O controle dos ativos de rede está entre as principais condutas adotadas pela equipe de TI para garantir a eficiência operacional e a segurança dos processos e dados do negócio.
Apesar dessa relevância estratégica, a pesquisa Internet of Evil Things 2020 realizada pela Outpost24 identificou que 53% dos gestores não têm visibilidade do número de dispositivos conectados à rede da empresa.
Além disso, 69% dos profissionais de segurança não testam infecções maliciosas ou vulnerabilidades conhecidas em dispositivos sem fio com a frequência recomendada e apenas 33% confia que a equipe conseguiria impedir um ataque pela rede sem fio.
Leia mais: Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?
Esses preocupantes achados da pesquisa nos levam à importância do controle dos ativos de rede por meio de boas práticas já constatadas. Confira!
6 dicas para controle eficaz dos ativos de rede
O controle eficaz dos ativos de rede é uma prática que deve ser contínua no negócio para identificar vulnerabilidades, combatê-las, aumentar a eficiência operacional e segurança da rede interna.
Para tal, alguns passos são fundamentais na estruturação dos processos e da infraestrutura. Conheça a seguir!
1. Inventário dos ativos de rede
Como visto pela pesquisa, a maior parte dos gestores desconhece os dispositivos que compõem a rede da empresa. O que pode acarretar problemas significativos quanto à manutenção dos ativos, à atualização e à segurança.
O ideal é que seja realizado um inventário que detalhe cada ativo que compõe a rede, inclusive peças em estoque, e também informações quanto à performance e à atualização.
2. Gerenciamento do ciclo de vida
Com o inventário em mãos, os gestores conseguem ter um processo decisório mais satisfatório quanto ao ciclo de vida dos ativos de rede da empresa e também atualização, modernização e troca de equipamentos.
O gerenciamento do ciclo de vida dos ativos garante que condutas sejam adotadas antes que a baixa performance de um equipamento torne a rede vulnerável a ciberataques ou reduza a produtividade das equipes.
3. Atualização de softwares e hardwares
O controle dos ativos é indispensável para que haja atualizações frequentes e necessárias dos softwares e hardwares, reduzindo as vulnerabilidades da rede quanto a ataques externos ou mesmo problemas de uso por parte dos colaboradores.
As atualizações visam prevenir ameaças e brechas já reconhecidas pela comunidade de TI, aumentando a segurança operacional da companhia.
Saiba também: Ativos de rede: 6 principais desafios na gestão de TI
4. Testes frequentes
A pesquisa da Outpost24 também identificou que os testes ficam aquém do ideal em 69% dos casos. O que impede que a equipe mapeie vulnerabilidades e atue proativamente para superá-las antes do comprometimento da rede e da operação.
Portanto, uma das dicas para aumentar o controle dos ativos de rede é realizar testes de segurança com frequência, verificando a performance dos dispositivos conectados e tempo de resposta.
5. Treinamento dos colaboradores
A qualificação dos colaboradores de TI é imprescindível para que a empresa adote boas práticas de segurança da informação. A companhia deve contar com profissionais especializados em segurança, responsáveis por sistemas de proteção, testes e diretrizes ao usuário.
No que se refere aos demais colaboradores, a empresa deve desenvolver programas de conscientização e políticas de uso.
Veja ainda: 9 formas de engajar os colaboradores em segurança cibernética
6. Parceiros estratégicos
Na área de TI, contar com parceiros estratégicos é fundamental para manter um parque tecnológico atualizado e seguro, com ativos de rede modernos e compatíveis com as necessidades da companhia.
A ABX Telecom é um outsourcing de TI com mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, com processos consolidados, soluções e assistência para oferecer inovação, qualidade e eficiência aos seus parceiros.
Na solução de infraestrutura de TI, a empresa disponibiliza ativos de rede com instalação, manutenção e suporte da empresa incluindo:
- Switches;
- Roteadores;
- Access points e controladoras;
- Firewall;
- IDS/IPS;
- Enlaces de Rádio;
- Anti-DDoS.
Leia mais: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico
Com os ativos de rede modernos e de alta performance, as empresas parceiras da ABX Telecom alcançam elevado desempenho operacional, produtividade das equipes e segurança cibernética.
Quer conhecer melhor a solução de infraestrutura de TI? Confira a solução da ABX Telecom aqui!