Os negócios são cada vez mais dependentes da tecnologia, como sistemas, aplicações, dados digitais e hardwares. Nesse cenário, o monitoramento de rede é o que garante um funcionamento adequado dessa estrutura.
A boa performance das redes é o que assegura a operação do negócio e as oportunidades de crescimento, dando suporte aos planos de expansão e maior digitalização e automação dos processos.
Saiba mais: Conheça os impactos da automação para a segurança da informação
A seguir, saiba por que fazer o monitoramento de rede e quais benefícios ele proporciona ao negócio.
Qual a importância do monitoramento de rede?
Basicamente, o monitoramento de rede envolve estratégias, processos e ferramentas para identificar ocorrências que alterem os componentes do sistema.
Entre as situações que podem ser identificados incluem-se interrupções de conexão com o provedor de internet, falhas de roteador e switch e problemas gerais nos hardwares.
Outro aspecto relevante do monitoramento de rede, é que ele permite verificar alterações decorrentes do uso inadequado por parte dos colaboradores, como downloads indevidos, tentativas de acesso em documentos, acesso às redes sociais e outros.
Leia mais: Monitoramento de rede: como gerenciar e controlar o BYOD?
Ao realizar esse acompanhamento da rede, os gestores conseguem evitar problemas, aumentando a disponibilidade operacional e também garantindo a boa performance da infraestrutura usada.
4 benefícios do monitoramento de rede
As tarefas viabilizadas pelo monitoramento de rede oferecem uma série de vantagens operacionais e financeiras à empresa. Conheça as principais a seguir!
1. Facilitar correções
O monitoramento da rede permite identificar rapidamente os dispositivos que estão apresentando falhas e comprometendo a operação do sistema.
Dessa forma, é necessário menos tempo para que a equipe de TI identifique os elementos comprometidos e solucione o problema.
2. Identificar oportunidades
Esse tipo de atuação proativa do departamento de TI permite mapear problemas recorrentes na infraestrutura de rede da empresa e atuar corretamente para superá-los e gerar oportunidades futuras.
Essa atenção ao funcionamento da rede viabiliza mapear oportunidades de inovação e ações estratégicas, que serão determinantes na redução de custos e transformação digital na empresa.
Veja ainda: Tecnologia da informação nas empresas: principais áreas de investimento
3. Planejar manutenções e reparos
Quando os hardwares não são corretamente monitorados, eles apresentam problemas que vão resultar na interrupção das operações do negócio.
Com essas informações em mãos, os gestores podem planejar estrategicamente a realização de manutenções e reparos, o que se traduz em menos tempo de inatividade.
4. Garantir a segurança
A estrutura de rede do negócio é a porta de entrada para diversas ameaças digitais, sendo que a falta de monitoramento aumenta o tempo para identificar os ciberataques, comprometendo ainda mais a operação e dados da empresa.
Leia também: Como aumentar a segurança de redes corporativas com tecnologia?
Como estruturar corretamente sua estratégia de monitoramento?
Muitas vezes, o sucesso de uma estratégia de monitoramento de rede depende do auxílio de uma empresa especializada nessa área que já terá práticas consolidadas.
A ABX Telecom tem mais de 20 anos de experiência na área, garantindo a eficiência na gestão de redes ao dar assistência a processos como:
- Estruturação da rede corporativa com mapeamento dos ativos;
- Controle de acesso dos usuários;
- Configurações personalizadas das portas de switch;
- Desenvolvimento de um plano de contenção de ameaças;
- Sistema de segurança cibernética com monitoramento 24h.
Saiba mais: Gestão de redes: como manter a rede corporativa gerenciável e protegida?
Para melhorar a sua estratégia de monitoramento de rede é essencial contar com um parceiro especializado e confiável. Conheça o sistema de segurança cibernética (TPS) da ABX Telecom aqui!