Elaborar um plano de segurança contra hackers é uma das premissas de qualquer empresa que deseja não apenas abraçar a transformação digital, mas também garantir competitividade e preservação das informações internas.
No entanto, ter um planejamento adequado pode ser um desafio para diferentes organizações. De acordo com informações da Kaspersky, 40% das instituições não possuem políticas apropriadas de cibersegurança.
O relatório também nos revela que 15% das corporações que possuem algum tipo de plano definido não obrigam seus funcionários a segui-lo, mesmo que 49% dos funcionários acessem os dados da empresa por dispositivos pessoais também.
Para te ajudar a entender a importância de um plano bem elaborado de segurança contra hackers e como implementar esse processo, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a leitura e saiba mais!
Leia mais: 9 formas de engajar os colaboradores em segurança cibernética
Qual é a importância do plano de segurança contra hackers?
O plano de segurança contra hackers fornece às empresas uma série de benefícios, tais como:
- Potencializa a preservação de dados;
- Aumenta a disponibilidade dos sistemas e aplicações;
- Reduz custos;
- Minimiza problemas operacionais;
- Viabiliza uma melhor experiência aos funcionários;
- Promove proteção de informações confidenciais;
- Evita vulnerabilidades por erros ou falhas;
- Aumenta a eficiência do time.
Como implementar esse processo?
O primeiro passo para implementar um plano de segurança contra hackers é a sistematização dos processos que serão adotados, assim como identificação das necessidades da empresa e investimento necessário.
Nessa fase, analise muito bem qual é o comportamento do time, os tipos de aplicações utilizadas, os sistemas que a sua organização já utiliza e outras informações que possam afetar a implementação desse planejamento.
Em seguida, é momento de adotar bons antivírus e maximizar o controle tecnológico por meio do plano de recuperação de desastres, que garante a devida atualização dos sistemas e o monitoramento de qualquer iniciativa de invasão.
Outro aspecto que não pode faltar no plano de segurança contra hackers é a administração de acessos.
Para isso, forneça a cada um dos colaboradores que precisarem visualizar esses dados informações de usuário e senha, como também, implemente a verificação em duas etapas.
Esse tipo de ação inibe que outros usuários acessem dados importantes, além de apoiar a preservação da empresa em toda a transição do trabalho remoto, volta para o presencial ou adoção do trabalho híbrido.
Por fim, é de suma importância encontrar um fornecedor com experiência comprovada que ofereça soluções inovadoras em segurança cibernética, maximizando os retornos positivos dessa estratégia.
Você pode se interessar: Como garantir segurança cibernética em instituições de ensino do Brasil?
Conte com a ABX Telecom para implementação do plano de segurança contra hackers
A ABX Telecom é uma organização focada em Infraestrutura de TI e Telecom com mais de 20 anos de vivência no setor.
Contando com profissionais técnicos experientes e serviços inovadores, a ABX oferece aos seus parceiros a solução de Segurança Cibernética com a implementação do Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS).
Por meio desse processo, a ABX apoia na rápida detecção de atividades suspeitas, monitoramento em tempo real, automação, aumento da produtividade da organização, além de todo suporte 24×7.