A segurança cibernética é um tema cada vez mais debatido nas empresas de diferentes segmentos. Isso se deve à importância da proteção dos dados para evitar prejuízos financeiros e impactos negativos para a imagem da marca.
Segundo pesquisa da Norton, em 2016, o Brasil teve 42,4 milhões de usuários afetados por ciberataques. O que resultou em um prejuízo de US$ 10,2 bilhões.
Neste cenário, a conscientização dos colaboradores é um aspecto central para minimizar riscos e aumentar a segurança cibernética da empresa. A seguir, conheça 9 dicas para engajá-los!
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1. Treinamentos objetivos
Os treinamentos sobre procedimentos de segurança, normalmente, são poucos efetivos. Afinal, os colaboradores já estão preocupados com as próprias tarefas. E, assim, os cursos não funcionam para proteger as redes internas.
Portanto, desenvolva treinamentos objetivos e mostre boas práticas de segurança, como por exemplo:
- Identificar um phishing;
- Criar senhas válidas;
- Cuidado com os acessos às redes wi-fi;
- Identificar e-mails seguros;
- Entre outros.
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2. Relevância da solução
Para que as técnicas de segurança cibernética sejam incorporadas à rotina, é preciso que os colaboradores vejam além das exigências burocráticas. Ou seja, é importante saber como os recursos facilitam e contribuem no desempenho da sua função.
Assim, os profissionais de TI devem envolver as demais equipes para mostrar a relevância das soluções de segurança. Isso faz com que eles realmente se importem em adotar um comportamento seguro.
3. Líderes engajados
O engajamento dos líderes de todos os níveis e departamentos é fundamental para uma cultura voltada à segurança cibernética. Isso é necessário principalmente no caso de empresas maiores.
Logo, busque envolver os gestores de cada departamento. O que vai proporcionar maior engajamento coletivo.
4. Política de BYOD eficiente
O Bring Your Own Device (BYOD) é cada vez mais adotado nas empresas. Mas exige políticas e boas práticas específicas para que não comprometa a segurança e operação da empresa.
Inicialmente, os colaboradores devem ser conscientizados sobre as políticas de BYOD e a importância delas. Além disso, a equipe de TI deve adicionar soluções complementares, como acesso de usuário, monitoramento de tráfego e largura da banda.
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5. Valorizar o cliente
Uma das principais razões para incorporar estratégias de segurança cibernética é para proteger as informações pessoais dos clientes. Isso evita vazamentos e violações de dados e, de quebra, ajuda a fornecer uma boa experiência ao cliente.
Dessa forma, valorizar a segurança digital dos clientes também é um tema importante para os próprios colaboradores. O que permite criar uma cultura de cibersegurança em torno da marca.
6. Proatividade
Além de ficar atenta a possíveis ataques, a equipe de segurança cibernética deve ser proativa com os demais colaboradores e passar feedbacks sobre as ameaças e respostas.
Assim, é possível mostrar quais ações viabilizaram uma brecha, como poderia evitar esta ameaça e o que fazer em casos semelhantes no futuro.
A educação sobre cibersegurança deve ser constante, aproveitando principalmente oportunidades como essas.
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7. Reputação positiva
Para que a segurança se torne um objetivo comum na empresa, é preciso buscar parceiros e serviços com ótima reputação no mercado.
Assim, ao contratar fornecedores preocupados com a proteção dos dados, os colaboradores vão enxergar a relevância da questão.
8. Capacitação de profissionais
Além de treinamentos específicos, a conscientização depende da capacitação real dos profissionais. Afinal, os colaboradores devem saber operar as ferramentas disponíveis e identificar problemas de segurança relacionados a elas.
Mas vale lembrar que a capacitação profissional não é concluída nunca. Por isso, é sempre importante renovar os conteúdos, incluir novos casos, exemplificar com experiências reais da equipe, entre outros.
9. Sistema de segurança cibernética
Por fim, o engajamento dos colaboradores quanto a segurança cibernética depende do investimento em soluções para evitar o risco de ataques.
O Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas, representado pela ABX Telecom, utiliza detecção, ciência forense, investigação e mecanismos de resposta para identificar e neutralizar ameaças em tempo real.
Conhecida como TPS, a solução também fornece relatórios completos que auxiliam na tomada de decisão dos gestores. Além disso, identifica a brecha de segurança cibernética, podendo usar tais informações nos programas de conscientização dos colaboradores.
Para saber mais sobre como funciona e os benefícios do TPS da ABX Telecom, entre em contato conosco!