Os ativos de rede consistem em equipamentos básicos que compõem uma rede de dados e comunicação, viabilizando o acesso às estruturas internas (intranet) e às externas (internet).
O objetivo da empresa ao adotar os ativos de rede é garantir a eficiência no compartilhamento de recursos, programas e equipamentos. Assim, os ativos se tornam acessíveis para todos os usuários, independentemente da localização física do usuário ou dispositivo.
Veja também: Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?
Em muitas empresas, a preocupação com os ativos de rede só ocorre na estruturação inicial do parque tecnológico. Mas a atualização pode ser necessária para garantir a segurança e a eficiência da operação. Saiba mais!
Quais os principais ativos de rede?
Como mencionado, esses equipamentos são importantes, pois a estruturação do parque tecnológico não é viável sem eles. Os ativos garantem diversas funcionalidades e características, como espaço de armazenamento, agilidade no acesso, controle de usuários, segurança e outros.
Por isso, veja quais são os principais equipamentos que devem ser levados em consideração.
1. Switch
O switch de rede é o responsável pela conexão entre equipamentos e computadores na rede local, garantindo a transferência de dados entre eles.
Esse ativo de rede é considerado uma evolução do hub, pois desempenha a mesma função. Porém, apresenta um melhor desempenho e possibilidade de personalização.
Destaca-se que o switch deve ser escolhido com base na estrutura da empresa ou do data center.
Saiba mais: Como escolher o switch de rede ideal para sua empresa?
2. Roteadores
Os roteadores são equipamentos necessários para conectar redes distintas da empresa, mas que fazem parte da mesma tecnologia.
Esse equipamento também é responsável por fazer a conexão entre os computadores e dispositivos da empresa com a internet. Para melhor atender à demanda de velocidade na transmissão de dados, a empresa pode optar por roteadores mais modernos, como de 5 GHz.
Leia também: Wifi corporativo: 5 características fundamentais para uma boa performance
3. Servidores
Os servidores são ativos de rede usados para o armazenamento de arquivos e gerenciamento das informações acessadas diariamente pelos usuários.
A qualidade dos servidores garante mais agilidade no acesso aos dados devido ao controle de rede realizado. Por meio desse equipamento, a empresa minimiza as chances de ciberataques ou vulnerabilidade dos dados internos.
4. Placa de rede
A placa de rede faz o controle do fluxo de dados que é enviado ou recebido de um dispositivo. Por meio desse ativo, os computadores podem acessar e transferir informações na intranet e também na internet.
5. Firewall
O firewall é o equipamento responsável por filtrar os pacotes de dados e atuar como proxy. Assim, ele é determinante na segurança dos computadores e equipamentos conectados à rede corporativa.
Por meio do firewall, os gestores podem fazer o controle de acesso de determinados conteúdos e ferramentas. Dessa forma, apenas usuários com permissão podem acessar dados críticos e sigilosos.
A atualização do firewall é determinante à segurança da operação da empresa e à proteção do parque tecnológico.
Saiba mais: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico
Qual a importância de escolher um fornecedor confiável?
Todos esses ativos de rede são determinantes na operacionalidade da empresa, mas também na agilidade, eficiência e segurança da rede. Dessa forma, é indispensável contar com uma empresa parceira experiente e de confiança.
A ABX Telecom atua nesse segmento há mais de 20 anos e, além de disponibilizar os ativos de rede, ainda realiza a instalação e o suporte aos equipamentos necessários. O que garante uma assistência continua à infraestrutura de TI da empresa.
Quer melhorar o desempenho do seu parque tecnológico e garantir mais segurança? Conheça a solução de ativos de rede da ABX Telecom!