Topo

Como otimizar a gestão de ativos de TI e reduzir custos?

Página incialGestão de Ativos Como otimizar a gestão de ativos de TI e reduzir custos?
gestão de ativos

Como otimizar a gestão de ativos de TI e reduzir custos?

A gestão de ativos de TI é uma iniciativa que tem por objetivo administrar corretamente os equipamentos internos, promover melhor gerenciamento da rede e, principalmente, alcançar redução de custos. 

De acordo com estimativas da Salesforce, os trabalhadores de TI desperdiçam 53 minutos por dia com tecnologia desatualizada. 

Isso significa que uma gestão ineficiente também afeta a produtividade da equipe e a qualidade dos serviços ou produtos desenvolvidos internamente.

Nesse sentido, para potencializar a efetividade do gerenciamento de TI e minimizar os gastos, é fundamental implementar algumas iniciativas. Para te ajudar nesse processo, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Você pode se interessar: Infraestrutura de TI: veja as principais tendências para a gestão de ativos

Como reduzir custos na gestão de ativos de TI?

Dentre as principais ações que auxiliam a promover uma gestão de ativos inteligente e a reduzir custos, podemos destacar:

Mapeamento de ativos

O primeiro passo é sempre o planejamento, entretanto, para tal, sua organização precisa compreender quantos e quais ativos existem no pátio tecnológico.

Para tal, é de suma importância realizar o mapeamento desses equipamentos e levantar todas as informações importantes acerca dos maquinários, como data de compra, utilidade e iniciativas de manutenções já implementadas, sejam preventivas ou corretivas. 

Além disso, dados sobre a capacidade dos equipamentos também são úteis no momento de configurar esses dispositivos. Portanto, não deixe de lado informações como memória, processador e armazenamento. 

Saiba mais: Infraestrutura de TI: o que é preciso para garantir a produtividade e a segurança no trabalho remoto?

Configuração das máquinas

Ao levantar os dados necessários, é momento de configurar corretamente esses dispositivos. Lembre-se que definições erradas podem gerar gargalos, erros e atrapalhar a operação, por isso, trata-se de um processo que deve ser feito com toda a atenção.

Outrossim diz respeito às necessidades dos colaboradores. Se atente para funcionários que precisam de máquinas mais ou menos potentes de acordo com suas atividades, assim como algum tipo de intervenção nas configurações desses equipamentos. 

Análise de vida útil

Além disso, é preciso acompanhar a vida útil dos dispositivos internos com o objetivo de prever quaisquer falhas ou necessidades de trocas.

Com isso, sua empresa consegue se manter atualizada e inovadora ao mesmo tempo que minimiza possibilidades de prejuízos por quebras ou indisponibilidades dos sistemas internos.

Manutenção e suporte

Por fim, implementar devidamente os processos de manutenção e suporte nos dispositivos de rede é uma das bases primordiais da gestão de ativos

Essas iniciativas promovem equipamentos mais robustos, mantém os sistemas atualizados e reduz riscos de brechas na segurança cibernética

Como também, todo o suporte aos colaboradores pode ser aprimorado, com resoluções de problemas de maneira mais rápida, dinâmica e efetiva. 

Leia também: Sistema de comunicação: como manter uma interação eficaz no trabalho remoto?

Conheça a ABX Telecom!

Implementar uma gestão de ativos eficiente pode ser um desafio para as organizações, isso porque envolve a implementação de processos inovadores e utilização de ferramentas apropriadas.

Por essa razão, a melhor opção é contar com um auxílio de um parceiro experiente no ramo, como a ABX Telecom. Com mais de 20 anos de vivência no setor, a ABX Telecom fornece aos seus parceiros soluções completas de Infraestrutura de TI e Telecom.

Desse modo, a ABX auxilia na redução de custos internos, melhorias da produtividade, aumento da eficiência operacional e segurança cibernética. Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa equipe!

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Positive SSL