Gestão de tecnologia da informação: 6 métodos de agregar valor ao setor

gestão de tecnologia da informação enfrenta um dilema para se destacar no cenário atual. Afinal, trata-se de um momento em que todos os setores das empresas atuam diretamente com tecnologia.

De fato, com a difusão tecnológica, a área de TI foi de alguma forma incorporada em todos os demais departamentos. Por isso, é importante descobrir como agregar valor ao setor. Seja por meio da implementação de novas tecnologias, da transformação digital ou de inovações.

Neste sentido, vale observar que tais mudanças ainda enfrentam barreiras nas empresas. Uma vez que, muitas vezes, a cultura organizacional é resistente às novidades. Mas estes obstáculos podem ser superados com auxílio da gestão de tecnologia da informação.

O papel do setor neste caso é propiciar um ambiente mais favorável à inovação e tornar a tecnologia acessível para todos. O que traz um novo valor para a área e gera impactos positivos na organização como um todo.

Quer saber como modernizar a função de TI e a gestão de tecnologia? Confira dicas práticas a seguir!

Leia também: Como as tecnologias de informação e comunicação aumentam a produtividade no varejo?

6 estratégias para agregar valor à gestão de tecnologia da informação

A KPMG apresentou um estudo intitulado “Criando o futuro – Novo papel de TI nas organizações”. Nele, são listadas estratégias para a gestão de tecnologia agregar valor e manter a inovação nos negócios. Assim, é possível adequar a área às novas demandas mercadológicas.

Veja 6 novas formas de atuação no setor de TI:

1. Transformar o modelo operacional

O engessamento das empresas é um dos principais desafios. Isso porque os processos e a estrutura organizacional são pensados para padronizar e cumprir burocracias.

Por isso, a TI deve desenvolver sistemas adaptados que permitam quebrar este cenário atual e cumprir os objetivos da empresa. Dessa forma, é possível agilizar e flexibilizar processos. Tanto para o planejamento e desenvolvimento, como para a entrega de produtos e serviços.

2. Investimento dinâmico

Atualmente, existe a necessidade de maior mobilidade de recursos e pessoas no setor de TI para aumentar a agilidade nos processos e decisões.

Assim, a gestão de tecnologia deve adotar investimentos para atuar com orçamento enxuto, descentralizar e comunicar com transparência.

3. Mão de obra flexível

Os profissionais de TI devem estar adaptados ao novo modelo exigido. Até porque a automação reduz a necessidade de profissionais para ações repetitivas. Porém, as inovações tecnológicas demandam colaboradores capacitados para atuar com inteligência artificial, machine learning, entre outros.

Além disso, a expectativa é por profissionais multidisciplinares, com habilidades técnicas, mas também relacionais, estratégicas e mercadológicas.

4. Entrega moderna de resultado

O mercado atual exige uma rápida tomada de decisão, mas também preza pela visão estratégica e análise de dados. Portanto, é necessária uma mudança organizacional das companhias.

Dessa forma, deve-se integrar a gestão de tecnologia com setores de engenharia e operações para alcançar melhores resultados.

5. Confiança do cliente

Segundo a pesquisa da KPMG, 61% dos CEOs entrevistados acreditam que a confiança do cliente é o principal objetivo do negócio. E a gestão de tecnologia da informação tem um papel cada vez mais central nessa relação de confiança.

Afinal, o setor deve adotar soluções mais seguras e confiáveis para proteger os dados e a privacidade dos clientes. Assim, é possível melhorar o relacionamento com os consumidores.

Leia tambémSegurança da informação: como proteger os dados da sua empresa?

6. Dados como ativo

Os dados têm um papel central nas áreas de marketing, vendas e atendimento. Neste cenário, a TI deve fornecer a estrutura básica para que esses processos funcionem.

Como a ABX Telecom pode auxiliar a gestão de tecnologia?

Para a gestão de tecnologia agregar valor na sua forma de atuação, é possível contar com parceiros especializados no suporte à área de TI. A ABX Telecom, por exemplo, possui experiência no segmento e conta com serviços para atender às demandas do seu negócio da melhor forma.

Atuamos na venda, locação e outsourcing dos ativos de rede. Tudo para garantir mais eficiência, agilidade e melhorar performance da empresa por meio da atualização do parque tecnológico.

Com as nossas soluções de ativos de rede e de customização de sistemas e soluções, ajudamos o setor de TI a cumprir às novas exigências do mercado e a obter melhores resultados. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

 

Confira nosso checklist e saiba como garantir uma gestão de ativos de rede e TI mais eficiente.

Utimos posts

Confira aqui os posts mais recentes, esse blog é recomendado para quem busca entender mais sobre o mundo da tecnologia

× Como posso te ajudar?