conexão são apenas alguns dos cenários que podem acontecer se você não contar com um parceiro adequado. 

Conheça a ABX Telecom!

A ABX Telecom é uma empresa especializada em Infraestrutura de TI e Telecom com mais de 20 anos de experiência no mercado. 

Contando com profissionais preparados e tecnologias de ponta, a ABX Telecom fornece aos seus clientes a solução de WiFi Corporativo (WLAN), em que auxiliamos em todos os processos de implementação e monitoramento da rede.

Desse modo, apoiamos a sua empresa a alcançar ganhos como redução de custos, eficiência operacional, segurança cibernética, flexibilidade e otimização nos fluxos internos.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa equipe!

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL