Topo

Entenda o que é e as principais características do switch de rede

Página incialSistema de Comunicação Entenda o que é e as principais características do switch de rede
switch de rede

Entenda o que é e as principais características do switch de rede

O switch de rede tornou-se indispensável para as empresas que trabalham com TICs (tecnologias da informação e da comunicação), principalmente para as organizações que adotaram a modalidade do trabalho híbrido ou home office, diante do contexto pandêmico.

Atualmente, temos uma média de 4,7 vezes mais funcionários trabalhando em casa, em comparação com os anos anteriores à pandemia do novo coronavírus, segundo uma pesquisa divulgada pelo CIO.

No entanto, muitas equipes tiveram dificuldades em dimensionar sua infraestrutura de TI para lidar com essa demanda repentina. 

Entre os principais desafios para habilitar o trabalho remoto, destacam-se as questões de segurança cibernética (65%), comportamento do usuário final (52%), desempenho dos aplicativos (43%) e as próprias operações de TI (35%).

Por esse motivo, é necessário compreender mais sobre as inovações tecnológicas e como aplicá-las em trabalhos remotos, híbridos e diferentes modalidades que podem surgir nos próximos anos.

O artigo de hoje pretende te ajudar nisso. Entenda o que é e as principais características do switch de rede para a sua organização. Acompanhe a leitura!

Você pode se interessar: Como modernizar a infraestrutura de TI e otimizar os serviços remotos

O que é o switch de rede?

De modo resumido, o switch de rede nada mais é que um equipamento responsável pela conexão dos computadores, realizando a transmissão dos dados entre as máquinas e as empresas.

O switch de rede é considerado uma evolução do hub, visto que o recurso desempenha o mesmo papel, mas tem melhor desempenho e capacidade de personalização do funcionamento.

Também conhecido como comutador, o switch de rede tem portas RJ45 fêmeas para a conexão dos computadores ligados na rede. Dessa forma, o equipamento retransmite as mensagens recebidas para todos os equipamentos e demais portas conectadas.

Um dos grandes diferenciais do switch de rede com o hub é que o primeiro registra o endereço MAC dos dispositivos que estão conectados em cada porta. Assim, durante as próximas transmissões, o equipamento envia mensagens somente às máquinas de destino.

Quais as vantagens do switch de rede?

O switch de rede é uma solução completa e personalizada. Além disso, o equipamento oferece algumas vantagens aos usuários, entre elas:

  • Redução de custos;
  • Melhor escalabilidade;
  • Aumento da eficiência operacional;
  • Maior conectividade e mobilidade;
  • Maior segurança cibernética.

Ademais, o switch de rede é capaz de aproximar as organizações da transformação digital, visto que, de acordo com um levantamento realizado pela Pichai, mais de 75% dos entrevistados planejam acelerar suas iniciativas de inovações tecnológicas.

Mas, qual a diferença do switch de rede para os roteadores?

A principal diferença é que os switchs criam uma rede, enquanto os roteadores conectam as redes. Ou seja, um switch liga os computadores à internet para que os usuários compartilhem uma mesma conexão, enquanto o roteador é um despachante, escolhendo o encaminhamento das informações.

Dessa forma, o switch de rede é responsável pela comunicação entre os dispositivos na rede privada. Já o roteador gerencia o acesso desses dispositivos.

Leia também: Como tornar sua empresa mais digital e eficiente com switch de rede?

Como adquirir o melhor switch de rede?

A ABX Telecom auxilia as empresas na gestão de infraestrutura de TI, oferecendo soluções personalizadas para as necessidades de cada organização.

Com mais de 20 anos de experiência, a ABX conta com profissionais qualificados para fornecer aos seus clientes serviços completos de switch de rede, bem como de demais ativos tecnológicos.

Conheça as soluções de switch de rede personalizadas da ABX Telecom. Entre em contato e saiba mais!

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.

Positive SSL