As compras por e-commerce aumentam cada vez mais no Brasil devido à praticidade e confiança dos consumidores nas lojas online. Para atender às demandas da área e alcançar bons resultados, é essencial que os lojistas fiquem atentos com a segurança de dados dos clientes.
O cenário do setor é promissor. Em 2018, o faturamento do e-commerce registrou expansão de 12% em comparação com 2017 e chegou a R$ 53,2 bilhões, segundo dados do Ebit/Nielsen. Para este ano, a expectativa é de 15% de crescimento nas vendas online.
Este número se deve, em grande parte, à percepção dos clientes em relação ao aumento da proteção do ambiente virtual.
Preocupação com os dados nas lojas online
Os consumidores são bastante exigentes quanto à segurança do e-commerce para efetuar uma compra. A pesquisa global de “Fraude e Identidade” da Serasa Experian comprova isso. Ao procurar um produto na internet ou acessar um site de compras, 84% dos brasileiros consideram a segurança de dados como o aspecto mais importante durante a transação.
Portanto, sem atenção à segurança, dificilmente, um e-commerce apresentará bons resultados para consolidar a marca. Quer saber como fazer para melhorar a proteção das informações dos clientes? A seguir, confira dicas para cumprir essa meta.
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5 dicas para garantir a segurança de dados do e-commerce
Os responsáveis pela segurança de dados podem adotar uma série de processos e estruturas para reduzir os riscos de fraudes e invasões. Com isso, vão proteger as informações dos clientes e a loja em si. Confira os principais cuidados a serem tomados!
1. Certificado SSL
O certificado SSL (ou Secure Sockets Layer) consiste em uma tecnologia para aumentar a segurança de dados dentro de uma rede ao realizar a criptografia das informações.
No e-commerce, o recurso auxilia no processo de checkout. Ou seja, na concretização da venda. Com isso, faz a criptografia dos dados pessoais e bancários dos clientes para que eles não sejam interceptados e roubados.
O cliente pode verificar se um site tem o certificado SSL ao conferir a URL. Se a barra de endereço tiver o “https://” antes do link, juntamente com o símbolo de um cadeado, a página está segura.
2. Selos de segurança
Os selos validam e indicam que o site toma as devidas medidas de segurança de dados. Isso ajuda os consumidores a identificar os e-commerces mais seguros. O que melhora a reputação da loja virtual. Os selos mais reconhecidos são:
- Ebit: os selos são concedidos após avaliação da experiência de compra, pós-venda e satisfação do cliente. Essa chancela pode ser de diferentes tipos como bronze, prata, ouro e diamante, indicando o grau de credibilidade do site;
- Site blindado: a ferramenta verifica vulnerabilidades no e-commerce como malwares e falta de segurança de dados. Depois, envia relatórios auxiliando na identificação e superação dos problemas no site.
Os selos conquistados devem ser inseridos em páginas estratégicas para que o consumidor possa vê-lo. Esta é uma estratégia importante, porque influencia na decisão de compra.
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3. Sistemas antifraude
É fundamental que o e-commerce tenha um sistema antifraude. Isso minimiza os riscos de compras serem canceladas ou contestadas. Atualmente, são diversas empresas que oferecem este recurso.
O objetivo do sistema é cruzar as informações fornecidas pelo cliente com os dados coletados anteriormente, comprovando a legitimidade da compra.
Quando as informações são compatíveis, as compras são autorizadas. No entanto, quando o sistema não reconhece a movimentação, a aquisição é automaticamente reprovada.
4. Boa plataforma para hospedagem
No e-commerce, os parceiros escolhidos são essenciais para aumentar a segurança de dados do negócio. A plataforma é um dos quesitos centrais, pois ela fornece uma série de processos e estruturas que aumentam a proteção, como:
- Atualizações frequentes;
- Compatibilidade com produtos de segurança, como SSL;
- Bom suporte técnico;
- Servidor robusto e sem instabilidade.
Todas essas garantias permitem que o e-commerce tenha menos brechas para invasões e roubos de informações.
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Estrutura para verificação de segurança em tempo real
Outras parcerias podem ser firmadas pelo e-commerce para manter a segurança de dados dos clientes. Empresas especializadas em segurança, por exemplo, podem fazer a verificação e o monitoramento constante do sistema evitando vulnerabilidades.
A ABX Telecom conta com o Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS), uma plataforma inteligente para manter o alto nível de segurança.
A tecnologia inovadora faz o acompanhamento constante do site, verifica tentativas de invasões e adota as medidas de segurança e contenção em tempo real. O que evita que maiores danos sejam causados.
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