Como garantir a segurança de dados no e-commerce?

As compras por e-commerce aumentam cada vez mais no Brasil devido à praticidade e confiança dos consumidores nas lojas online. Para atender às demandas da área e alcançar bons resultados, é essencial que os lojistas fiquem atentos com a segurança de dados dos clientes.

O cenário do setor é promissor. Em 2018, o faturamento do e-commerce registrou expansão de 12% em comparação com 2017 e chegou a R$ 53,2 bilhões, segundo dados do Ebit/Nielsen. Para este ano, a expectativa é de 15% de crescimento nas vendas online.

Este número se deve, em grande parte, à percepção dos clientes em relação ao aumento da proteção do ambiente virtual.

Preocupação com os dados nas lojas online

Os consumidores são bastante exigentes quanto à segurança do e-commerce para efetuar uma compra. A pesquisa global de “Fraude e Identidade” da Serasa Experian comprova isso. Ao procurar um produto na internet ou acessar um site de compras, 84% dos brasileiros consideram a segurança de dados como o aspecto mais importante durante a transação.

Portanto, sem atenção à segurança, dificilmente, um e-commerce apresentará bons resultados para consolidar a marca. Quer saber como fazer para melhorar a proteção das informações dos clientes? A seguir, confira dicas para cumprir essa meta.

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5 dicas para garantir a segurança de dados do e-commerce

Os responsáveis pela segurança de dados podem adotar uma série de processos e estruturas para reduzir os riscos de fraudes e invasões. Com isso, vão proteger as informações dos clientes e a loja em si. Confira os principais cuidados a serem tomados!

1. Certificado SSL

O certificado SSL (ou Secure Sockets Layer) consiste em uma tecnologia para aumentar a segurança de dados dentro de uma rede ao realizar a criptografia das informações.

No e-commerce, o recurso auxilia no processo de checkout. Ou seja, na concretização da venda. Com isso, faz a criptografia dos dados pessoais e bancários dos clientes para que eles não sejam interceptados e roubados.

O cliente pode verificar se um site tem o certificado SSL ao conferir a URL. Se a barra de endereço tiver o “https://” antes do link, juntamente com o símbolo de um cadeado, a página está segura.

2. Selos de segurança

Os selos validam e indicam que o site toma as devidas medidas de segurança de dados. Isso ajuda os consumidores a identificar os e-commerces mais seguros. O que melhora a reputação da loja virtual. Os selos mais reconhecidos são:

  • Ebit: os selos são concedidos após avaliação da experiência de compra, pós-venda e satisfação do cliente. Essa chancela pode ser de diferentes tipos como bronze, prata, ouro e diamante, indicando o grau de credibilidade do site;
  • Site blindado: a ferramenta verifica vulnerabilidades no e-commerce como malwares e falta de segurança de dados. Depois, envia relatórios auxiliando na identificação e superação dos problemas no site.

Os selos conquistados devem ser inseridos em páginas estratégicas para que o consumidor possa vê-lo. Esta é uma estratégia importante, porque influencia na decisão de compra.

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3. Sistemas antifraude

É fundamental que o e-commerce tenha um sistema antifraude. Isso minimiza os riscos de compras serem canceladas ou contestadas. Atualmente, são diversas empresas que oferecem este recurso.

O objetivo do sistema é cruzar as informações fornecidas pelo cliente com os dados  coletados anteriormente, comprovando a legitimidade da compra.

Quando as informações são compatíveis, as compras são autorizadas. No entanto, quando o sistema não reconhece a movimentação, a aquisição é automaticamente reprovada.

4. Boa plataforma para hospedagem

No e-commerce, os parceiros escolhidos são essenciais para aumentar a segurança de dados do negócio. A plataforma é um dos quesitos centrais, pois ela fornece uma série de processos e estruturas que aumentam a proteção, como:

  • Atualizações frequentes;
  • Compatibilidade com produtos de segurança, como SSL;
  • Bom suporte técnico;
  • Servidor robusto e sem instabilidade.

Todas essas garantias permitem que o e-commerce tenha menos brechas para invasões e roubos de informações.

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Estrutura para verificação de segurança em tempo real

Outras parcerias podem ser firmadas pelo e-commerce para manter a segurança de dados dos clientes. Empresas especializadas em segurança, por exemplo, podem fazer a verificação e o monitoramento constante do sistema evitando vulnerabilidades.

ABX Telecom conta com o Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS), uma plataforma inteligente para manter o alto nível de segurança.

A tecnologia inovadora faz o acompanhamento constante do site, verifica tentativas de invasões e adota as medidas de segurança e contenção em tempo real. O que evita que maiores danos sejam causados.

Conheça os benefícios da tecnologia e entre em contato conosco!

 

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