Uma infraestrutura de TI eficiente é demanda básica para uma boa performance operacional que influencia a produtividade dos times, garante bom desempenho dos processos e segurança cibernética.
Ao realizar uma gestão dos ativos de rede que atenda às boas práticas, os gestores evitarão problemas na infraestrutura de TI que podem comprometer o negócio de forma operacional, financeira e legal.
No entanto, apesar dessa importância, existem diversos desafios relacionados à gestão de TI que dificultam o suporte e a resposta assim que uma demanda surge. A seguir, saiba como estruturar uma estratégia mais acertada para essa área.
Leia mais: Infraestrutura de TI: 5 erros comuns que podem prejudicar a operação
Como garantir a eficiência da infraestrutura de TI em 6 passos
O elevado tempo de resposta aos problemas de infraestrutura de TI que surgem pode aumentar as vulnerabilidades do negócio, ampliando ainda mais as debilidades da atuação e comprometendo a operacionalidade.
De olho nisso, uma estratégia para garantir a eficiência da infraestrutura é determinante no sucesso do negócio como um todo. Confira 6 ações para colocar em prática!
1. Mapeie sua infraestrutura atual
A falta de informações claras sobre a atual infraestrutura de TI prejudica a tomada de decisão dos gestores e também dificulta um conhecimento realista quanto às vulnerabilidades e necessidades do negócio.
Dessa forma, é indispensável um mapeamento dos ativos de rede usados e também conhecer as demandas das diferentes equipes, identificando os desafios diários com as tecnologias e processos adotados em cada departamento.
2. Tenha clareza quanto aos objetivos da empresa
Um dos principais objetivos da equipe de tecnologia da informação é dar suporte e condições estruturais para o crescimento e consolidação da companhia.
No entanto, para que essas atuações estejam alinhadas, é necessário que os objetivos e metas da empresa incidam diretamente sobre as estratégias desenvolvidas na área de TI.
Verifique, por exemplo, como as soluções tecnológicas como nuvem, storages corporativos e automação impactam os processos da empresa e podem contribuir para os objetivos de médio e longo prazo.
3. Avalie o investimento em um outsourcing
O investimento em outsourcing deve ser avaliado principalmente quando a equipe interna precisa direcionar parte significativa dos esforços à resolução de problemas cotidianos, não conseguindo propor e desenvolver inovações e melhorias. Entre as vantagens dessa solução, destacam-se:
- Melhora da produtividade da equipe;
- Redução de custos para manutenção e aquisição;
- Maior disponibilidade dos equipamentos;
- Modernização do parque tecnológico;
- Suporte para instalação, manutenção e monitoramento da rede.
Saiba mais: Qual o melhor tipo de outsourcing de TI para minha empresa?
Além disso, empresas de outsourcing consolidadas dispõem de parcerias estratégicas com negócios de tecnologia, garantindo maior acesso às inovações e resolução de demandas.
4. Desenvolva governança
A governança em TI significa o desenvolvimento de políticas e diretrizes que garantam que a empresa esteja em compliance com as exigências legais de segurança e infraestrutura de TI. Além disso, esta prática ainda torna os processos mais claros às equipes.
Com os protocolos bem definidos, a empresa alcança um melhor desempenho dos colaboradores, além de transmitir uma imagem positiva a parceiros, fornecedores e clientes.
5. Otimize a segurança da informação
A segurança da informação deve ser um foco constante do aprimoramento e atualização da infraestrutura de TI. Com novas ameaças surgindo e ataques mais complexos, as estratégias da empresa também devem ser mais robustas e acertadas.
A própria escolha e configuração dos ativos de rede já garantem a ampliação da segurança da informação, que pode ser aprimorada ainda com backup de dados, storages corporativos e um sistema de proteção ativo.
Leia também: Como se proteger de hackers e evitar vazamentos de dados nas empresas?
6. Compreenda demandas futuras
A eficiência da infraestrutura de TI também é baseada na capacidade das soluções para atender aos projetos de crescimento do negócio. Portanto, os gestores de TI devem estar atentos às demandas futuras da empresa.
Por exemplo, apesar de um tema complexo, o BYOD (em tradução livre, Traga Seu Próprio Dispositivo) é uma tendência que precisa ser reconhecida pelos gestores e planejada de forma estratégica para que os pontos positivos superem os riscos existentes.
Saiba também: Como implementar o BYOD em sua gestão de TI?
Além disso, as inovações tecnológicas são constantes e ter gestores conscientes dessas transformações e das necessidades atuais e futuras é essencial para um planejamento mais eficiente.
Quais os diferenciais da infraestrutura de TI da ABX Telecom?
A ABX Telecom tem 20 anos de experiência em tecnologia da informação atuando como outsourcing de TI e disponibilizando soluções, com qualidade e eficiência.
A solução de infraestrutura de TI da ABX Telecom dispõe de suporte para o planejamento, instalação, manutenção e monitoramento da rede interna. Os recursos incluem:
- Ativos de rede: equipamentos básicos para estruturação da rede como switches, roteadores, access points e controladoras, Firewall, IDS/IPS, Anti-DDoS e outros;
- Servidores: equipamentos de grande porte com configuração específica de acordo com as necessidades da empresa;
- Storages: solução para armazenamento de dados e backup;
- Data Center: containers para elevar a confiabilidade, segurança e eficiência dos processos e dados corporativos.
Veja também: Como a infraestrutura de TI e a comunicação unificada preparam a empresa para o ambiente digital
Portanto, uma infraestrutura de TI eficiente depende de boas práticas desenvolvidas internamente e também de parcerias estratégicas.
Quer saber mais sobre a ABX Telecom? Conheça nossa solução de infraestrutura de TI aqui!