Segurança cibernética: conheça as ameaças mais comuns do momento

A difusão e o rápido desenvolvimento tecnológico exigem que as empresas fiquem mais atentas à segurança cibernética, sendo essa área fundamental para garantir a operacionalidade e sigilo das informações corporativas.

Nesse cenário, a empresa de cibersegurança Kaspersky identificou, por meio de um estudo, um crescimento nas ameaças digitais, sendo que em 2018 ao menos 30% dos computadores do mundo sofreram alguma ciberameaça.

A pesquisa considera tantos os vírus de computador como também as invasões ocorridas devido às falhas de segurança na máquina. Veja os resultados a seguir!

Principais desafios da segurança cibernética

A pesquisa da Kaspersky identificou duas principais ameaças para a segurança cibernética durante 2018, o ransomware e os backdoors. Saiba mais sobre essas práticas e os desafios que elas representam à segurança digital.

Ransomware

O ransomware é um código malicioso que afeta dispositivos, como computadores ou smartphones, e utiliza criptografia para impedir que o usuário acesse informações do próprio aparelho.

A modalidade consiste em um sequestro do aparelho e para o qual o cracker, como são chamados os criminosos digitais, exige um resgate (ransom) para que libere novamente o acesso do usuário. Em geral, esse pagamento é solicitado em Bitcoin devido à dificuldade de rastreamento do processo.

Segundo a Kaspersky, o número de ataques ransomware aumentou 43% entre 2017 e 2018, indo de 2.198.130 para 3.133.513 (até a data da pesquisa), de acordo com os registros da empresa.

Backdoors

Outro tipo de crime que afeta a segurança cibernética é o backdoor, prática que cresceu 44% entre 2017 e 2018, de acordo com os estudos da Kaspersky.

A modalidade consiste em uma técnica usada por sites maliciosos para obter acesso remoto ao sistema ou rede que for infectada pelo malware. Eles exploram falhas existentes em programas instalados, softwares desatualizados e firewall para abrir uma brecha no roteador e deixar o sistema vulnerável.

Entre 2017 e 2018, a quantidade de backdoors registrados passou de 2.272.341 para 3.263.681.

Os ataques backdoors, por exemplo, podem ser minimizados quando os softwares usados na rede são atualizados com frequência, apenas programas confiáveis são instalados e um antivírus de qualidade faz a proteção dos dispositivos da empresa.

Essas são as principais ameaças à segurança cibernética das empresas e consistem em desafios para a área de segurança da informação e gestão de TI. Para isso é importante contar com um sistema robusto e profissionais de confiança.

Como aumentar a segurança da empresa contra ameaças mais comuns?

Ao usuário comum, as ameaças de segurança já são bastante prejudiciais, mas há um agravante quando o alvo são empresas, exigindo medidas de contingenciamento e parcerias qualificadas para minimizar e evitar os problemas decorrentes de ciberameaças.

ABX Telecom é uma empresa especializada em segurança cibernética e possui soluções voltadas à segurança da informação, como o Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS).

A solução consiste em uma plataforma pré-integrada e orientada à inteligência, viabilizando uma melhor estrutura de cibersegurança e auxiliando a evitar prejuízos financeiros, operacionais e de reputação às empresas devido à vulnerabilidade dos servidores e máquinas.

Quer aumentar a segurança cibernética de sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo!

Baixe nosso Guia de Segurança Cibernética e saiba como evitar ataques cibernéticos e vazamento de dados.

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia

× Como posso te ajudar?