5 aspectos considerados no planejamento operacional para varejo

No varejo, o planejamento operacional depende de uma série de processos, tecnologias e organização que viabilizam uma melhor performance do negócio e, consequentemente, maiores lucros.

Pensando nos desafios dessa área, definimos a seguir cinco aspectos que devem ser considerados pelos gestores para um planejamento operacional mais assertivo. Confira!

1- Gestão de processos

O primeiro passo para o sucesso operacional de uma empresa do setor varejista é o planejamento e gestão dos processos. Para isso, é fundamental realizar um mapeamento de cada etapa deles nos diferentes departamentos do negócio e identificar os benefícios e relevância de cada um.

Dessa forma, é possível conhecer como cada processo interfere no desenvolvimento, além de viabilizar que eles sejam otimizados, substituídos ou monitorados conforme a necessidade identificada.

2- Aumento da produtividade e performance operacional

Toda empresa de varejo deve desenvolver ações que viabilizam o aumento da produtividade e a performance operacional do negócio. Para isso, o mapeamento dos processos deve incluir os responsáveis por cada tarefa.

Conhecer quais são as atribuições da função e quais as metas definidas é o primeiro passo para o aumento da produtividade dos colaboradores. A performance operacional também depende do suporte adequado para que as equipes desempenhem as atividades.

3- Investimento em tecnologias e integração

O investimento em tecnologia e soluções para integração é outro aspecto que influencia o planejamento operacional no varejo. A empresa deve acompanhar as inovações do mercado e como essas tendências podem contribuir na execução das tarefas.

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

A tecnologia e a integração dos processos contribuem na resolução de problemas operacionais, além de interferirem no ROI obtido. Um exemplo é a área de comunicação das empresas varejistas, que muitas vezes demandam contato várias vezes por dia, em grandes distâncias, o que exige soluções próprias para proporcionar efetividade a custos reduzidos.

4- Redução de custos operacionais

Todo varejo deve funcionar com o objetivo de reduzir custos operacionais no médio prazo. Para isso é fundamental contar com duas estratégias: a primeira é o combate aos gargalos operacionais que elevam os custos do negócio e prejudicam a efetividade; a segunda refere-se ao uso da tecnologia para implementar soluções mais personalizadas às necessidades da empresa de forma a alcançar melhores resultados, pois melhora o planejamento operacional.

5- Otimização da velocidade da comunicação sem restrição geográfica

A comunicação é um aspecto determinante no varejo, pois é frequente a necessidade de contato com filiais em diferentes partes do país, além dos fornecedores, clientes, entregadores etc.

Dessa forma, é essencial implementar um sistema de comunicação que viabilize uma alta velocidade nos contatos sem restrição geográfica. Indica-se ainda que a solução escolhida seja personalizada às necessidades do negócio, garantindo custos mais razoáveis para esse investimento.

Como a ABX Telecom contribui com o planejamento operacional do setor varejista?

ABX Telecom é uma empresa de telecomunicações que tem experiência no atendimento às necessidades do setor varejista, visando contribuir para um planejamento operacional mais eficiente. Entre as soluções oferecidas pela empresa estão:

  • diversidade de ativos de rede e TI;
  • manutenção e troca de equipamentos do parque tecnológico conforme necessidade;
  • gerenciamento centralizado das aplicações e acessos;
  • estratégias próprias de segurança;
  • sistema de comunicação e telefonia com várias funcionalidades;
  • praticidade operacional para empresas de varejo.

Dessa forma, o planejamento operacional do varejo depende da implementação de soluções eficazes para esse segmento, além de contar com parceiros de confiança, com tecnologias e experiência personalizadas para essa área. Quer saber mais sobre as nossas soluções de TI? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia

× Como posso te ajudar?