Servidor para empresa: tire todas as dúvidas e saiba como implementar

servidor para empresa

O servidor para empresa é um dispositivo com a função primordial de armazenar informações de forma segura e com agilidade no processamento e transferência de dados das máquinas conectadas à mesma rede.

Esse equipamento é diferente dos demais, pois não é operado diariamente por um usuário, mas deve ter configurações específicas que garantam a velocidade de processamento e a capacidade de armazenamento.

Veja também: 5 principais erros no armazenamento de dados em empresas

A seguir, saiba a importância de escolher corretamente o servidor para empresa, os principais tipos e as configurações recomendadas.

Qual a importância do servidor para empresa?

A escolha do servidor para empresa vai determinar a operação diária do negócio, como a performance dos processos digitais e também a capacidade de centralizar as informações, armazenando todos os dados em um único dispositivo.

São diversos os benefícios associados à estruturação de um servidor confiável, como:

  • Segurança operacional e dos dados;
  • Confiabilidade dos processos;
  • Agilidade e alta performance;
  • Redução de custos;
  • Eficiência gerencial e operacional.

Vale destacar que, para o servidor para empresa atender às expectativas, ele deve ter configuradas rotinas de backup. O que garante a geração de cópias de segurança que minimizam o risco de perda de dados por ataques cibernéticos, desastres ou mau uso.

Veja mais: 4 situações adversas que exigem uma estratégia de backup de dados

Como escolher o servidor mais vantajoso ao negócio?

Toda a empresa que atua com dados digitais deve ter um servidor para garantir o funcionamento correto dos processos. No entanto, a estrutura adotada depende de aspectos como porte do negócio, dependência dos processos online e outros.

Leia também: Qual o melhor momento para trocar os servidores da sua empresa?

Conheça os principais tipos de servidores para empresas de acordo com as demandas do negócio:

  • Servidores em torre: o modelo mais básico é recomendado para pequenas empresas, pois ocupa o mesmo espaço de um CPU normal e não demanda ambiente climatizado.
  • Servidores em rack: estrutura que contempla o empilhamento de múltiplos dispositivos, apresentando maior capacidade de processamento e armazenamento, mas exige investimento em infraestrutura com ambiente climatizado. Recomendado para médias empresas.
  • Servidores blade: apresenta uma capacidade e escalabilidade semelhante ao servidor rack. Como benefício são menores e mais potentes, mas ainda demandam um ambiente climatizado específico ainda que em proporções reduzidas. Ideal para empresas maiores que gerenciam grandes volumes de dados.

Atualmente, as empresas também podem contar com uma estratégia de armazenamento externa com um storage corporativo que tem como vantagens o baixo nível de tráfego de dados, discos de alta performance e o compartilhamento em rede.

Saiba mais: 7 vantagens do storage corporativo para seu negócio

A definição de qual a solução e servidor para empresa mais adequada depende da avaliação das necessidades atuais do negócio e também um planejamento de médio prazo, analisando o potencial de escalabilidade e flexibilidade do recurso adotado.

Como implementar o servidor corretamente?

Além da escolha do tipo de servidor adotado, também é relevante que os gestores de TI avaliem a configuração para uma implementação mais exitosa. Entre os componentes que precisam ser analisados, estão:

  • Placa-mãe;
  • Processadores;
  • Memória RAM.
  • Disco rígido;
  • Controlador de rede;
  • Fonte de alimentação.

Além disso, é preciso definir o sistema operacional usado que pode ser Windows ou Linux, normalmente.

Leia mais: 7 dicas para ter maior melhoria de processos de TI

Destaca-se que a escolha do servidor para empresa demanda conhecimento técnico por parte dos responsáveis, mas também visão estratégica, considerando os objetivos do negócio.

Dessa forma, a recomendação é definir um parceiro especializado para auxiliar no planejamento, implementação e gestão do servidor, garantindo adequação às demandas do negócio, alta performance, ativos de rede modernos e escalabilidade da solução.

A ABX Telecom é uma empresa com mais de 20 anos de experiência na área de telecomunicações e tecnologia da informação, garantindo desde o fornecimento dos hardwares necessários como também instalação, programação e testes.

Quer escolher o servidor para empresa ideal? Conheça a ABX Telecom e conheça nossas soluções!

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia