O outsourcing de TI é uma opção para a sua empresa reduzir custos, melhorar os processos e garantir a atualização dos seus equipamentos. Trata-se de um serviço no qual a organização terceiriza parte das operações de tecnologia da informação. Então, com um parceiro estratégico, o seu negócio consegue atingir os objetivos desejados.
Em geral, essa atividade é desempenhada para funções secundárias, como a gestão de ativos, o suporte aos usuários e troca e manutenção de equipamentos. Entretanto, o outsourcing de TI também pode ser responsável por ações mais estratégicas. Por exemplo: a gestão de TI, a criação de sistemas e superação de gargalos operacionais.
Apesar das várias aplicações do serviço, muitos gestores ainda desconhecem os tipos e benefícios de cada alternativa. Mas vamos te ajudar a entender melhor cada opção disponível.
Quais os tipos de outsourcing de TI?
Atualmente, podem ser contratados três modelos de outsourcing de TI. É possível que a empresa opte por apenas um parceiro. Ou também pode-se diversificar fornecedores visando à redução dos riscos da operação. Conheça os 3 tipos a seguir.
1. Offshore
Consiste na contratação de uma empresa terceirizada localizada em outro país, que possa desenvolver as operações de TI adequadamente.
Entre as vantagens dessa opção, estão os menores custos da prática e também a qualificação profissional. No entanto, as desvantagens estão associadas a fusos horários de mais de cinco horas, divergências de idioma e cultura. O que dificulta a comunicação com o terceirizado.
Ler também: Storage corporativo: saiba quando investir no equipamento
2. Onshore
Neste modelo, a parceira contratada fica localizada no mesmo país da empresa. Os custos podem apresentar variação em relação ao offshore. Por outro lado, há menos barreiras culturais e linguísticas, que poderiam prejudicar a implementação ou desenvolvimento dos serviços.
Vale destacar como benefício a maior agilidade e segurança da informação. Como consequência, reduz o tempo para alcançar os resultados esperados.
3. Nearshore
No outsourcing de TI do tipo nearshore, a contratação do parceiro também é realizada em outro país. Mas a escolha é por nações que estejam mais próximas. Portanto, diminui consideravelmente a diferença de fuso horário, melhorando a comunicação.
A depender da opção, os problemas relacionados com divergências culturais e linguísticas também podem ser minimizados. Porém, é preciso ficar atento se a alternativa vale a pena financeiramente.
Quais os benefícios do outsourcing de TI?
O serviço oferece vantagens em relação à manutenção de toda a gestão de TI internamente. Entre os benefícios da solução, podem ser destacados:
Redução de custos
Os três modelos (offshore, onshore e nearshore) são economicamente mais interessantes do que permanecer com as atividades de TI internamente. As opções apresentam custos operacionais menores e manutenção da qualidade dos serviços. Além disso, reduz gargalos, otimiza processos e equipamentos para a sua empresa melhorar o desempenho na área.
Qualificação da equipe
Os profissionais que atuam nas prestadoras de serviço em TI são especializados e experientes nesse tipo de solução. Isso garante maior qualificação das equipes e, consequentemente, melhor uso dos recursos e desenvolvimento de soluções inteligentes e apropriadas para as particularidades do seu negócio.
Equipamentos atualizados
Outro benefício da contratação do outsourcing de TI é garantir a manutenção de sistemas e equipamentos atualizados. Assim, é possível realizar a substituição quando houver falhas ou obsolescência do maquinário utilizado.
A ABX Telecom, por exemplo, possui experiência e tradição no suporte à área de TI das empresas. Com serviços exclusivas para atender da melhor forma às demandas do seu negócio, a empresa oferece venda, locação e outsourcing dos ativos de rede.
Além disso, a ABX Telecom atua na implementação e atualização de equipamentos de TI e comunicação, garantindo o uso dos recursos mais modernos e eficientes para o dia a dia do negócio. Implemente agora soluções e integrações para melhorar a sua gestão de TI. Entre em contato conosco!