Topo

Gestão de ativos de TI: como fazer a manutenção preventiva de servidor

Página incialGestão de Ativos Gestão de ativos de TI: como fazer a manutenção preventiva de servi...
gestão de ativos de TI

Gestão de ativos de TI: como fazer a manutenção preventiva de servidor

A gestão de ativos de TI (Tecnologia da Informação) refere-se a um conjunto de ações combinadas de finanças, inventários, contratos e manutenções, com o objetivo de gerenciar o ciclo de vida dos equipamentos, incluindo elementos de software e hardware, e orientar decisões estratégicas.

Esse trabalho é extremamente importante para a qualidade de vida dos maquinários do seu empreendimento, ainda mais em relação aos servidores.

Afinal de contas, o servidor é o equipamento responsável pelo armazenamento de dados da empresa, contendo banco de memórias, portas de comunicação, além de orientar as funções dos demais dispositivos.

Por esse motivo, a gestão de ativos de TI deve conter um planejamento assertivo para os serviços de manutenção preventiva, visando minimizar os riscos de paradas nos servidores, falhas ou brechas na segurança que podem afetar o desempenho das equipes.

Ao longo deste artigo, veja como fazer a manutenção preventiva do servidor e melhorar a qualidade de vida no trabalho. Acompanhe a leitura!

Você pode se interessar: Como otimizar a gestão de ativos de TI e reduzir custos?

Gestão de ativos de TI: 4 dicas para manutenção do servidor

Quem trabalha na área de TI sabe que a tecnologia avança a passos largos. Por esse motivo, é fundamental ficar de olho nas principais tendências e investir em inovação, para que a sua empresa não fique obsoleta.

É aí que entra o trabalho de gestão de ativos de TI. Muito mais do que observar a atuação dos equipamentos, esse planejamento também engloba as questões relacionadas à implementação de inovações e a necessidade de manutenção do servidor.

Afinal, se a sua infraestrutura tecnológica, como os servidores, banco de dados, sistemas e redes, não estiverem com a manutenção em dia, há o risco de acontecimentos inesperados, como problemas de indisponibilidade, perda de informações, comprometimento da integridade e falta de segurança.

No entanto, para iniciar a sua gestão de ativos de TI e a manutenção preventiva do servidor é necessário ter um planejamento. A seguir, veja algumas dicas para esse processo.

1 – Tenha um planejamento e local para registro

O primeiro passo é ter um planejamento detalhado das funcionalidades do servidor e as diretrizes para a manutenção do equipamento. A partir disso, é possível orientar as melhores estratégias e atividades de gestão de ativos de TI.

A recomendação é fazer um mapeamento de todos os equipamentos, levantando as informações acerca dos maquinários. Além disso, vale a pena ter um local para registro de todos esses procedimentos, de modo a orientar futuras manutenções.

2 – Faça a inspeção física completa

A manutenção do servidor exige uma inspeção física completa do equipamento. Sendo assim, é importante verificar alguns pontos, como:

  • O fluxo de ar;
  • A funcionalidade dos componentes;
  • A limpeza da máquina;
  • Entre outros.

Com a inspeção física, é possível identificar se há a necessidade de substituição de componentes. Assim, a empresa pode programar a gestão de ativos de TI em momento oportuno, evitando queda de desempenho ou paradas no trabalho.

3 – Atualização dos softwares

Hoje em dia, vimos que a transformação digital tornou-se praticamente obrigatória no ambiente corporativo, já que ela faz parte do cotidiano das pessoas. 

Nesse sentido, a gestão de ativos de TI precisa acompanhar as revoluções tecnológicas, atualizando seus softwares nos servidores.

Com isso, os equipamentos se tornam ainda mais aprimorados, evitando brechas ou quaisquer outras questões que afetem o funcionamento desses dispositivos.

4 – Conte com profissionais qualificados

Nem sempre é simples resolver as questões de gestão de ativos de TI, principalmente em relação à manutenção do servidor.

Por esse motivo, é importante contar com profissionais qualificados, que podem orientar no planejamento e iniciativas corretivas ou preventivas para manter o potencial dos equipamentos.

Nesse sentido, a ABX Telecom pode te ajudar, já que somos especialistas em gestão de ativos de TI, bem como em processos de manutenção preventiva do servidor.

Leia também: 7 dicas para ter maior melhoria de processos de TI

Conheça o trabalho de gestão de ativos de TI da ABX Telecom!

A ABX Telecom é uma empresa com anos de experiência no mercado, oferecendo soluções para melhorar a gestão de ativos de TI, com trabalhos de manutenção preventiva do servidor, fornecimento de rede, personalização e integração de sistemas.

Com um atendimento diferenciado e produtos voltados às suas necessidades, realizamos o diagnóstico completo dos equipamentos, identificando os erros, as atualizações e eventuais substituições de componentes.

Conheça mais sobre o trabalho de gestão de ativos de TI e manutenção preventiva do servidor! Entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.

Positive SSL