Principais erros na implementação de um wifi corporativo

wifi corporativo

A qualidade do wifi corporativo influencia aspectos essenciais ao bom funcionamento de uma companhia, como a segurança da rede e também o atendimento à demanda de conexão dos colaboradores.

Apesar dessa importância, muitas empresas ainda cometem erros na escolha ou implementação do wifi corporativo, que resulta em instabilidade operacional, vulnerabilidades cibernéticas e baixa produtividade da equipe.

Leia também: Wifi corporativo: 5 características fundamentais para uma boa performance

Nesse cenário, o investimento em equipamentos de Wifi mais resistentes e eficientes e a superação de erros comuns são essenciais para o melhor funcionamento da empresa. Saiba mais!

4 erros comuns no wifi corporativo

Os erros mais comuns na escolha e implementação do wifi corporativo podem ser decorrentes de falta de planejamento, desconhecimento da estrutura do negócio, tentativa de economizar nos equipamentos ou mesmo desconhecer a complexidade desse aspecto.

São vários motivos que podem levar a uma definição equivocada e conhecer os principais erros é fundamental para diminuir as chances de que eles aconteçam no seu negócio. Confira!

1. Falta de alinhamento à política interna

A política interna relacionada à segurança e processos de TI varia de acordo com a empresa, de forma que uma escolha estratégica como o wifi deve considerar as regras de funcionamento do negócio para viabilizar a manutenção dos padrões desejados.

Conhecer a política interna do negócio e as regras relativas à segurança da informação é o primeiro passo para evitar erros na estruturação da rede wireless do negócio.

Ao alinhar esses aspectos, garante-se que o wifi corporativo esteja alinhado às necessidades atuais da marca e também seja condizente com o planejamento futuro garantindo estabilidade das operações empresariais.

Veja também: Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?

2. Escolha de equipamentos inadequados

A escolha de equipamentos inadequados muitas vezes está relacionada ao desejo de economia por parte dos gestores ou mesmo desconhecimento sobre a complexidade e relevância da escolha do wifi corporativo.

Como consequência, pode-se comprometer a estabilidade e escalabilidade do negócio, além de prejudicar a qualidade e eficiência das operações cotidianas.

Para evitar esse problema, é importante que toda a infraestrutura, como computadores, roteadores, Access Point e demais equipamentos sejam modernos, atualizados e compatíveis com as necessidades e planos de crescimento do negócio.

Saiba mais: Como escolher o switch de rede ideal para sua empresa?

3. Mau dimensionamento da rede

A configuração correta do wifi corporativo é determinante para que não haja congestionamento nas requisições feitas, causando falhas na rede e falta de qualidade na velocidade e estabilidade na transmissão de dados.

Nesse sentido, a equipe de TI deve dimensionar a rede de acordo com as necessidades de cada departamento, além de atentar-se às permissões de dispositivos móveis conectados à rede.

Saiba mais: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico

4. Operar com fornecedores de baixa qualidade

Ainda que muitos gestores ainda considerem o preço como elemento principal na escolha de fornecedores dos componentes da rede corporativa, cada vez mais profissionais compreendem a área como estratégica.

De fato, se o wifi corporativo instalado não atender às necessidades e padrões de segurança do negócio, a substituição pode ser custosa,não apenas pelos novos equipamentos, mas também por possíveis prejuízos operacionais.

A ABX Telecom é uma empresa especializada com mais de 20 anos de experiência nos setores de telecomunicações e tecnologia da informação.

Dispondo de soluções personalizadas de wifi corporativo, que são instalados após estudos prévios do negócio e da infraestrutura, a ABX Telecom garante um planejamento e implementação de soluções adequadas às necessidades da sua empresa visando ambientes de alta densidade e complexidade.

Quer melhorar a qualidade do wifi corporativo da sua empresa sem cometer erros? Conheça a solução da ABX Telecom aqui!

Guia: 7 passos para garantir a segurança da Wlan Corporativa

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia

× Como posso te ajudar?