Topo

TELEMETRIA é essencial na gestão e no monitoramente de redes

Página incialInfraestrutura de TI TELEMETRIA é essencial na gestão e no monitoramente de redes

TELEMETRIA é essencial na gestão e no monitoramente de redes

A telemetria vem ganhando destaque e importância nos mais diferentes segmentos. O motivo é o crescente volume de dados disponíveis atualmente e a atenção especial que gestores têm dado ao processo de coleta dessas informações.

De forma rápida e eficiente, a telemetria coleta dados de dispositivos físicos ou virtuais remotamente. Os dispositivos desta nova tecnologia utilizam o modo push para enviar proativamente todas as informações.

Com esse sistema, dados sobre estatísticas de tráfego em interfaces, uso de CPU e informações de memória, por exemplo, chegam ao coletor em um intervalo específico, de maneira ágil e em tempo real

Já os métodos convencionais de monitoramento de rede (como SNMP, get e CLI) são de baixa eficiência de gerenciamento e não podem atender aos requisitos do usuário devido a algumas desvantagens.

Em primeiro lugar, o modo pull, utilizado nos métodos convencionais para obter dados de monitoramento de dispositivos, tem dificuldades em gerenciar grande número de nós de rede, o que limita seu crescimento.

O segundo aspecto importante a destacar é a precisão dos dados de monitoramento em minutos. Para melhorar a precisão, você só pode consultar os dados com mais frequência. Como resultado, o uso da CPU dos nós da rede é alto, afetando as funções normais do dispositivo.

Além desses aspectos, há umterceira desvantagem. Os dados dos nós da rede monitorados são imprecisos devido a atrasos na transmissão da rede.

Maior precisão 

O crescente volume de dados exige uma precisão cada vez maior. À medida que a escala da rede SDN aumenta, mais e mais serviços precisam ser transportados e os usuários têm requisitos mais elevados de O&M e SDN inteligente.  

Os dados de monitoramento devem ter uma precisão maior para que o tráfego possa ser prontamente detectado e ajustado. O processo de monitoramento deve ter pouco impacto nas funções e no desempenho do dispositivo para melhorar a utilização do dispositivo e da rede.

Com a telemetria, o sistema inteligente de O&M pode gerenciar mais dispositivos, os dados de monitoramento podem ser obtidos em tempo real e com alta precisãoEsta tecnologia fornece a base de dados mais importante para localização rápida de falhas e otimização da qualidade da rede. Ele converte a análise de qualidade de rede em análise de big data, dando suporte eficaz à O&M inteligente.

O recurso de Telemetria está presente em vários modelos de switches do portfólio da ABX Telecom. Desde os modelos de entrada até os modelos de e em conjunto com o software de gerenciamento. Todos os recursos que tornam a gerência da rede muito mais simples, de fácil implementação e alta escalabilidade.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.

Positive SSL