No varejo, o planejamento operacional depende de uma série de processos, tecnologias e organização que viabilizam uma melhor performance do negócio e, consequentemente, maiores lucros.
Pensando nos desafios dessa área, definimos a seguir cinco aspectos que devem ser considerados pelos gestores para um planejamento operacional mais assertivo. Confira!
1- Gestão de processos
O primeiro passo para o sucesso operacional de uma empresa do setor varejista é o planejamento e gestão dos processos. Para isso, é fundamental realizar um mapeamento de cada etapa deles nos diferentes departamentos do negócio e identificar os benefícios e relevância de cada um.
Dessa forma, é possível conhecer como cada processo interfere no desenvolvimento, além de viabilizar que eles sejam otimizados, substituídos ou monitorados conforme a necessidade identificada.
2- Aumento da produtividade e performance operacional
Toda empresa de varejo deve desenvolver ações que viabilizam o aumento da produtividade e a performance operacional do negócio. Para isso, o mapeamento dos processos deve incluir os responsáveis por cada tarefa.
Conhecer quais são as atribuições da função e quais as metas definidas é o primeiro passo para o aumento da produtividade dos colaboradores. A performance operacional também depende do suporte adequado para que as equipes desempenhem as atividades.
3- Investimento em tecnologias e integração
O investimento em tecnologia e soluções para integração é outro aspecto que influencia o planejamento operacional no varejo. A empresa deve acompanhar as inovações do mercado e como essas tendências podem contribuir na execução das tarefas.
A tecnologia e a integração dos processos contribuem na resolução de problemas operacionais, além de interferirem no ROI obtido. Um exemplo é a área de comunicação das empresas varejistas, que muitas vezes demandam contato várias vezes por dia, em grandes distâncias, o que exige soluções próprias para proporcionar efetividade a custos reduzidos.
4- Redução de custos operacionais
Todo varejo deve funcionar com o objetivo de reduzir custos operacionais no médio prazo. Para isso é fundamental contar com duas estratégias: a primeira é o combate aos gargalos operacionais que elevam os custos do negócio e prejudicam a efetividade; a segunda refere-se ao uso da tecnologia para implementar soluções mais personalizadas às necessidades da empresa de forma a alcançar melhores resultados, pois melhora o planejamento operacional.
5- Otimização da velocidade da comunicação sem restrição geográfica
A comunicação é um aspecto determinante no varejo, pois é frequente a necessidade de contato com filiais em diferentes partes do país, além dos fornecedores, clientes, entregadores etc.
Dessa forma, é essencial implementar um sistema de comunicação que viabilize uma alta velocidade nos contatos sem restrição geográfica. Indica-se ainda que a solução escolhida seja personalizada às necessidades do negócio, garantindo custos mais razoáveis para esse investimento.
Como a ABX Telecom contribui com o planejamento operacional do setor varejista?
A ABX Telecom é uma empresa de telecomunicações que tem experiência no atendimento às necessidades do setor varejista, visando contribuir para um planejamento operacional mais eficiente. Entre as soluções oferecidas pela empresa estão:
- diversidade de ativos de rede e TI;
- manutenção e troca de equipamentos do parque tecnológico conforme necessidade;
- gerenciamento centralizado das aplicações e acessos;
- estratégias próprias de segurança;
- sistema de comunicação e telefonia com várias funcionalidades;
- praticidade operacional para empresas de varejo.
Dessa forma, o planejamento operacional do varejo depende da implementação de soluções eficazes para esse segmento, além de contar com parceiros de confiança, com tecnologias e experiência personalizadas para essa área. Quer saber mais sobre as nossas soluções de TI? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!