Uma pergunta que muitas pessoas se fazem é como será o ‘novo normal’ durante e depois da pandemia do coronavírus nos estabelecimentos comerciais. Fato é que os negócios vão ter que se adaptar e criar novas ações para funcionar com segurança para funcionários e clientes. Uma dessas medidas é a utilização de câmeras de monitoramento térmicas.
No cenário atual, esta tecnologia se torna um elemento-chave para o enfrentamento da covid-19, mitigação do risco de contaminação e aumento da prevenção e proteção de todos os envolvidos.
Afinal, em cada empresa aberta ou em retomada das atividades, há diversas pessoas atuando, sejam colaboradores, fornecedores, gestores, consumidores, entre outros, como entregadores.
Logo, as necessidades de cuidados são enormes para promover a saúde, segurança e bem-estar de todos. Isso vale principalmente para ambientes que contam com grande circulação, como supermercados e shoppings.
O que fazer para assegurar a proteção então? É o que veremos a seguir!
Leia também: Câmeras de monitoramento: como manter a segurança das empresas?
Como as empresas vão ter que se adaptar ao ‘novo normal’?
O novo coronavírus se espalha rapidamente devido ao potencial de contaminação da doença entre as pessoas e ao tempo de permanência nos locais e superfícies. A depender do material, o vírus chega a ficar por 72 horas em uma determinada área, segundo estudo publicado pela revista científica New England Journal of Medicine.
Sem contar que o vírus pode ser transmitido por gotículas de salivas, toque ou aperto de mão, tosse, espirro e objetos contaminados.
Com isso, as empresas precisam ter um tripé de atuação. São eles: evitar a exposição ao vírus, diminuir o risco de contato e monitorar os possíveis sintomas das pessoas em circulação. Após mapear estes fatores, é possível adotar práticas efetivas para controlar estes pontos.
Por exemplo, o distanciamento social deve ser mantido nos ambientes, com controle de acesso adequado, afastamento entre pessoas, limite de usuários em elevadores, maior distância nas estações de trabalho, entre outros. Isso ajuda a reduzir as chances de contato.
Já a máscara obrigatória colabora para minimizar a disseminação. Assim como, podem ser empregadas ações de limpeza e desinfecção de ambientes, disponibilização de produtos higiênicos e antisépticos como álcool em gel e desinfetantes para calçados, além de novos protocolos de higienização de locais de contato contínuo como maçanetas, corrimão, interruptores, entre outros.
Agora, para acompanhar a saúde e os sintomas das pessoas sejam funcionários ou clientes pelos ambientes ou corredores de uma loja ou estoque de uma empresa, a tecnologia pode ajudar e muito. Já existem câmeras de monitoramento térmicas que passaram a ser usadas em diversas organizações pelo mundo.
A Amazon já é uma das grandes companhias que usam as câmeras em seus armazéns para monitorar seus trabalhadores.
Mas como as câmeras de monitoramento térmicas podem ajudar?
Entre os principais sintomas causados pelo novo coronavírus, estão tosse, febre e dificuldade para respirar. Portanto, identificá-los de maneira precoce é fundamental para o melhor tratamento, além de evitar a disseminação da doença para as outras pessoas que possam ter contato com o indivíduo infectado.
Neste sentido, as câmeras de monitoramento térmicas podem auxiliar e muito as empresas, principalmente:
- Companhias que não podem interromper suas atividades no momento, como supermercados, transportadoras, empresas de logística e distribuição, atividades industriais, entre outros.
- Negócios em vistas de reabertura e retomada gradual como shoppings, centros comerciais, rodoviárias, metrôs e aeroportos.
Em todas essas empresas, as câmeras térmicas podem ser empregadas para medição da temperatura corporal de forma rápida e efetiva. Assim, é possível aferir a temperatura de trabalhadores antes, durante e depois do expediente, bem como de clientes na entrada e corredores dos estabelecimentos.
Como as câmeras térmicas fazem a medição de temperatura
Muito além de simples câmeras de monitoramento, os equipamentos não só aferem a temperatura como também facilitam e otimizam esse processo. Afinal, as câmeras permitem capturar e monitorar as imagens de forma eficiente, garantindo resultados em tempo real.
Quer saber como elas funcionam na prática? As câmeras térmicas têm capacidade de leitura de temperatura de até 15 pessoas simultaneamente em uma imagem ou até 3 pessoas por segundo andando em fila. Sem contar que o equipamento tem potencial para medição a uma distância de 3 metros.
Imagine só o processo normal de aferição, com termômetro infravermelho de testa (o mais rápido que existe). Ele leva cerca de 3 segundos por pessoa para a medição. Enquanto isso, a câmera é muito mais rápida com aferição de temperatura de várias pessoas, com precisão de 0,3ºC para mais ou menos e resultado em tempo real.
Com inteligência artificial, as câmeras de monitoramento térmicas conseguem descartar a presença de objetos na medição, mesmo que eles tenham temperaturas superiores, e aferem somente a temperatura das pessoas.
Veja mais recursos das câmeras térmicas:
- Visualização das temperaturas em um monitor ou PC;
- Alerta visual e sonoro quando temperatura passa do limite;
- Detecção do uso de máscaras pelas pessoas.
Leia também: Sistema de videomonitoramento: como o reconhecimento facial garante mais segurança?
Principais benefícios das câmeras térmicas
Depois de conhecer todos os detalhes de funcionamento das câmeras térmicas e como elas podem ser empregadas nas empresas, ficam claros os benefícios das organizações que adotarem a tecnologia. Vale destacar:
- Eficácia no monitoramento de trabalhadores e consumidores: com a rapidez na aferição de temperatura, fica mais fácil identificar quem possui os primeiros sintomas da doença.
- Redução do contato com possíveis infectados: é possível evitar a contaminação de diversas pessoas, minimizar um foco de contágio do vírus e ajudar na detecção precoce de sintomas.
- Maior segurança em ambientes corporativos: o monitoramento da temperatura corporal dos funcionários e clientes aumenta a proteção e prevenção contra o coronavírus.
- Auxílio na tomada de decisão: com as câmeras, os gestores têm informações para a tomada de decisões de maneira ágil e estratégica, se preparando para retomada de atividades físicas, sabendo se deve encaminhar funcionários para o sistema de saúde, realizar desinfecção de ambientes específicos, entre outros.
Além disso tudo, as câmeras garantem maior facilidade na mensuração de temperaturas e evitam aglomeração de pessoas para a aferição.
Outras vantagens das câmeras de monitoramento
Vale lembrar que, além dos benefícios do equipamento térmico para medição de temperatura e identificação de febre, as câmeras de monitoramento tradicionais também são importantes para vigilância das empresas.
Um sistema de videomonitoramento pode garantir vantagens, como:
- Maior segurança;
- Inibição de furtos;
- Monitoramento em tempo real;
- Armazenamento de imagens;
- Redução de custos com TI;
- Análise das imagens;
- Reconhecimento de objetos;
- Reconhecimento facial;
- Alta definição das imagens.
Conte com a ABX Telecom
Ficou interessado em instalar as câmeras térmicas na sua empresa? Para isso, é importante contar com um parceiro experiente e com conhecimento de mercado. A ABX Telecom tem a solução ideal para você.
Com mais de 20 anos no segmento de telecomunicações e tecnologia da informação, atuamos com as melhores câmeras de monitoramento térmicas. Assim, é possível aferir a temperatura, identificar sintomas de covid-19 e garantir a segurança de colaboradores e clientes da sua empresa. Conheça os nossos diferenciais!
- Temos parceria com os melhores fornecedores do mundo.
- Fazemos a instalação, implantação e configuração dos equipamentos.
- Realizamos o suporte pós-venda para os equipamentos e soluções.
Quer conhecer melhor nossas soluções de câmeras térmicas? Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas agora mesmo!