O número de serviços e operações remotas subiu exponencialmente em decorrência do home office provocado pela pandemia do coronavírus. Então, se tornou mais do que necessário modernizar a infraestrutura de TI para atender à essa demanda crescente.
Segundo pesquisa da Ivanti, a quantidade de colaboradores remotos saltou 93% durante o período da covid-19. A venda de computadores no Brasil também comprova essa tendência do teletrabalho, com alta de 16% na comercialização de unidades no 1º trimestre, em relação ao mesmo período de 2019, revelam dados da consultoria IDC.
Com isso, as cargas de trabalho de TI, os problemas de segurança e os desafios de comunicação tiveram um aumento neste novo momento.
De acordo com o mesmo estudo da Ivanti, as principais solicitações para as equipes de TI neste contexto estavam relacionadas a:
- 74% por problemas de VPN;
- 56% sobre questões de videoconferência;
- 48% sobre restrições de largura de banda;
- 47% para redefinições de senha;
- 47% sobre problemas de mensagens e comunicação.
Além disso, no cenário atual, 66% dos profissionais de TI notaram uma elevação nas violações de segurança. Entre as principais causas, estão: e-mails maliciosos (58%); comportamento arriscado e não conforme dos funcionários (45%); e aumento nas vulnerabilidades de softwares (31%).
Como melhorar os serviços remotos e atender às exigências
Para garantir maior eficiência, produtividade, performance e segurança nas operações remotas de TI e nos serviços da empresa como um todo, é necessário modernizar a infraestrutura de TI. Assim, é possível cumprir com a maior necessidade por tecnologias para trabalhar remotamente.
Afinal, apesar dos serviços em nuvem e a digitalização estarem em expansão, as empresas precisam revisar sua infraestrutura de TI para lidar com as novas formas de trabalho e as mudanças de modelo de negócios.
No cenário em que vivemos, já houve crescimento de 30% a 35% no uso da capacidade de data centers por exemplo. E a tendência, mesmo após a situação chegar à normalização, é o crescente aumento de demanda.
Até porque, antes mesmo da covid-19, a maior penetração do comércio eletrônico, os pagamentos digitais e a implantação da transformação digital e de inovações tecnológicas já haviam começado a estimular a demanda por infraestrutura de TI.
Que tipo de empresas precisam melhorar sua infraestrutura de TI?
Atualmente, segundo o Relatório Global de Serviços Gerenciados 2020 da NTT, 48% dos líderes de negócios já reconhecem a necessidade de otimizar o ambiente de trabalho.
Com todas as mudanças tecnológicas apresentadas e o crescimento do home office, as empresas de todos os portes e diversos segmentos sentem a importância de melhorar a infraestrutura de TI, como:
- Bancos e serviços financeiros;
- Logística;
- Indústrias;
- Comércio eletrônico;
- Serviços de atendimento ao cliente;
- Varejo;
- Hospitais;
- Hotéis, entre outros.
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Passo a passo de como modernizar a infraestrutura de TI
Muitos gestores se perguntam sobre como fazer a modernização e a adequação das operações. Confira os principais passos para garantir a melhor infraestrutura de TI:
1. Refazer o inventário
O inventário deve ser o ponto de partida de qualquer mudança e modernização na infraestrutura. É fundamental conhecer todos os ativos de rede e fazer o mapeamento completo da organização, incluindo parque tecnológico, sistemas, aparelhos e dispositivos, destacando a complexidade e as variedade dos itens.
Assim, é possível organizar as necessidades, verificar os recursos ineficientes, ociosos, subutilizados, com brechas de segurança ou até mesmo atraso tecnológico. A partir daí, fica mais fácil dar os próximos passos.
2. Identificar gargalos
Com o inventário realizado, os gestores podem encontrar gargalos operacionais da infraestrutura de TI e devem trabalhar para resolvê-los.
Para isso, é importante desenvolver ferramentas e processos para simplificar e melhorar o gerenciamento de rede e operações, otimizar o espaço físico, integrar a gestão de ativos e priorizar os investimentos em direção à modernização.
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3. Usar a automação
Elemento-chave no processo de otimização, a automação é capaz de ajudar a gestão de TI de diversas formas. Afinal, este recursos tecnológico permite automatizar o monitoramento da infraestrutura de TI, assim como a medição e a análise da utilização de ativos.
4. Atender às necessidades de negócios
Um aspecto relevante a se levar em consideração é as necessidades da empresa, o que envolve neste caso a quantidade e as cargas de trabalho. Essa etapa conta com as análises de inventário e da realidade do negócio.
Com o levantamento em mãos, pode-se reduzir os custos, diminuir os recursos físicos e aumentar a eficiência da carga de trabalho de cada servidor. Além disso, neste passo, é possível identificar processos que podem ser automatizados, garantindo ainda mais performance.
Dessa maneira, os gestores também garante maior flexibilidade para adaptar o orçamento de TI aos serviços, tecnologias e funcionalidades necessárias para gestão e operação.
5. Racionalizar o parque tecnológico
Em conjunto com as medidas anteriores, racionalizar o parque tecnológico é um processo contínuo conforme às novas demandas da infraestrutura de TI são aplicadas nas empresas, tornando os processos ultrapassados ou as cargas de trabalho redundantes.
Logo, é necessário ficar atento às operações e necessidades para racionalizar a variedade e o tipo de recursos presentes na sua infraestrutura.
6. Contar com parceiros estratégicos
Para modernizar a infraestrutura e otimizar as operações físicas e remotas, o conhecimento técnico é fundamental. E, com tantas etapas a serem cumpridas neste processo, contar com parceiros estratégicos se torna essencial.
De acordo com o Relatório Global de Serviços Gerenciados 2020 da NTT, 55% das empresas dizem recorrer a provedores de serviços por sua capacidade de reduzir riscos de segurança. Além disso, 30% citam a melhoria da eficiência operacional e 29% destacam o melhor desempenho e disponibilidade da infraestrutura.
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