Uma das bases do crescimento de uma empresa é garantir o correto funcionamento da área de TI. Para tal, é preciso aderir equipamentos de rede estruturada e elaborar um planejamento completo.
De modo geral, essa busca por transformação digital veio antes da pandemia. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Synergy Research Group, apenas no 1º trimestre de 2019, os fornecedores de softwares e recursos tecnológicos geraram receitas superiores a 23 milhões de dólares.
Diante disso, os equipamentos de rede estruturada não apenas garantem efetividade operacional, mas também diferencial competitivo e potencializa as possibilidades de expansão dos negócios.
Para que você entenda mais a respeito dos benefícios desse processo, elaboramos um conteúdo completo e elencamos dicas práticas para te ajudar a montar sua rede estruturada. Continue com a leitura e saiba mais.
Leia também: Como modernizar a infraestrutura de TI e otimizar os serviços remotos
Quais os benefícios da rede estruturada?
Além das vantagens já citadas, aderir a inovação no pátio tecnológico da corporação pode garantir uma série de benefícios às empresas, como:
- Aumento da produtividade e eficiência do time;
- Redução de custos;
- Maior disponibilidade dos ativos;
- Segurança cibernética e preservação de dados;
- Mobilidade e conectividade;
- Flexibilidade.
5 dicas para montar uma rede estruturada na sua empresa
Antes de elencarmos as dicas para que sua empresa consiga maximizar a efetividade dos processos, precisamos esclarecer que equipamentos de rede estruturada são considerados todos os ativos que permitem o funcionamento técnico de uma empresa.
Nesse sentido, desde os próprios maquinários de escritório (computador, mouses, teclados e etc) até switches de rede e infraestrutura na nuvem fazem parte desse conglomerado.
Com isso em mente, confira 5 dicas:
Elabore um planejamento completo
O primeiro passo para qualquer iniciativa dentro de uma empresa é o planejamento. Nesse sentido, considere não apenas o momento atual do seu negócio, mas também a projeção de crescimento a longo prazo.
Alguns dos aspectos que devem entrar nesse plano são: a quantidade de funcionários que a sua instituição possui, metas de inovação, deficiências na infraestrutura e outras informações que possam agregar no sistema tecnológico.
Considere a infraestrutura física e elétrica
Com o levantamento realizado no tópico passado, é possível já ter uma ideia a respeito dos recursos físicos e elétricos para disposição dos equipamentos de rede estruturada.
Apesar disso fique atento às características do espaço e, caso necessário, faça manutenções ou até trocas de peças na infraestrutura elétrica para garantir o total funcionamento da rede.
Não deixe a segurança de lado
Um dos aspectos mais importantes da rede de uma empresa é a segurança. Portanto, elabore um plano versátil e contundente para recuperação de desastres que considere não apenas questões cibernéticas, mas também da disponibilidade dos ativos ou qualquer outro problema que possa atrapalhar a operação.
Planeje o tempo e custo de implementação
A implementação de equipamentos de rede estruturada não é feita de uma hora para outra, por isso, planeje muito bem o tempo necessário e o custo desse processo.
Dessa forma, é possível, inclusive, encontrar gargalos, preparar a equipe e organizar todos os fluxos para receber a nova infraestrutura de rede.
Você pode se interessar: Empresas de telecom em SP: importância do serviço inteligente
Conte com o apoio de uma parceira especializada em equipamentos de rede estruturada
Nenhuma das dicas citadas dará certo sem contar com uma parceira especializada no ramo e que possua experiência de mercado.
Por isso, busque empresas que forneçam equipamentos de rede estruturada inovadores e tenham projetos adequados à realidade do seu negócio, como a ABX Telecom.
Com mais de 20 anos de experiência no setor, a ABX Telecom fornece aos seus clientes soluções completas na área de tecnologia e infraestrutura de TI.
Contando com técnicos preparados e serviços inovadores, a ABX Telecom garante todo suporte necessário para a transformação digital do seu negócio.