O Brasil está entre os principais alvos globais de ciberataques, segundo dados do Relatório de Ameaças à Segurança na Internet de 2017. Isso exige que os gestores de TI tenham uma atuação proativa no desenvolvimento de soluções de segurança de redes nas empresas.
Com o crescimento do número de ataques e a sofisticação das ações dos hackers, é necessário implementar novas estratégias de segurança de redes. Saiba mais!
7 dicas para aumentar a segurança de redes
Os ataques virtuais a empresas no Brasil subiram 21% entre 2017 e 2018, conforme pesquisa da PwC. E a tendência é que essas ameaças se tornem mais perigosas, pois usam formas de enganar os usuários e até bots para disseminar os riscos.
Para minimizar as chances de ciberataques, vazamento de dados, sequestro das informações e outras práticas, os gestores precisam de uma estrutura robusta. O que inclui software, hardware e treinamento. Confira!
1. Estabeleça níveis de acesso aos usuários
O primeiro aspecto que deve receber atenção para uma estratégia de segurança de redes reforçada é o acesso dos usuários.
É indispensável que cada colaborador tenha um login específico e que só possa acessar informações relevantes à própria atuação. Implantar ativos de rede, como o access point indoor e access point outdoor, permite o controle do nível de acesso.
Leia também: Como tornar a gestão de ativos de rede e TI mais eficiente?
2. Proteja as conexões WiFi
A ausência de segurança de redes no WiFi corporativo é uma das principais brechas que viabilizam os ataques virtuais.
Os ativos de rede também são importantes aqui, porque garantem um nível adicional de proteção. Além disso, os gestores devem se atentar às configurações de criptografia, atualizações de firewall, acesso remoto e senhas fortes para aumentar a segurança.
3. Mantenha a frequência e a eficiência dos backups
O backup é considerado uma solução de segurança por minimizar as chances de danos se houver ataque de ransomware. Neste caso, as informações podem ser resgatadas sem o pagamento aos hackers.
Assim, a adoção de um storage corporativo ajuda e muito. Até porque assegura segurança adicional no backup, flexibilidade e personalização da rede, e alta performance.
Leia também: Como aumentar a segurança do armazenamento de dados corporativos e pessoais?
4. Previna-se dos ataques digitais
Quando o assunto é segurança de redes, a estratégia mais eficaz é a prevenção. Para isso, recomenda-se uma largura de banda adequada às necessidades do negócio e também softwares robustos de monitoramento.
Um Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas, por exemplo, garante:
- Monitoramento em tempo real;
- Automação dos processos;
- Agilidade na tomada de decisão;
- Combate às ameaças identificadas.
5. Mantenha os sistemas atualizados
Uma vulnerabilidade que nem sempre recebe a devida atenção é a falta de atualização dos sistemas. Mas os updates são importantes, porque combatem as falhas usadas pelos hackers. Entre os pontos que devem ser atualizados, estão:
- Firewalls e soluções de segurança;
- Sistemas operacionais;
- Softwares e aplicativos;
- Drives;
- Firmwares.
Todo esse processo de atualização e melhoria contínua deve ser monitorado por uma gestão de TI eficiente e com domínio dos procedimentos. Isso assegura a solidez nas estratégias implementadas.
6. Treine os funcionários para condutas seguras
Entre as principais vulnerabilidades no ambiente corporativo, está a atuação dos colaboradores. Afinal, muitas vezes, os profissionais desconhecem as boas práticas de segurança.
Uma gestão eficiente de BYOD (Bring Your On Device) está no cerne de uma segurança de redes mais robusta e eficaz. Além disso, é preciso que haja o monitoramento dos dispositivos, evitando acesso de equipamentos sem permissão.
Leia também: Monitoramento de rede: como gerenciar e controlar o BYOD?
7. Seja capaz de encontrar ameaças de forma eficaz
Todos esses níveis de segurança contribuem para minimizar os riscos e vulnerabilidades. No entanto, a empresa também precisa de ações eficientes para identificar os riscos e minimizar os danos de ataques.
Para isso, o sistema de proteção cibernética avançada possui uma configuração eficiente. O que permite encontrar as ameaças e colocá-las em quarentena, além de notificar os responsáveis, viabilizando uma resposta mais eficaz e em menos tempo.
Quais os riscos de não implementar essas soluções?
Não implementar as medidas de segurança apresenta riscos potenciais à operação da empresa e também às finanças. Entre os fatores mais críticos, estão:
- Prejuízos financeiros de dinheiro devido à paralisação de serviços causada pela baixa disponibilidade da rede;
- Riscos de vazamento de dados de colaboradores, clientes e parceiros. O que representa prejuízos adicionais com a entrada em vigor da LGPD no ano que vem;
- Perda de credibilidade no mercado, junto aos clientes e fornecedores.
Leia também: 10 passos para se adaptar à lei de proteção de dados (LGPD)
Portanto, a inadequação da segurança de redes pode consistir em um fator crítico às empresas.
Como adotar todas essas medidas de proteção?
As soluções focadas em segurança avançam conforme novas ameaças surgem. Dessa forma, a integração dessas estratégias é determinante para uma rede protegida e performática.
A ABX Telecom é um outsourcing de TI que disponibiliza os diferentes meios necessários à estruturação de uma rede mais segura. Contamos com soluções que incluem os ativos de rede, o storage corporativo e o sistema de segurança cibernética.
Conheça todas as nossas soluções e veja os benefícios para o seu negócio! Se precisar de ajuda para otimizar a segurança de redes, entre em contato conosco agora mesmo!