Na Era Digital, os dados ganharam mais importância e uma nova significação. Hoje, a proteção dos dados sobre clientes e empresas são essenciais para a saúde de qualquer negócio, exigindo aumento da segurança da informação e monitoramento constante.
Existem diversas tendências que exigem uma certa preparação por parte das empresas, principalmente no aspecto de novas práticas, como a segurança das conexões Wi-Fi e o BYOD. Saiba mais a seguir!
4 dicas para aumentar a segurança da informação na rede Wi-Fi
Cada vez mais há um número elevado de dispositivos sem fio, como smartphones, tablets, notebooks e warables, o que exige que as empresas desenvolvam soluções de segurança da informação também para conexões Wi-Fi e não apenas para as cabeadas. Pensando nisso, destacamos a seguir quatro dicas de segurança que podem ser implementadas.
1. Altere o nome da rede
O primeiro cuidado a ser tomado é logo que a rede Wi-Fi é conectada, realizando a alteração do nome da rede que é padronizado pelo fabricante. Com isso, garante-se que hackers não conheçam o modelo do roteador usado, dificultando ciberataques.
2. Mude a senha com frequência
A mudança frequente da senha é outra dica importante para dificultar o acesso de pessoas não autorizadas. Somada a isso deve-se investir em senhas fortes, que utilizam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
3. Adote uma conexão criptografada
As configurações de rede do próprio equipamento têm alternativas para aumentar a segurança da informação, como a opção “WPA2”, que garante o uso de um sistema de criptografia mais complexo e mais difícil de ser desvendado.
4. Faça atualizações nos equipamentos
O roteador funciona com um sistema operacional que deve ser atualizado de tempos em tempos, normalmente a cada mês. Isso pode ser feito com o update de firmware na internet.
Leia também: Gestão de TI: como identificar a hora certa de trocar o parque tecnológico
As atualizações permitem a correção de falhas de segurança, evitando que o equipamento fique vulnerável.
O que é e como funciona o BYOD?
A complexidade da segurança da informação na rede Wi-Fi da empresa soma-se a outra prática cada vez mais comum, o BYOD, do inglês, bring your own device (traga seu próprio dispositivo). Dessa forma, os colaboradores utilizam os próprios equipamentos nas atividades corporativas.
Essa prática exige que a empresa tenha gestão de TI mais eficiente, além de tornar necessária a criação de regras que aumentem a segurança. Outro aspecto a ser considerado é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a qual exige que os dados dos usuários sejam armazenados em segurança.
O não cumprimento das medidas de segurança da informação necessárias pode resultar em multas e sanções para a empresa pelo descumprimento da lei, além de tornar as redes vulneráveis a ciberataques, gerando riscos ao negócio.
Conheça nossas soluções de segurança da informação
Considerando as proteções demandadas pelas conexões Wi-Fi e pela prática do BYOD, as empresas devem investir em soluções robustas de segurança da informação, o que normalmente está relacionada à escolha de uma parceira especializada.
A ABX Telecom, por exemplo, tem soluções de Wi-Fi tanto em ativos de rede, como em projetos, serviços de instalação e manutenção, garantindo mais segurança às empresas. Como benefício, as companhias mantêm-se protegidas e com soluções modernas e atualizadas, reduzindo as vulnerabilidades do sistema e aumentando a eficiência.
Além disso, nosso Sistema de Proteção Contra Ameaças Cibernéticas Avançadas (TPS) é uma plataforma pré-integrada e orientada à inteligência, fundamental para garantir a cibersegurança e evitar prejuízos financeiros, operacionais e de reputação às empresas.
A área de segurança da informação é sensível, o que exige a escolha de uma parceira com experiência e de confiança que viabilize o crescimento saudável do negócio. Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!