Uma empresa o setor de TI é responsável por diversos processos e entre eles está a gestão de ativos de rede, sendo uma função importante para garantir a segurança, operacionalidade e eficiência do parque tecnológico.
Pensando nisso, destacamos a seguir alguns passos importantes para realizar uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente e que garanta o funcionamento adequado do negócio.
Como realizar a gestão de ativos?
Uma gestão dos ativos de rede e TI envolve uma série de etapas para que ela torne-se mais eficiente e garanta os resultados esperados pelos gestores. A seguir, destacamos 5 passos que podem ser seguidos para alcançar esse objetivo.
01- Mapeamento dos ativos
Inicialmente é preciso realizar um inventário de todos os ativos de rede e TI utilizados pela empresa com o objetivo de conhecer as características do parque.
Em seguida, a criação de banco de dados para gerenciar os ativos facilita a integração dos processos e garante que todos os hardwares e softwares usados pela equipe sejam acompanhados e monitorados pelos responsáveis.
O mapeamento também contribui quando ações são necessárias, como a troca ou substituição de ativos devido queda no desempenho ou por ele ter se tornado obsoleto.
02 – Gerenciamento do ciclo de vida
Cada componente da rede utilizada pela empresa possui um ciclo de vida de acordo com as indicações do fabricante, as configurações utilizadas, a capacidade de operação, o fluxo usado diariamente, entre outros elementos.
Conhecendo essas variáveis, a equipe de TI pode realizar um gerenciamento automatizado do ciclo de vida dos equipamentos, o que viabiliza a troca, substituição ou demais ações de forma antecipada, antes que o ativo gere problemas ou restrinja o uso da rede.
Com os registros dos ativos atualizados, o gestor terá melhores condições de tomar decisões de negócio mais acertadas.
03 – Coleta dos feedbacks
Ainda que a equipe de TI faça um monitoramento permanente dos ativos da empresa, muitas vezes é necessário recorrer aos colaboradores para entender se eles estão cumprindo as expectativas.
O diálogo com os colabores também ajuda a tomar decisões mais acertadas, pois eles podem informar as necessidades e demandas de uma função, permitindo a definição de um ativo mais adequado.
04 – Centralização e integração dos ativos
Um dos pilares da gestão de ativos de rede e TI é a capacidade de centralização e integração deles, gerando as informações necessárias sobre o parque tecnológico ativo e viabilizando melhorias para os diferentes departamentos.
Essa estratégia reduz o tempo gasto pelos colaboradores nas demanda e facilita o acesso às informações mais importantes, além disso a centralização está relacionada com maior controle por parte da equipe de TI, mais produtividade, redução de custos e controle de acessos, aumentando a segurança.
05 – Defina um fornecedor de qualidade
Para montar ou manter um parque tecnológico na empresa, é fundamental contar com um fornecedor de qualidade que realize o fornecimento dos ativos, estruturação da rede e manutenção.
A ABX Telecom, por exemplo, oferece soluções de TI que viabilizam uma gestão de ativos de rede centralizada e integrada, fornecendo diversos equipamentos, como:
- ativos de rede: switches, roteadores, firewall, WLAN;
- ativos de TI: servidores, storages e soluções de data center.
Assim, é determinante definir corretamente a parceira na gestão de ativos de rede e TI com objetivo de aumentar a eficiência obtida. Quer saber mais sobre as nossas soluções? Acesse o nosso site e entre em contato!