Topo

Mecanismos de segurança de redes: 6 passos para evitar ataques

Página incialSegurança da Informação Mecanismos de segurança de redes: 6 passos para evitar ataques
mecanismos de segurança de redes

Mecanismos de segurança de redes: 6 passos para evitar ataques

Com o objetivo de maximizar a atuação da operação e potencializar a eficiência de todo o time, cada vez mais as empresas têm aprimorado os mecanismos de segurança de redes.

De modo geral, crimes cibernéticos causam graves prejuízos para as empresas do mundo inteiro todos os anos. 

Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório mais recente da McAfee, as perdas provocadas por ataques somaram mais de US $1 trilhão, aumento de 50% em relação a 2018.

Esse mesmo estudo nos revela que o tempo médio de parada nas operações por conta de invasões foi de 18 horas e 26% das corporações notaram danos à imagem da marca relacionados ao período de inatividade.

Algumas outras consequências negativas destacadas pelos gestores nesse levantamento foram: redução da eficiência e produtividade da equipe, demoras para encontrar a razão do incidente e má reputação da empresa. 

Isso se torna ainda mais delicado se levarmos em consideração que cerca de 56% das organizações não possuem um plano para prevenir e responder a um incidente cibernético, segundo o estudo citado.

Diante disso, investir em mecanismos de segurança de redes é um aspecto fundamental para corporações que desejam proteger seus ativos internos e preservar devidamente os seus dados, minimizando os riscos de roubos, perdas e paradas.

Para te ajudar nesse processo, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Você pode se interessar: Futuro da segurança contra hackers: como se preparar?

6 passos para fortalecer os mecanismos de segurança de redes e evitar ataques

Dentre as principais iniciativas para fortalecer os mecanismos de segurança de redes e evitar ataques, podemos citar:

1 – Defina níveis de acesso aos usuários

Sua empresa, provavelmente, possui diferentes áreas, certo? Há colaboradores responsáveis pelo setor administrativo, tecnológico e, até mesmo, pelas atividades de marketing, por exemplo.

Não há necessidade dos funcionários do recursos humanos visualizarem grande parte dos arquivos da área de TI ou de outra área, por exemplo. 

Portanto, uma das primeiras ações de segurança é estabelecer níveis de acesso de acordo com os arquivos e sistemas que cada time precisa consultar.

Dessa forma, informações confidenciais não ficam “perdidas” ou correm o risco de caírem nas mãos da equipe errada. 

Veja também: Como manter a segurança contra hackers no trabalho remoto

2 – Proteja as conexões WiFi

Outro cuidado essencial gira em torno das conexões WiFi, isso porque uma rede fraca ou desprotegida pode abrir brechas para invasões ou navegações indevidas.

Por isso, defina senhas complexas, que combinem números, caracteres especiais e letras maiúsculas, tenha redes separadas para acesso dos colaboradores e visitantes e mantenha os sistemas de firewalls ativos e atualizados.

3 – Realize backup constante e eficiente

Os backups são caracterizados como “cópias de segurança” dos arquivos internos. Por meio dessas ações, todas as informações da empresa ficam protegidas, geralmente em ferramentas na nuvem.

Nesse sentido, estabeleça a frequência desses processos e realize periodicamente os backups dos dados do seu negócio, maximizando a proteção de dados.

4 – Mantenha os sistemas atualizados

Sistemas desatualizados podem representar um grave problema para as empresas, isso porque abrem brechas na segurança e afetam a eficiência de toda a operação.

Portanto, sempre mantenha seus softwares devidamente atualizados, de modo a receber versões cada vez mais aprimoradas e robustas desses programas.

5 – Treine os funcionários para condutas seguras

De acordo com um levantamento da Kaspersky, os funcionários em home office são responsáveis por 90% dos erros de segurança que ocorrem na operação.

Nesse sentido, é fundamental treinar os colaboradores acerca das principais práticas e mecanismos de segurança de redes, visando fortalecer as políticas internas e implementar uma cultura organizacional focada em proteção cibernética.

6 – Terceirize serviços de segurança

Por fim, uma maneira de garantir a implementação de práticas de segurança de acordo com a necessidade da sua empresa é a terceirização desses serviços.

Com o auxílio de uma parceira especializada, o seu negócio tem acesso a mecanismos de segurança de redes robustos, atualizados e com o suporte completo. 

Leia também: Monitoramento de rede: como manter a boa performance da empresa?

A ABX Telecom pode te ajudar!

Com mais de 20 anos de experiência no setor de Infraestrutura de TI, a ABX Telecom fornece aos seus parceiros soluções completas de Segurança Cibernética.

Por meio do Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS), a plataforma mais avançada e moderna do mercado, é possível detectar e neutralizar qualquer tipo de ataque, desde os mais simples aos mais sofisticados.

Com isso, sua empresa alcança ganhos como aumento da produtividade, alta disponibilidade dos ativos, automação e agilidade na resolução de problemas, além da redução de custos e melhorias em toda a operação.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte com os mecanismos de segurança de redes da ABX Telecom!

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.

Positive SSL